Categorias
Mulheres em Série

The Marvelous Mrs. Maisel | A nova série de Amy Sherman-Palladino | #MulheresEmSérie

Compartilhe!

The Marvelous Mrs. Maisel é uma série da Amazon criada por Amy Sherman-Palladino (de Gilmore Girls). O programa estreou em 2017 com Rachel Brosnahan como a protagonista Miriam Midge Maisel. Tanto a série quanto a atriz ganharam o Globo de Ouro este ano. Rachel já havia sido indicada ao Emmy por sua atuação em House of Cards.

O seriado se passa na década de 1950, em Manhattan, Nova Iorque, e conta a história de Miriam, uma mulher criativa, bem articulada, sociável e decidida, que vem de uma família judia de classe alta e que lida com todos os privilégios, expectativas e obrigações que esse universo engloba.

Como se esperava dela, após a faculdade a protagonista casou-se com Joel, teve dois filhos e tornou-se dona de casa. Miriam está lá para apoiar o marido. Cozinha, cuida das crianças e estimula o sonho de Joel de se tornar comediante. Acompanha-o a todas as apresentações e anota em um caderno comentários para ajudá-lo a desenvolver sua performance.

No universo de Miriam, a aparência física assume uma importância muito grande e o seriado foca bastante na necessidade imposta de se enquadrar nos padrões de beleza. A protagonista mede-se diariamente e orgulha-se de nunca engordar. Apesar de estarem casados há anos, seu marido nunca viu seu rosto sem maquiagem.

Mesmo executando com excelência todas as funções que lhe ensinaram ser características de uma “esposa perfeita”, seu marido a troca por outra e sai de casa. A partir da separação, Midge vai percebendo que estava vivendo em uma bolha e tenta conhecer o mundo para além do Upper West Side e da realidade de mãe e esposa.

The Marvelous Mrs. Maisel

Nesta trajetória de autoconhecimento e de reinvenção de si, Miriam descobre que tem talento para a comédia e, com a ajuda de Susie, funcionária do bar onde se apresenta e que se torna sua agente, ela se lança em um processo de aprendizagem para crescer como comediante, algo raro para as mulheres da época (tanto a comédia, quanto o agenciamento de artistas).

A maior parte de seus conflitos surge porque Miriam não age como a sociedade espera que uma moça de “boa família” se comporte. Fala palavrões, conversa sobre sexo, utiliza linguagem “grosseira e obscena”. Coisas que os homens sempre fizeram com frequência sem que fosse considerado um escândalo. A novidade trazida por Midge – e que impressiona todos ao seu redor – é o fato desses discursos e piadas partirem de uma “dama”.

4 - Midge está em cima do palco, na frente do microfone, com o cabelo um pouco desgrenhado e sorri de forma ligeiramente desafiadora.

O seriado traz características típicas de Amy Sherman-Palladino, já apresentadas em Gilmore Girls, como o ritmo agitado, diálogos rápidos, muitas referências, cores alegres e protagonistas inteligentes, espirituosas e que falam o que pensam.

Mais do que isso: Midge tem um contexto familiar muito parecido com o de Lorelai (uma das protagonistas de Gilmore Girls). Seu pai, assim como Richard, é professor universitário. Sua mãe, assim como Emily, se preocupa imensamente com as aparências e em manter o padrão que a alta sociedade espera de sua família. Quando algo inesperado acontece (como uma gravidez na adolescência ou um divórcio), as duas re-analisam o mundo de privilégios em que vivem e buscam, cada uma a sua maneira, se libertar de suas amarras.

5 - Uma sala de jantar chique, com a mesa arrumada, com flores, com velas acesas e três pessoas sentadas nas cadeiras. Mãe e filha olham para algo espantadas e o homem olha zangado. To

Tanto Midge quanto Lorelai precisam aprender a se virar sozinhas, focando em suas carreiras e em seus projetos. O que, inicialmente, parecia um caminho triste e penoso para ambas, apesar de conter dificuldades, mostra-se recompensador e libertador.

A título de curiosidade, as trajetórias das duas protagonistas tanto se assemelham que Midge torna-se amiga de Susie, uma mulher durona e desbocada que se torna sua agente. Quem interpreta essa amiga é Alex Bornstein, que inicialmente interpretaria Sookie, a chefe de cozinha e melhor amiga de Lorelai em Gilmore Girls (apesar desse papel não ter dado certo, Alex apareceu na série como outras duas personagens).

6 - Susie está atrás do balcão, usa casaco, suspensório e um quepe na cabeça. Tem chaves penduradas no pescoço e olha para algo com espanto ou incredulidade.

Como uma típica protagonista de Amy Sherman-Palladino, em The Marvelous Mrs. Maisel, Midge encara o mundo com sagacidade e comentários mordazes, abrindo seu caminho para o sucesso com inteligência, perspicácia e uma língua afiada. Ao invés de criar uma filha sozinha e batalhar para gerenciar seu próprio negócio, como fez Lorelai, Midge luta para se tornar conhecida no universo da comédia nova iorquina, um ambiente ainda machista que desencoraja mulheres talentosas.

A série traz locais e personagens reais, como o Gaslight Café (o local onde Midge se apresenta), Lenny Bruce (um famoso comediante dos anos 1950 e 1960) e Sue Mengers (uma das principais agentes de talentos dos EUA das décadas de 1960, 1970 e 1980, quando o ramo ainda era dominado por homens, e que inspirou a personagem de Susie). A reconstituição da Nova Iorque de 1958 tem sido muito elogiada e a série já teve a segunda temporada confirmada.

DSC03955.ARW

Por Luciana Rodrigues

É formada em Audiovisual e em Letras Português. Uma brasiliense meio cearense, taurina dos pés à cabeça, apaixonada pela UnB, por Jorge Amado e pelo universo infantil. Aprecia o cult e o clichê, gosta de Nelson Pereira dos Santos e também gosta de novela. E, apesar de muitos dizerem o contrário, acha que essa é uma ótima combinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *