Personagens lésbicas para acompanhar, amar e shippar |#Listas

Em 1996, o dia 29 de agosto ficou marcado pelo 1º SENALE – Seminário Nacional de Lésbicas (atualmente SENALESBI, para incluir desde o nome as mulheres bissexuais).

O encontro ocorreu no Rio de Janeiro e reuniu mulheres lésbicas e bissexuais para discutir direitos, representatividade, visibilidade e políticas públicas, além de propor ações e estratégias para uma atuação conjunta. Desde então, 29 de agosto foi escolhido como Dia da Visibilidade Lésbica e Bissexual.

Por falar em visibilidade e representatividade, comemorando os 22 anos da data, indicamos alguns seriados com personagens lésbicas no elenco principal para acompanhar, amar e shippar.

1 – Stef e Lena (The Fosters)

As mães mais amadas da televisão. Stef e Lena são casadas e criam 5 filhos adolescentes, o que já permite imaginar o tanto de confusão que há em suas vidas. Além das questões específicas da maternidade, elas lidam com problemas com seus próprios pais, com os desafios profissionais, suas inseguranças e conflitos. Definitivamente as melhores personagens da série.

Stef e Lena se beijam na chuva

2 –Nomi e Amanita (Sense 8)

Nomi faz parte do grupo de sensates que protagoniza a série e ajuda o clã com seus conhecimentos como hacker. Ela é uma mulher trans que vive em San Francisco com a namorada Amanita e se vê de repente compartilhando emoções, pensamentos e habilidades com outras sete pessoas que nunca viu na vida. Outros protagonistas têm pares românticos fora do clã, mas Amanita é a única que sabe o que está realmente acontecendo com sua namorada e a apoia e ajuda em todas as investigações e perigos, sem nunca duvidar ou hesitar.

Gif de Nomi e Amanita se beijando enquanto a câmera se move em volta delas

3 – Piper e Alex (Orange is the new black)

Piper e Alex já passaram por diversas fases em seu relacionamento, incluindo traição, incriminação e condenação. Ao se re-encontrarem na cadeia, precisam aprender a lidar com a raiva e com a culpa para que possam conviver pacificamente. Em meio a uma pequena multidão, com rebeliões, lutas de gangues e tantas outras situações, os antigos problemas vão sendo resolvidos e o casal vai se fortalecendo, enquanto Piper reflete sobre sua própria identidade e sobre o que espera para sua vida ao sair da prisão.

Piper e Alex estão sentadas em uma cama de mãos dadas. Piper apoia a cabeça no ombro de Alex.

4 – Elena e Syd (One day at a time)

Elena é uma adolescente nascida nos Estados Unidos e de família cubana. Criada pela mãe e pela avó, ela se encontra em um processo de autodescoberta, tanto em relação a sua origem latina quanto a sua sexualidade. Ela é uma jovem extremamente engajada politicamente, esclarecida, decidida e questionadora. Ao ter sua primeira namorada, não sabe bem como agir e lidar com os seus receios e inseguranças, mas tem o apoio da família e da própria Syd, que são essenciais para sua jornada de autoconhecimento e amadurecimento.

Gif de Elena e Syd conversando. Elena diz que gosta muito de Syd e a garota responde que ela tem um jeito estranho de demonstrar isso. Em seguida, Elena a beija e as duas se olham.

5 – Callie e Arizona (Grey’s Anatomy)

No “Grey Sloan Memorial Hospital”, as mulheres chefiam a maioria das equipes e destacam-se em quase todas as especialidades. Callie e Arizona foram, por muito tempo, chefes de Ortopedia e Pediatria, respectivamente. Com carreiras de sucesso, a formação de uma família e a ocorrência de tantos acidentes, traumas e problemas (como só em Grey’s Anatomy acontece), esse casal passou por muita coisa.

Gif de Callie e Arizona vestidas de noiva se casando. Bailey está atrás do casal e comemora com elas.

6 – Santana e Brittany (Glee)

Na série musical queridinha dos adolescentes, Santana e Brittany são líderes de torcida no William McKinley High School, onde participam de competições de coral. Santana foi apresentada inicialmente como antagonista e como personagem secundária, mas seu arco narrativo foi crescendo a cada temporada. Agressiva e sarcástica, ela guarda muita raiva dentro de si e lida com conflitos internos gerados pela não aceitação de sua homossexualidade. Retirada do armário à força, ela sofre com o preconceito em casa e na escola. Santana é apaixonada por sua melhor amiga, Brittany, uma jovem doce e extremamente ingênua, muitas vezes subestimada pela maioria dos colegas. O romance das duas vai e volta ao longo das temporadas e tornou-se um dos maiores ships de Glee, ficando conhecido como Brittana.

Santana e Brittany se beijam no corredor da escola. Elas vestem seus uniformes de líderes de torcida e há uma chuva de papéis coloridos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s