Categorias
Pesquisa

Dickens, Edzard e Walsh: a adaptação de Little Dorrit

Compartilhe!
Little Dorrit - Sarah Pickering
Sarah Pickering como Amy Dorrit no filme de 1987

No dia 07 de fevereiro, Charles Dickens completaria 206 anos. Sendo um dos mais famosos autores britânicos, diversas de suas obras foram adaptadas ao longo dos anos para o cinema e para a televisão, mas raríssimas vezes as releituras foram assinadas por mulheres.

Entre 1855 e 1857, Dickens publicou Little Dorrit, um romance em série lançado periodicamente que completou quase 800 páginas. A obra conta a história da jovem Amy Dorrit, que vive desde o nascimento com o pai em uma prisão para devedores, da qual ele não pode sair até pagar sua dívida. A filha então vai todos os dias trabalhar e volta à noite para o estranho local que tem como lar. A prisão de Marshalsea, onde vivem, é a mesma onde esteve encarcerado o pai de Dickens na vida real.

Trabalhando como costureira na casa de uma família, Little Dorrit conhece Arthur Clennam, filho da dona da casa, que volta após décadas vivendo no exterior. Arthur passa a ajudar os Dorrit e com o tempo começa a desconfiar de que existem segredos que unem as duas famílias.

A obra ganhou algumas adaptações desde sua publicação e, em 1987, foi a vez da diretora Christine Edzard. A cineasta lançou um filme de aproximadamente seis horas, que foi dividido em duas partes para exibição: Nobody’s fault (A culpa não é de ninguém) e Little Dorrit’s Story (A história da Pequena Dorrit).

Christine Edzard foi indicada, em 1988, ao BAFTA e, em 1989, ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado por Little Dorrit. O filme ainda conquistou indicações de Melhor Ator Coadjuvante (para Alec Guiness no papel de William Dorrit) e Melhor Figurino.

Em 2008, a obra foi adaptada no formato de minissérie pela BBC e contou com três diretores: Dearbhla Walsh, Adam Smith e Diarmuid Lawrence. Dearbhla Walsh dirigiu cinco episódios e por esse trabalho ganhou o Emmy de Melhor Direção de Minissérie, em 2009. A série levou ainda outras seis estatuetas naquele ano: melhor minissérie, roteiro, direção de arte, figurino, direção de fotografia e elenco.

Dearbhla Walsh dirigiu mais recentemente dois episódios da 3ª temporada de Fargo, tornando-se a primeira diretora da equipe, após 24 episódios apenas com homens na direção. Ano passado Dearbhla dirigiu também um episódio da série da Marvel O Justiceiro.

dorrit bbc
Claire Foy e Tom Courtenay, como Amy e William Dorrit, na minissérie da BBC

Por Luciana Rodrigues

É formada em Audiovisual e em Letras Português. Uma brasiliense meio cearense, taurina dos pés à cabeça, apaixonada pela UnB, por Jorge Amado e pelo universo infantil. Aprecia o cult e o clichê, gosta de Nelson Pereira dos Santos e também gosta de novela. E, apesar de muitos dizerem o contrário, acha que essa é uma ótima combinação.

0 resposta em “Dickens, Edzard e Walsh: a adaptação de Little Dorrit”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *