Categorias
Premiações

Elas no Oscar 2020: Ford vs Ferrari | Testes de representação e representatividade

Compartilhe!
Ford vs Ferrari

Ford vs Ferrari tem quatro indicações no Oscar, Filme (Peter Chernin, Jenno Topping e James Mangold), Edição (Andrew Buckland e Michael McCusker), Mixagem (Paul Massey, David Giammarco, Steven Morrow), e Edição de Som (Donald Sylvester), das categorias indicadas, destaque para Jenno Topping, produtora indicada e única mulher que pode levar a estatueta por Ford vs Ferrari.

O filme é dirigido por James Mangold, conhecido por seus trabalhos na direção com Johnny & June, Os indomáveis, Wolverine, Logan, e Garota, Interrompida. Ford vs Ferrari é sua segunda indicação, que ele assina também como produtor. A primeira sua indicação foi em roteiro adaptado por Logan.

Sinopse geral do filme

De acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers

O filme conta a história do famoso piloto aposentado Caroll Shelby, seu amigo destemido e de forte personalidade, mecânico e aspirante a piloto Ken Miles, e a busca da Ford em reerguer a sua imagem, ao construir o carro que a coloque na frente da disputa com a campeã nas corridas – a Ferrari – para a corrida de “24 Hours de Le Mans”, na França, em 1966.

A ótica das mulheres

O filme se passa em 1966, em um universo predominantemente masculino. As personagens mulheres que aparecem são secretárias, a intérprete de italiano, acompanhante do Henry Ford II e a esposa de Ken Miles, Mollie Miles. 

Mollie tem algum destaque no filme, principalmente como apoio do marido na conturbada carreira profissional, mas não passa muito disso. Ela está em diversos momentos para apoiá-lo e superar as difíceis fases que eles vivenciam. É uma mulher dura e ao mesmo tempo incentivadora. Ela também tem interesse por carros, mas isso não é muito explorado. 

Representatividade feminina na ficha técnica

Direção, Roteiro, Produção, Produção executiva, Direção de fotografia, Direção de arte, Figurino, Trilha sonora, Edição de som, Mixagem de som, Edição, Efeitos especiais e Maquiagem.

Com 30,8% de mulheres na ficha técnica principal Ford vs Ferrari apresenta um forte desequilíbrio, evidenciado mais ainda na tela. Das categorias indicadas a Oscar, destaque para produtora Jenno Topping, que está concorrendo a estatueta de melhor filme, juntamente com outros dois produtores do filme, Peter Chernin e James Mangold. 

Essa é a segunda nomeação de Jenno ao Oscar, a primeira vez havia sido com Estrelas Além do Tempo em 2017.

Representatividade feminina no elenco principal

Créditos iniciais

Nos créditos iniciais aparecem primeiramente Matt Damon e Christian Bale em destaque, depois de uma pequena introdução aparecem mais nove nomes. Dos 11 personagens apresentados, somente uma mulher, Caitriona Balfe, como Mollie Miles, esposa do mecânico e piloto Ken Miles, temos assim, 9,1% de mulheres no elenco principal. 

Confira os personagens destacados em negrito.

Caroll ShelbyMatt Damon
Ken MilesChristian Bale
Lee IacoccaJon Bernthal
Mollie MilesCaitriona Balfe
Henry Ford IITracy Letts
Leo BeebeJosh Lucas
Peter MilesNoah Jupe
Enzo FerrariRemo Giron
Phil RemingtonRay McKinnon
Roy LunnJJ Feild
Charlie AgapiouJack McMullen

Bechdel-Wallace

As mulheres têm nome? Se falam? É sobre homem?

Reprovado.

O teste foi reprovado em duas das três perguntas. Somente duas personagens tem nome, Grace e a Mollie. Ambas não conversam entre si. 

No portal bechdel-test foi considerado que ele reprova nas três perguntas, todavia, uma das secretárias da Ford, chama a outra pelo nome Grace, e a entrega uma pasta. Sendo assim, existem duas personagens com nome (Mollie e Grace), passando na primeira pergunta. 

Mako-Mori

Tem mulher? Tem arco dramático? É apoiado no arco do homem?

Reprovado.

Mollie é a única personagem mulher que participa um pouco mais na história, mas não chega ter um arco dramático, e toda a sua participação na trama está ligada ao seu marido Ken.

Tauriel

Tem mulher? Ela só está na trama para ser par romântico/possui competência em algo?

Reprovado.

Mollie está na história para ser par romântico de Ken, não há indicação de sua competência além disso, só se sabe que ela gosta de carros, e que, nos momentos difíceis, está trabalhando, mas não há detalhes.

Barnett

Tanto homens quanto mulheres falam entre si só sobre o sexo oposto? Os personagens masculinos têm comportamento atrelado à violência que trate como humor/falta de seriedade/normal/aceitável/como se alguém merecesse a violência?

Reprovado.

As personagens femininas não têm conversa entre si. Já os homens tem diversas conversas que não sejam sobre mulheres. 

Em relação à segunda pergunta, há dois momentos de violência no filme, um que o Ken joga a chave inglesa em direção ao Caroll, e acerta o vidro dianteiro do seu carro. Isso acontece logo após ser desclassificado por não seguir o regulamento, fazendo também com que ele martelasse o carro com bastante violência para encaixar nos padrões da prova. O outro momento é quando o Caroll vai pedir desculpas a Ken, e ele o atinge com um soco e acabam brigando no chão. 

O temperamento do Ken é bastante explosivo, além disso, há uma amizade de longa data entre eles, que passa entre altos e baixos, a violência em ambos os casos é tratada com humor e falta de seriedade por se tratar de uma briga “fraternal”, reprovando também nesse quesito.

Resumo dos testes de representação e representatividade

Representatividade feminina na ficha técnica30,8% de mulheres nas principais funções técnicas
Representatividade feminina no elenco principal9,1% de mulheres no elenco principal
Bechdel-WallaceReprovado
Mako-MoriReprovado
TaurielReprovado
BarnettReprovado

Por Natália Brandino

Tem a mania de analisar, segmentar, e planejar. Mas também de conversar de séries e bobagens da vida. Não se engane com a seriedade aparente da capricorniana que sempre se esconde atrás de um livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *