Categorias
Pesquisa

O caso do homem errado é o segundo longa exibido comercialmente dirigido por uma mulher negra no Brasil

Compartilhe!

Mais um filme brasileiro entra em cartaz em sala de cinema. O fato que deveria ser simples é histórico, um marco. O caso do homem errado, dirigido por Camila de Moraes e produzido por Mariani Ferreira, quebra uma lacuna de 34 anos ao colocar um filme dirigido exclusivamente por uma mulher negra no circuito comercial. Antes de Camila, Adélia Sampaio lançava, em 1984, o filme de ficção Amor Maldito.

O documentário O caso do homem errado conta a história do jovem operário negro Júlio César de Melo Pinto, que foi executado pela polícia, em 1987, em Porto Alegre. O crime ganhou notoriedade após a imprensa divulgar fotos de Júlio sendo colocado com vida na viatura e chegar no hospital, 37 minutos depois, morto a tiros.

o_caso_do_homem_errado_header_1

A diretora, Camila de Moraes, e a produtora executiva, Mariani Ferreira, também assinam o roteiro do longa, juntamente com Maurício Borges.

O filme, que ganhou prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cine Latino, em Punta Del Este, no Uruguai, também apresenta dados atuais sobre a violência contra a comunidade negra.

O caso do homem errado  está em cartaz em Porto Alegre (RS).

Mais informações:

Documentário “O Caso do Homem Errado” sobre o genocídio da juventude negra

Direção: Camila de Moraes

Roteiro: Camila de Moraes, Mariani Ferreira, Maurício Borges

Produção Executiva: Camila de Moraes e Mariani Ferreira

Elenco: (Depoentes) Juçara Pinto, Paulo Ricardo de Moraes, Ronaldo Bernardi, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, João Carlos Rodrigues, Jair Kirschke, Edilson Nabarro, Renato Dornelles, Paulo Antônio Costa Corrêa, Waldemar Moura Lima, Vera Daisy Barcellos, Romeu Karnikowski, Aline Kerber

Direção de Fotografia: Maurício Borges de Medeiros

Trilha Sonora: Rick Carvalho

Montagem: Maurício Borges de Medeiros

Desenho de Som: Guilherme Cássio dos Santos

Duração: 1’17’’

Empresa Produtora: Praça de Filmes

Exibição:

Quando/Horário:

22/03/2018 a 28/03/2018, às 19h

29/03/2018 a 04/04/2018, às 17h

Local:

CineBancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre)

Por Lina Távora

É uma cearense que mora em Brasília, jornalista fora da redação, mestre em comunicação/cinema, feminista em construção, mãe com todo o coração e tem no audiovisual uma paixão constante e uma fé no seu impacto para uma mudança positiva na sociedade.

2 respostas em “O caso do homem errado é o segundo longa exibido comercialmente dirigido por uma mulher negra no Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *