Categorias
Críticas

Dica Arte Aberta: Secreto e proibido, de Chris Bolan

Compartilhe!
Secreto e proibido

O documentário de Chris Bolan, Secreto e Proibido, narra a história de amor de duas mulheres idosas. Pat e Terry se apaixonaram na década de 40 e mantiveram o romance escondido para se proteger. Na época, era comum a realização de batidas policiais em bares e outros estabelecimentos para prender mulheres apontadas como lésbicas. Além da prisão e de toda a violência envolvida, seus nomes e profissões eram expostos nos jornais, o que gerava demissões e outros tipos de perseguição.

Pat e Terry se apresentaram por muitas décadas como melhores amigas que optaram por morar juntas para economizar no aluguel. Após mais de 60 anos, ninguém questionava a amizade e a presença de uma na vida outra. Mas percebendo um mundo completamente diferente daquele em que iniciaram seu romance e desejosas de viver seu amor de forma livre e sem disfarces, elas decidem contar a verdade para seus irmãos e sobrinhos.

Algumas reações são boas, outras nem tanto, mas finalmente Pat e Terry podem agir como o casal que sempre foram. O documentário acompanha a relação das duas com a família, com os amigos e a decisão de vender a casa e mudar para um centro de cuidados para idosos. O filme mostra de forma sensível o processo de envelhecimento das duas e como ele traz novidades assustadoras e dolorosas e a necessidade de tomar decisões difíceis.

O espectador acompanha a saga das duas procurando uma instituição em que possam receber os cuidados que precisam e onde possam viver como casal. Para quem escondeu o relacionamento durante tanto tempo, é difícil pensar em ter que negá-lo agora em seus últimos anos, com tantos lembretes diários sobre a finitude da vida.

Ao mesmo tempo em que procuram uma instituição, elas se despedem da casa e da cidade em que sempre foram felizes. Ao empacotar seus pertences, surgem fotos e cartas que introduzem no filme a oportunidade de resgatar memórias e histórias do passado.

Secreto e proibido é um filme sobre amor, mas também sobre envelhecimento e sobre companheirismo nos momentos em que a saúde se debilita. É interessante conhecer a história de Pat e Terry da juventude até aquele momento, com tantos segredos e adversidades, e é emocionante acompanhar como sua relação se desenvolve nesses anos finais, nos quais os desafios (apesar de diferentes) continuam a surgir.

Secreto e proibido

Por Luciana Rodrigues

É formada em Audiovisual e em Letras Português. Uma brasiliense meio cearense, taurina dos pés à cabeça, apaixonada pela UnB, por Jorge Amado e pelo universo infantil. Aprecia o cult e o clichê, gosta de Nelson Pereira dos Santos e também gosta de novela. E, apesar de muitos dizerem o contrário, acha que essa é uma ótima combinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *