Dickens, Edzard e Walsh: a adaptação de Little Dorrit | Notícia

No dia 07 de fevereiro, Charles Dickens completaria 206 anos. Sendo um dos mais famosos autores britânicos, diversas de suas obras foram adaptadas ao longo dos anos para o cinema e para a televisão, mas raríssimas vezes as releituras foram assinadas por mulheres.

Entre 1855 e 1857, Dickens publicou Little Dorrit, um romance em série lançado periodicamente que completou quase 800 páginas. A obra conta a história da jovem Amy Dorrit, que vive desde o nascimento com o pai em uma prisão para devedores, da qual ele não pode sair até pagar sua dívida. A filha então vai todos os dias trabalhar e volta à noite para o estranho local que tem como lar. A prisão de Marshalsea, onde vivem, é a mesma onde esteve encarcerado o pai de Dickens na vida real.

Trabalhando como costureira na casa de uma família, Little Dorrit conhece Arthur Clennam, filho da dona da casa, que volta após décadas vivendo no exterior. Arthur passa a ajudar os Dorrit e com o tempo começa a desconfiar de que existem segredos que unem as duas famílias.

A obra ganhou algumas adaptações desde sua publicação e, em 1987, foi a vez da diretora Christine Edzard. A cineasta lançou um filme de aproximadamente seis horas, que foi dividido em duas partes para exibição: Nobody’s fault (A culpa não é de ninguém) e Little Dorrit’s Story (A história da Pequena Dorrit).

Little Dorrit - Sarah Pickering
Sarah Pickering como Amy Dorrit no filme de 1987

Christine Edzard foi indicada, em 1988, ao BAFTA e, em 1989, ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado por Little Dorrit. O filme ainda conquistou indicações de Melhor Ator Coadjuvante (para Alec Guiness no papel de William Dorrit) e Melhor Figurino.

Em 2008, a obra foi adaptada no formato de minissérie pela BBC e contou com três diretores: Dearbhla Walsh, Adam Smith e Diarmuid Lawrence. Dearbhla Walsh dirigiu cinco episódios e por esse trabalho ganhou o Emmy de Melhor Direção de Minissérie, em 2009. A série levou ainda outras seis estatuetas naquele ano: melhor minissérie, roteiro, direção de arte, figurino, direção de fotografia e elenco.

dorrit bbc
Claire Foy e Tom Courtenay, como Amy e William Dorrit, na minissérie da BBC

Dearbhla Walsh dirigiu mais recentemente dois episódios da 3ª temporada de Fargo, tornando-se a primeira diretora da equipe, após 24 episódios apenas com homens na direção. Ano passado Dearbhla dirigiu também um episódio da série da Marvel O Justiceiro.

One thought on “Dickens, Edzard e Walsh: a adaptação de Little Dorrit | Notícia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s