Everything Sucks!| Uma imersão na descoberta de identidade nos anos 90| #MulheresEmSérie

Everything Sucks! (livremente traduzido por “Tudo é uma merda”) é uma série da Netflix, lançada em fevereiro de 2018, criada por Michael Mohan e Ben York Jones, que também aparece como o personagem Mr. Stargrove, funcionário da escola. A premissa da série é bastante batida: high school (ensino médio americano) em uma pequena cidade chamada Boring (tradução em português – “chata”), em Oregon. Todavia, ela é ambientada nos anos 1990, com um toque bem produzido de nostalgia, humor leve e descoberta de identidade. Além disso, a série conta com a protagonista feminina Kate Messner, interpretada por Peyton Kennedy que divide as cenas principais com o Luke O’Neil, interpretado por Jahi Di’Allo Winston. Por enquanto, só foi disponibilizada a primeira temporada, com 10 episódios, com duração de 23 a 27 minutos.

Kate
Kate Massner

Kate Massner é filha do diretor da escola, Ken Messner (Patch Darragh). É uma menina tímida, inteligente e solitária. Ela participa do Clube de Vídeo da escola como câmera e está no momento de descoberta de sua sexualidade. Com a chegada do novato Luke O’Neil, menino artístico, habilidoso com vídeo, destemido e bastante egoísta que instantaneamente se apaixona por ela, o universo recluso de Kate sofre grandes abalos. Luke se declara publicamente a ela, bem quando são espalhados rumores pela Emaline (Sydney Sweeney), do Clube de Teatro, que Kate é lésbica.

Luke
Luke O’Neil

Kate, receosa da sua reputação, aceita namorar com ele, pois vê em Luke um amigo e uma maneira de abafar a fofoca. Mas a verdade é que Kate está em conflito com sua sexualidade e já admirava Emaline de uma outra forma.

Após a “brincadeira da garrafa” entre o Clube de Teatro e Clube do Vídeo, Luke e Kate dão o primeiro beijo e, no mesmo momento, Kate revela ser homossexual. Mesmo assim, Luke sugere continuar o relacionamento por acreditar que ainda possa conquistá-la. Kate aceita, mas com a condição de serem amigos enquanto ela se descobre.

everything - kate e luke

A série gira em torno de Kate, que está aprendendo a lidar com a super exposição que Luke gera, tentando entender seus sentimentos por meninas e por Emaline, conciliando a posição de filha do diretor da escola e o relacionamento com seu pai e, sobretudo, buscando sua identidade e autoaceitação.

Emaline participa do Clube de Teatro de forma muito ativa, fazendo diversas encenações em público com o namorado Oliver (Elijah Stevenson). Ela é efusiva, espontânea e possui uma relação de posse com Oliver, que não liga muito para sua namorada. Emaline se esforça para estar sempre em evidência, inclusive, algumas vezes, de forma agressiva e maldosa com outras pessoas.

Emaline e Oliver
Oliver, Emaline e Luke em episódio da série

Há bastante interferência de Luke O’Neil na vida de Kate, ele é um menino muito enérgico, que não mede forças para conseguir o que quer: Kate, mesmo ela o reprimindo veementemente. Além disso, ele também está no processo de resgate e compreensão da sua identidade, tentando entender os motivos do pai ter abandonado sua mãe, Sherry O’Neil, interpretada por Claudine Mboligikpelani Nako.

Depois de muita insistência de Luke, a amizade-namoro-de-fachada culmina em uma grande briga e eles se afastam. A partir desse momento, Kate consegue se libertar e explorar melhor os seus sentimentos por Emaline. Luke vive uma sucessiva corrente de situações ruins, que o afetam diretamente. Ele passa, inclusive, a demonstrar um comportamento agressivo com todos à sua volta. Mas, mesmo assim, Kate tenta recuperar a sua amizade e demonstrar para Luke que ele está sendo um babaca, até que finalmente ele percebe e tenta consertar os erros com as pessoas que magoou, inclusive sua mãe.

Sherry, mãe de Luke, é aeromoça e diversas vezes não está tão presente na vida do filho devido às viagens de trabalho. Ela é responsável pela criação de Luke, e o faz sozinha, depois que o pai de Luke saiu de casa para viver o sonho em Hollywood. Apesar de não falar abertamente sobre o pai de Luke, ela possui uma relação muito próxima com o filho, na qual priorizam o diálogo, diferentemente da relação de Kate com seu pai, que é bem desajeitada. Após um deslize de Luke na escola, Sherry vai ao colégio averiguar o que aconteceu e acaba se envolvendo amorosamente com o diretor, Ken Messner, pai de Kate.everything - luke e a mãeA relação deles acontece de forma escondida, pois Sherry quer preservar Luke, mas o segredo não dura muito tempo, pois o filho descobre e a obriga a terminar o relacionamento, sem prestar atenção se a mãe está feliz ou não. A volta do casal só acontece devido a Kate, que demonstra para Luke o quão egoísta ele é. Kate coloca para Luke que ele não parou nenhum momento para pensar em como os outros estavam se sentindo (assim como ele fez com ela), e revela que, pela primeira vez desde que a mãe dela se fora, seu pai estava verdadeiramente feliz.

Um dos pontos interessantes da série é a representação de um ciclo de raiva e isolamento: quando um personagem age de forma explosiva ou ignora outro, o que foi afetado repassa esse comportamento para o próximo e assim sucessivamente. O “elo” mais fraco, a pessoa que não tem a quem passar o comportamento, guarda para si, solitária. No caso da série, sempre a última desse ciclo é a cinegrafista deslocada Leslie (Abi Brittle), que tem participação tímida, sempre com a tentativa de aproximação com os personagens, em busca de amigos.

Everything Sucks! consegue apresentar os temas recorrentes do ensino médio com um toque de leveza e nostalgia, levando você para os anos 1990, seja pelas músicas, objetos de cena, figurino ou pelo cenário retratado. E ainda aborda, com uma pitada de originalidade, os relacionamentos e a busca do indivíduo por sua identidade e pelo significado de suas amizades, sem focar tanto nas relações de poder de grupos escolares, como tão exploradas em outras obras.

everything - kate e emaline
Kate e Emaline

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s