Categorias
Pesquisa

Por que Arte Aberta?

Compartilhe!

A cada dia presenciamos o nascimento de novos canais e coletivos que buscam valorizar o cinema de mulheres – no Brasil e no mundo. Assim, queremos aumentar esse coro, espaço e comunicação para a mulher no audiovisual.

O Arte Aberta é um canal de promoção, visibilidade e questionamento sobre o papel da mulher no audiovisual – a sua representação nas telas e as diversas funções que exerce na realização das obras.

O Coletivo quer apresentar dados sobre a questão de gênero no audiovisual brasileiro: quantas são e quem são as mulheres do nosso cinema? O Arte Aberta, ainda, abre espaço para a difusão do cinema nacional independente – curta, média e baixo-orçamento – ou qualquer filme que tenha impacto social e cultural.

Os dados do setor audiovisual refletem o cenário no qual a nossa sociedade ainda vive – de desigualdade de gênero. De 1995 a 2015, foram lançados comercialmente 1.252 filmes brasileiros, desses 1007 foram dirigidos apenas por homens (direção e codireção), 200 foram dirigidos apenas por mulheres e 45 tiveram codireções de homens e mulheres. Filmes dirigidos apenas por homens, assim, representam 80% dos longas lançados no período. As mulheres ficam apenas com 16% das direções no intervalo analisado. Confira aqui a notícia completa com esses dados.

Nos Estados Unidos, uma das únicas indústrias cinematográficas autossustentáveis do mundo, em 2015, apenas 9% das 250 maiores bilheterias norte-americanas foram dirigida por mulheres. A análise história (1998-2015) demostra pequena variação, com a aumento de apenas dois pontos percentuais. Quando outras categorias são analisadas (diretoras, roteiristas, produtoras, produtoras executivas e diretoras de fotografia) o percentual sobe para 19%. Entre as categorias analisadas, a que a mulher tem a melhor presença é de produtora (22%). (LAUZEN, 2016).

Acreditamos que um passo para mudar essa realidade é a promoção do Cinema de Mulheres. Vem com a gente?!

Contato: arteaberta@arteaberta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *