Vice | Testes de representação e representatividade

Vice concorre a oito estatuetas do Oscar, sendo elas para Melhor Filme (Dede Gardner‍‍‌, Jeremy Kleiner, Adam McKay e Kevin J. Messick), Diretor (Adam McKay), Ator (Christian Bale), Atriz Coadjuvante (Amy Adams), Ator Coadjuvante (Sam Rockwell), Roteiro Original (Adam McKay), Montagem (Hank Corwin) e Maquiagem e Penteados (Greg Cannom‍‍‌, Kate Biscoe e Patricia Dehaney).

Essa é a segunda indicação ao Oscar de Melhor Diretor para Adam McKay. A primeira foi por A Grande Aposta, de 2016, filme pelo qual ele ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado.

Sinopse geral do filme

De acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers

O filme é uma cinebiografia de Dick Cheney, Vice-presidente dos Estados Unidos no período de 2001 a 2009 (governo de George W. Bush). Ele é considerado por muitos o mais poderoso Vice-presidente da história norte-americana, apesar de seus baixíssimos índices de aprovação.

Em Vice, acompanhamos a trajetória política de Cheney e sua passagem por importantes cargos, desde Chefe de Gabinete da Casa Branca, Membro da Câmara dos Representantes, Secretário de Defesa e, finalmente, Vice-Presidente. O evento principal do filme é o ataque terrorista ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, e seus efeitos. Cheney vê o acontecimento como uma oportunidade para ampliar os poderes do Presidente dos EUA e, consequentemente, os seus.

A ótica das mulheres

Por “sorte”, Dick Cheney (a personalidade real) tem duas filhas, o que acaba por ampliar o número de personagens mulheres no filme. Além delas, é de maior relevância a sua esposa, Lynne Cheney. Ela é retratada como uma mulher ambiciosa e como uma figura mais carismática que o marido (o que não é muito difícil…). No entanto, suas ambições não são individuais, mas voltadas à família. Suas atitudes são tomadas sempre com o intuito de aumentar o poder e a influência da família Cheney.

Inicialmente, ela estimula o marido a “ser alguém na vida”. Mais tarde, quando Dick se candidata a membro da Câmara dos Representantes, ela é quem faz campanha e garante a sua vitória. Também chega a ocupar a presidência de uma Agência Federal voltada à Cultura (National Endowment for the Humanities – NEH). Apesar disso, ela é principalmente esposa e, claramente, uma mulher conservadora.

As duas filhas aparecem bem menos. A mais nova, Mary, entra em foco quando conta para os pais que é lésbica. Apesar de ser aceita pela família, ela é considerada em vários momentos como um obstáculo para suas ambições políticas. Já a mais velha, Liz, ganha algum destaque apenas no final do filme, quando decide se candidatar, assim como o pai, a membro da Câmara dos Representantes.

A única outra personagem feminina a constar como parte do elenco principal é Condoleezza Rice, Secretária de Estado do governo de George W. Bush. Apesar de sua importância histórica (foi a primeira mulher negra a assumir este cargo nos EUA), no filme ela é praticamente invisível.

Representatividade feminina na ficha técnica

Direção, Roteiro, Produção, Produção executiva, Direção de fotografia, Design de produção, Figurino, Trilha sonora, Edição de som, Mixagem de som, Edição, Efeitos especiais e Maquiagem.

Nas funções técnicas analisadas, 25 pessoas aparecem nos créditos (os nomes repetidos são contabilizados mais de uma vez). Dessas, oito são mulheres, o que representa 32% da ficha técnica principal. No entanto, elas estão presentes apenas nos cargos de produção, produção executiva e maquiagem, e sempre dividindo a função com homens.

Representatividade feminina no elenco principal

Créditos iniciais/finais

O elenco principal conta com 14 personagens, sendo que apenas quatro são mulheres, totalizando 28,5% de personagens femininas.

Bechdel-Wallace

As mulheres têm nome? Se falam? É sobre homem?

Aprovado. Em pelo menos três momentos, Lynne Cheney conversa com suas filhas. A presença de Dick é sempre sentida, seja porque ele está com elas ou por ser citado no diálogo, mas o assunto, nessas cenas, não é ele.

Mako-Mori

Tem mulher? Tem arco dramático? É apoiado no arco do homem?

Reprovado. As personagens femininas têm suas próprias questões e identidades, mas não possuem um arco dramático próprio.

Tauriel

Tem mulher? Ela só está na trama para ser par romântico/possui competência em algo?

Aprovado parcialmente. A personagem mulher mais importante é Lynne Cheney, mas a sua existência como personagem do filme depende do papel de esposa do protagonista. Apesar disso, ela é caracterizada como uma mulher competente, chegando a ser a responsável pela vitória eleitoral de Dick Cheney.

Sobre as outras personagens femininas, elas poderiam existir independente de serem mulheres, outra questão abordada neste teste (as personagens mulheres existiriam se fossem homens?). Mas como elas aparecem bem menos, não é possível avaliar suas competências.

Barnett

Tanto homens quanto mulheres falam entre si só sobre o sexo oposto? Os personagens masculinos têm comportamento atrelado à violência que trate como humor/falta de seriedade/normal/aceitável/como se alguém merecesse a violência?

Reprovado.

Tanto os homens quanto as mulheres falam sobre outros assuntos que não o sexo oposto.

Mas, quanto a segunda pergunta, a questão ganha complexidade. Os personagens do filme não agem de forma violenta no sentido de agredir ou bater em outras pessoas. No entanto, suas decisões políticas são decisões que endossam a violência e a crueldade. A narrativa se passa durante o governo de George W. Bush, ou seja, aborda os conflitos norte-americanos no Afeganistão e no Iraque. Durante esse período, a legislação foi afrouxada para permitir a tortura de prisioneiros, dentre outras várias violações dos direitos humanos. Todo esse processo é retratado no filme, muitas vezes em tom de humor negro. Para os personagens, essa é uma violência considerada normal e aceitável.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s