Categorias
Premiações

Elas no Oscar 2019: Pantera Negra | Testes de representação e representatividade

Compartilhe!

Pela primeira vez na história do Oscar um filme de super-herói foi indicado ao prêmio de Melhor Filme. E tinha que ser Pantera Negra e sua história em Wakanda, um país tecnológico e avançado localizado na África. Além de concorrer ao prêmio de Melhor Filme, Pantera Negra também está indicado para: Canção Original (All The Stars), Design de Produção, Figurino, Mixagem de Som, Edição de Som e Trilha Sonora.

Baseado na história em quadrinhos criada por Stan Lee e Jack Kirby, Pantera Negra traz para as telas um grande super-herói e também um grande elenco de pessoas negras fazendo parte de Wakanda, mostrando uma África sem a colonização e a escravidão.

Sinopse geral do filme

De acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers

T’Challa será coroado rei de Wakanda depois da morte de seu pai em um ataque à conferência da ONU. Entretanto, o novo rei precisará enfrentar situações e pessoas que questionam a real posição de Wakanda na terra.

A ótica das mulheres

Definitivamente Wakanda e o filme Pantera Negra contam com mulheres bem construídas, mas o foco do filme é a relação entre homens. Seja T’Challa e seu pai, seja o Pantera Negra com Killmonger. As mulheres se dividem entre a honra ao país e o amor pelo rei. Okoye (Danai Gurira), líder general das Dora Milaje, continua a servir o trono de Wakanda mesmo quando sente o caos que irá se instaurar no país.

As Dora Milaje são as guerreiras de elite do reino e foram inspiradas nas Ahosi, que protegiam o reino de Daomé (hoje Benim) no século XIX. É interessante perceber que toda a construção de Wakanda foi baseada na história e cultura de diversos povos africanos.

Nakia, Okoye, Ramonda e Shuri são as principais mulheres da história. Nakia (Lupita Nyong’o) já se relacionou com T’Challa e seu objetivo é lutar pelo fim do sofrimento das pessoas da África, por isso não consegue se ver vivendo em Wakanda, quando ainda tem muito o que fazer lá fora. Ramonda (Angela Bassett) é mãe e rainha de Wakanda e precisa lidar com o sofrimento da perda do marido e apoiar seu filho como novo rei. Shuri (Letitia Wright) é a irmã mais nova de T’Challa e responsável pelas pesquisas com Vibranium, recurso tecnológico de Wakanda. Shuri lidera o principal laboratório do país e, assim como o irmão, adora uma ação.

Representatividade feminina na ficha técnica

Direção, Roteiro, Produção, Produção executiva, Direção de fotografia, Design de Produção, Figurino, Trilha sonora, Edição de som, Mixagem de som, Edição, Efeitos especiais e Maquiagem.

Pantera Negra possui apenas 15,7% dos cargos principais ocupados por mulheres, e metade desse número é ocupado por mulheres negras. E são elas que estão na corrida pelo Oscar: Ruth E. Carter está concorrendo ao prêmio de Melhor Figurino e Hannah Beachler ao de Melhor Design de Produção. Se Ruth ganhar, teremos a primeira mulher negra a ganhar esse prêmio (veja aqui a lista que fizemos das mulheres que estão concorrendo ao Oscar).

Ruth E. Carter está concorrendo ao prêmio de Melhor Figurino

E, em quase um século de Oscar, temos Hannah Beachler como a primeira mulher negra a concorrer na categoria de design de produção. Pra cima deles, Wakanda!

Hannah Beachler é a primeira mulher negra a concorrer na categoria de Design de Produção (Direção de Arte)

Representatividade feminina no elenco principal

Créditos iniciais/finais

Se na produção do filme temos poucas mulheres negras, no elenco isso já muda um pouco: temos 37,5% de mulheres negras no elenco principal. Enquanto há homens brancos no elenco, as mulheres negras são o número absoluto. Não há como representar Wakanda sem dar destaque às mulheres do país, ainda mais com as Dora Milaje sendo as guerreiras de elite. Mas, ainda assim, elas não chegam nem na metade do número de pessoas no elenco principal.

Bechdel-Wallace

As mulheres têm nome? Se falam? É sobre homem?

Aprovado, mas por muito pouco.

Apenas um diálogo entre Okoye e Nakia salva Pantera Negra. Com um diálogo rápido e ínfimo, o filme passa no teste. Todos os outros diálogos entre as mulheres são sobre o rei de Wakanda ou sobre outro homem. Grande decepção para Wakanda, que tem tantas personagens mulheres bem construídas.

Mako-Mori

Tem mulher? Tem arco dramático? É apoiado no arco do homem?

Aprovado.

Apesar de os diálogos das mulheres serem basicamente em torno do rei de Wakanda, elas não apoiam a existência dele e sim a própria existência de Wakanda. É possível enxergar todas as competências das principais mulheres, como a própria Okoye, general real e líder das Dora Milaje, que diz ser leal ao trono de Wakanda, seja quem for o ocupante. Também há Shuri, liderando e fazendo todas as melhorias nas armas e gadgets de Wakanda.

Tauriel

Tem mulher? Ela só está na trama para ser par romântico/possui competência em algo?

Aprovado.

A única mulher do elenco principal a estar como interesse romântico é Nakia. Mesmo já tendo tido um relacionamento amoroso com T’Challa, Nakia faz parte de um dos povos de Wakanda e vive sua vida focada em dar assistência às pessoas em situação de risco, não precisando de T’Challa para fazer isso, muito menos aceitando seu convite para ser rainha.

Barnett

Tanto homens quanto mulheres falam entre si só sobre o sexo oposto? Os personagens masculinos têm comportamento atrelado à violência que trate como humor/falta de seriedade/normal/aceitável/como se alguém merecesse a violência?

Aprovado.

Apesar de  Killmonger mostrar suas tantas cicatrizes que representam a quantidade de pessoas que matou, a violência não é tratada com falta de seriedade. Killmonger treinou a vida inteira para alcançar vingança, mas o foco não é apenas a morte do rei de Wakanda, e sim dar condições de luta, ainda que de forma desvirtuada, às pessoas negras que sofrem ao redor do mundo. Além do mais, filmes de super-herói permanecem na categoria de filme de ação, tendo, portanto, bastante cena de luta e de morte.

Estamos torcendo para Pantera Negra levar diversos prêmios, principalmente para Ruth e Hannah, pelo belo trabalho em trazer tantas referências africanas à construção de Wakanda.

Não se esqueçam, Wakanda forever.

Resumo dos testes de representação e representatividade de Pantera Negra

Representatividade feminina na ficha técnica: 15,7%
Representatividade feminina no elenco principal: 37,5%
Bechdel-Wallace:Aprovado
Mako-Mori: Aprovado
Tauriel: Aprovado
Barnett: Aprovado

Por Risla Miranda

Brilha os olhos quando fala de direitos humanos e se vê um dia programando games. Discutir numa mesa de bar acompanhada de uma cerveja bem lupulada é o paraíso. Criatividade vai desde meme a criar estratégias de ação de projetos. Curtindo o rolê de contar histórias através de dados.

Uma resposta em “Elas no Oscar 2019: Pantera Negra | Testes de representação e representatividade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *