Categorias
Pesquisa

Referências para o cinema de mulheres no Brasil

Compartilhe!

Atualizado em 19/04/2018

No Brasil, aumentam as iniciativas, coletivos e portais de promoção, apoio e pesquisa sobre a relação entre cinema e gênero, em especial, sobre a representação e a atuação das mulheres no audiovisual. Nós do Arte Aberta acreditamos que o mapeamento e a divulgação desses projetos possam ajudar pesquisadores e interessados a terem mais informações e, assim, fortalecer essa rede do cinema de mulheres no Brasil.   

Com essa premissa, criamos aqui um banco de dados com essas iniciativas. Dividimos o banco de dados em categorias (até agora): 1) Cinema de Mulheres – Visão geral; 2) Coletivos de Mulheres Realizadoras; 3) Crítica sob o olhar de mulheres; 4) Exibição; 5) Pesquisa e 6) Jornalismo Feminista. Iniciamos nosso apanhado com 25 projetos! Vamos ampliar esse mapeamento!

A ideia é que este seja um banco de dados em constante atualização. Quer enviar informações sobre sua ação, escreve para arteaberta@arteaberta.com

Cinema de Mulheres – visão geral

Arte Aberta

Canal de promoção, visibilidade e questionamento sobre o papel da mulher no audiovisual – a sua representação nas telas e as diversas funções que exerce na realização das obras.

Mulher no Cinema

Mulher no Cinema é um site para celebrar o trabalho das mulheres nas telas. Foi criado e é escrito pela jornalista Luísa Pécora.

Mulheres do cinema brasileiro

O site Mulheres do Cinema Brasileiro é resultado do projeto de mapeamento das mulheres da cinematografia nacional.

Filmes Feministas

A ideia é fazer de forma colaborativa uma lista com contribuições diversas sobre filmes com temáticas feministas. 

Mulheres do Cinema

Página destinada a tirar do anonimato a figura da mulher dentro da produção cinematográfica, com o intuito de mostrar sua potência dentro da área.

Feito Por Elas

Parte da rede de podcasts AntiCast, o Feito Por Elas é comandado por Angélica Hellish e Isabel Wittmann, e veio para valorizar e discutir as obras de cineastas mulheres cujos fantásticos trabalhos são tantas vezes ignorados pelo público em geral.

Cinemas Feministas

Descolonizar nossos corpos pelo Cinema, mobilizar afetos, estéticas e políticas nas dobras e fissuras, na cartografia de nossos desejos de liberdade.

Criadoras Negras – RS

Tem como objetivo fortalecer a etnicidade, promovendo o reconhecimento positivo e a valorização da população negra, sobretudo das mulheres negras, nos mais variados segmentos artísticos. 

Coletivos de Mulheres Realizadoras

Coletivo Vermelha

É um coletivo de diretoras e roteiristas criado em São Paulo, em 2014, cujo objetivo é compreender qual o espaço ocupado pelas mulheres no meio audiovisual, tanto nos seus processos de produção e funções, como nas formas em que as mulheres são representadas.

Mulheres Negras no Audiovisual Brasileiro

É um site independente, criado para divulgar informações de contato e trabalhos realizados por profissionais negras e/ou indígenas que atuam no audiovisual brasileiro. 

Empoderadas

Empoderadas é uma websérie em formato documental que visa apresentar mulheres negras das mais distintas áreas de atuação (artes, entretenimento, política, empreendedorismo e outras); que possibilitam o empoderamento das demais mulheres. 

Mulheres do Audiovisual

Mulheres desenvolvendo meios para que nossas referências e nossa contribuição nas artes sejam apreciadas e reconhecidas.

Visionárias

Projeto Visionárias – Encontros, Cursos e Debates sobre a Produção Executiva no Audiovisual, do ponto de vista das mulheres.

Mulheres no Audiovisual PE

A frente “Mulheres no Audiovisual” é formada por profissionais do audiovisual que querem combater o machismo imenso que nos ronda, e como mulheres, nos oprime.

WIFT Brasil

A WIFT Brasil é uma sociedade de membros, cujo foco principal é dar suporte profissional, oportunidades de networking e reconhecimento para mulheres que trabalhem com cinema e televisão no país.

DAFB – Diretoras de Fotografia do Brasil

Portal com nome, perfil e contato de diretoras de fotografia atuantes no mercado no Brasil.

Crítica sob o olhar das mulheres

Verberenas

Blog colaborativo feito por minas que trabalham com cinema. Além de fazer filmes e escrever sobre filmes, também realizam eventos, fortalecendo grupos de mulheres e liderando projetos diversos.

Elviras

Coletivo de mulheres que escrevem críticas cinematográficas e/ou produzem reflexão teórica sobre audiovisual.

Valkirias

Site sobre cultura pop, feito por mulheres e para mulheres, que busca discutir música, cinema, tv, literatura e games sob uma perspectiva feminista, problematizando e levantando questões que muitas vezes são ignoradas em espaços mais abrangentes.

