O Selo marca projetos que demonstram contratações equilibradas em termos de gênero. A categoria foi criada pela ReFrame e tem parceria com o IMDbPro. Os critérios do Selo foram desenvolvidos em consulta com embaixadores da ReFrame, produtores e outros especialistas do setor. Ele é atualizado anualmente.
O Selo é concedido todo ano a longas-metragens e a conteúdos de televisão. As produções contempladas podem incluir o Selo em seus créditos finais e em materiais de marketing. Além disso, recebem suporte promocional da ReFrame.
A ReFrame
A ReFrame, que fundada e liderada pelo Sundance Institute e pela Women In Film – Los Angeles (WIF), é uma iniciativa de envolver os tomadores de decisão seniores para implementar programas de mudança sistêmica.
Os objetivos da iniciativa são: fornecer pesquisa, apoio e estrutura prática para mitigar o preconceito durante o processo criativo de tomada de decisão e de contratação. Além disso, o programa tem como meta medir o progresso em direção a uma indústria mais representativa de gênero em todos os níveis.
Critérios dos filmes – 2023
Os critérios de 2023 são mulheres e outras identidades de gênero subrepresentadas em papéis-chave, não-binares, não conformistas e pessoas trans de todos os gêneros.
A partir de 1º de janeiro de 2023, a ReFrame expandiu sua categoria de Chefes de Departamento para refletir uma gama mais ampla de funções de tomada de decisão em toda a produção, chamados de funções-chave.
Uma obra deve contratar os candidatos qualificados em quatro das oito categorias. Pontos adicionais são concedidos a produções que contratem candidatos negros qualificados nessas categorias e àquelas com paridade geral de gênero em suas equipes.
Há duas etapas no processo.
Os filmes devem atingir um mínimo de 2 pontos nas categorias da Etapa 1 (Diretor, Roteirista e Líder) para avançar para a Etapa 2.
Um mínimo de 2 pontos também deve ser alcançado na Etapa 2: Co-Líder, Produtor, Funções-Chave, Equipe e Representação.
Etapa 1:
- Líder – listado nos créditos de abertura: 1 ponto para candidato qualificado, 2 pontos se for negro;
- Diretor – pode incluir co-direção: 1 ponto para candidato qualificado, 2 pontos se for negro;
- Roteirista – pode incluir co-roteirista, não inclui história baseada ou livro: 1 ponto para candidato qualificado, 2 pontos se for negro.
Um projeto precisa atingir pelo menos 2 pontos das categorias acima (Roteirista, Diretor, Líder) antes de avançar.
Etapa 2:
- Co-líderes – listado nos créditos de abertura – 2 a5: 1 ponto para candidato qualificado, 2 pontos se for negro;
- Produtor – não inclui produtor executivo e outras funções, somente produtor: 1 ponto para candidato qualificado, 2 pontos se for negro;
- 50% de funções-chaves – Diretor de Fotografia, Produtor de Linha, Gerente de Produção da Unidade, 1º Assistente de Direção, Designer de Produção, Editor, Figurinista, Compositor de Música, Supervisor de Música, Supervisor de Efeitos Visuais, Coordenador de Dublês, Coordenador de Intimidade: 1 ponto para 50% dos candidatos qualificados, 1 ponto adicional é concedido se 25% forem negros;
- Elenco – não inclui se já for produtor: 1 ponto para 50% dos candidatos qualificados, 1 ponto adicional é concedido se 25% forem negros;
- Para receber pontos nesta categoria, precisa anexar a lista de elenco;
- Representação na tela: 1 ponto quando 50% do tempo de tela é ocupado pelo candidato qualificado. Esta é uma medida da frequência com que os aparecem na tela. 2 pontos quando 25% do tempo de tela é ocupado se forem negros;
- Para receber pontos nesta categoria, precisa anexar as ordens do dia.
O último relatório foi lançado em março de 2023 com os seguintes dados:
- dos 100 melhores filmes do IMDbPro, 29 ganharam o selo, que é semelhante aos resultados dos últimos 4 anos (2019 – 27, 2020 – 29, 2021 – 28, 2022 – 29);
- dos 100 melhores filmes de bilheteria do Office Mojo para 2022 – 27 receberam selo o ReFrame;
- dos 142 filmes das listas combinadas, 44 ganharam o Selo, ou seja 30,9%.
Uma resposta em “Representação no Audiovisual: Selo ReFrame”
[…] Selo ReFrame […]