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Elas no Oscar 2018: Trama fantasma | Testes de representação e representatividade

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tramafantasma

Continuamos com o nosso Especial do Oscar 2018#ElasNoOscar, analisando os filmes indicados à categoria de Melhor Filme na premiação deste ano.

O primeiro filme analisado foi o The Post: a guerra secreta. Lá também explicamos tudinho sobre esse especial e sobre os testes de representatividade!

O segundo filme analisado nesta série é Trama fantasma, de Paul Thomas Anderson, indicado a seis categorias no Oscar: Filme; Ator (Daniel Day-Lewis); Atriz Coadjuvante (Lesley Manville); Trilha Sonora Original (Jonny Greenwood); Figurino (Mark Bridges); e Direção (Paul Thomas Anderson).

Sinopse

Londres da década de 1950, universo de alfaiataria comandado pelo estilista Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis), famoso pelos modelos da alta corte. Homem rígido, rude, meticuloso perfeccionista, apaixonado pelo trabalho e que não acredita no amor. Até que aparece Alma, interpretada por Vicky Krieps, menina do interior que provoca em Reynolds sentimentos variados.

Sob a ótica das mulheres

O universo do filme é dominado por mulheres. Predominantemente feminino. Mulheres de ofício, costureiras; mulheres clientes, condessas e princesas; e as mulheres da vida do Reynolds: sua mãe, presente no sonho e na imaginação; sua dura, protetora e assertiva irmã, Cyril, e Alma.

Cyril tem personalidade forte, braço direito, esquerdo e cérebro da operação do trabalho do irmão; prática e dedicada ao dever de deixar Reynolds seguir com o ofício ao qual tem talento. Alma, quando aparece, aparenta uma grande ingenuidade e um encantamento por Reynolds, mas, no decorrer da trama, ela vai se mostrando diferente, um pouco atrapalhada, “moleca”, e também completamente dedicada à sua paixão. Depois de entender o universo ao qual Reynolds pertence, ela se coloca, briga, bate de frente, sem medo. No começo, ela perde. Incrivelmente inteligente, percebe a dinâmica necessária para que aconteça o que deseja, do jeito dela, e reverte a situação de forma espetacular. É um filme à serviço do personagem masculino principal, mas com personagens femininas fortes que equilibram a dinâmica.

Ficha Técnica

A ficha técnica possui 15,38% de representatividade feminina, sendo que as duas funções que possuem mulheres são compartilhadas (Produção e Produção Executiva).

Elenco Principal

Nos créditos finais do filme, são apresentados três nomes, sendo que somente um é masculino, sendo assim 66,67% de representatividade feminina.

Bechdel-Wallace

Aprovado.

Mesmo aprovado e apesar de existirem muitas personagens femininas, as que têm nome não possuem tantas falas entre si sobre algo que não seja sobre o gênero masculino.

Mako-Mori

Reprovado.

O arco dramático tanto de Alma quanto de Cyril estão completamente ligados ao de Reynolds.

Tauriel

Aprovado.

Apesar de Alma crescer no decorrer da trama de forma brilhante, ela é o par romântico de Reynolds. Mas, Cyril, por outro lado é competente no que faz, assim como as costureiras Biddy, Nana e Pippa.

Barnett

Aprovado.

O filme tem poucos personagens masculinos com diálogos entre eles, assim como os diálogos entre as mulheres também são poucos. A única cena que pode ser entendida como violência explícita atrelada ao sexo masculino é quando o personagem Reynolds explode e grita com uma funcionária de sua cliente, todavia não foi interpretado como atrelada ao gênero masculino, tendo em vista o contexto da cena, por isso, considerado aprovado no teste.

Resumo dos testes de representação e representatividade

Representatividade feminina na ficha técnica15,38% de mulheres nos principais cargos da ficha técnica
Representatividade feminina no elenco principal66,67% de presença feminina no elenco principal
Bechdel-WallaceAprovado
Mako-MoriReprovado
TaurielAprovado
BarnettAprovado

Por Natália Brandino

Tem a mania de analisar, segmentar, e planejar. Mas também de conversar de séries e bobagens da vida. Não se engane com a seriedade aparente da capricorniana que sempre se esconde atrás de um livro.

3 respostas em “Elas no Oscar 2018: Trama fantasma | Testes de representação e representatividade”

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