Série por Elas

Um espaço online que vai adentrar o universo das séries a partir da perspectiva feminina, escrito apenas por mulheres e voltado para o público em geral. 

Nebulla

Nebulla é um site que abrange todo o universo da cultura pop, dos filmes aos jogos, da literatura aos quadrinhos. Críticas, análises, listas, dicas, viagens, eventos e, também, conteúdo ficcional original.

Minas Nerds

Coletivo que foi criado em março de 2015 e que hoje agrupa mais de mil mulheres, já se transformou em empresa. Um coletivo que luta pela representatividade justa, apropriada e igualitária da mulher no meio geek e nerd.

Delirium Nerd

Site colaborativo escrito por mulheres. Um espaço seguro para debater sobre cultura e nerdices em geral sob um viés feminista.

Nó de Oito

O Nó de Oito é um site de conteúdo criado com o objetivo de falar sobre assuntos sérios de forma leve, descontraída e, sempre que possível, bem-humorada. Fazem principalmente análises, reflexões, críticas e resenhas de cultura pop sob um olhar feminista e com foco na representatividade de minorias.

Preta, Nerd e Burning Hell

É um espaço virtual em que é possível discutir um modo de consumo (nerdiandade) tendo em vista a simultaneidade dos recortes de raça, gênero, classe. O blogue tem como objetivo suscitar diálogo crítico a respeito dos filmes, quadrinhos, jogos e séries que tanto amamos.

A de Cinefilia

Algo sobre crítica, mulheres e cinema. Blog de Susy Freitas, que faz parte do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Alpaca Press

O coletivo é formado por mulheres e dá visibilidade aos trabalhos de cinema, tv, artes e literatura também feitos por mulheres.

Exibição

Cineclube Delas

Cineclube Feminista que ocorre todas às segundas quintas-feiras de cada mês, no Tempo Glauber (RJ).

Cineclube Quase Catálogo

Cineclube dedicado às mulheres cineastas. As sessões são mensais e ocorrem no Cine Arte UFF, em Niterói/RJ. Quase Catálogo presta uma homenagem à primeira grande pesquisa sobre realizadoras de cinema no Brasil. 

Mostra das Minas

Mostra Livre de Cinema de Mulheres e Cine debate.

Curta o Gênero

Projeto multilinguagens que convida à transformação de mentalidades através do debate e difusão de obras audiovisuais, fotográficas, cênicas e musicais comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero, com a construção ou invenção de outras representações e interpretações simbólicas baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual.

Fincar

O Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar). O evento teve sua primeira edição em 2016, em Recife (PE). Com foco de gênero na realização, o festival é uma proposta de investigação do processo criativo audiovisual feito por mulheres.

Facção Feminista Cineclube

Tem a intenção de exibir, gratuita e publicamente, filmes feitos para & por mulheres, de forma itinerante, onde nossas pautas, nossos temas, nossa luta por direitos iguais, possam ser debatidos, livremente, por nós, mulheres, em busca de soluções contra a opressão estrutural e cotidiana da sociedade patriarcal.

Cineclube das Outras

Espaço coletivo de exibição e debate de filmes de e sobre mulheres – aberto, autogestionado –, com foco em Outras narrativas, narrativas de muitas Outras: mulheres, negras, indígenas, LGBTs, migrantes. Ao recorte de gênero no debate, somam-se os de classe e cor.

Pesquisa

GEMAA

O GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa) é um núcleo de pesquisa com inscrição no CNPq e sede no IESP-UERJ. Criado em 2008 com o intuito de produzir estudos sobre ação afirmativa a partir de uma variedade de abordagens metodológicas.

Gênero e Número

A primeira plataforma brasileira que aborda questões de gênero a partir de dados.

Jornalismo Feminista

Think Olga

O Think Olga é um projeto feminista de desenvolvimento e difusão de  conteúdos que tem como missão “empoderar mulheres por meio da informação e retratar as ações delas em locais onde a voz dominante não acredita existir nenhuma mulher”. 

Revista AzMina

A Revista AzMina é uma publicação online e gratuita para mulheres de A a Z. Nela, há jornalismo investigativo acessível, de qualidade e sem rabo preso com anunciantes.

Por Lina Távora

É uma cearense que mora em Brasília, jornalista fora da redação, mestre em comunicação/cinema, feminista em construção, mãe com todo o coração e tem no audiovisual uma paixão constante e uma fé no seu impacto para uma mudança positiva na sociedade.

0 resposta em “Referências para o cinema de mulheres no Brasil”

Faltou a Alpaca Press!

O coletivo é formado só por mulheres e dá visibilidade aos trabalhos de cinema, tv, artes e literatura também feitos por mulheres. Há resenhas sobre obras cinematográficas, desafios cinematográficos e até mesmo um cineclube. Fora as zines, resenhas e entrevistas com artistas de outras áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *