Para quem gosta de séries de dança, segue agora uma ótima dica. Jiva! é uma série sul africana que estreou na Netflix em 2021 e gira em torno do universo dos concursos de dança de rua. A protagonista Ntombi (interpretada pela maravilhosa Noxolo Dlamini) é uma dançarina talentosa e dedicada que foi impossibilitada de seguir a carreira artística no passado devido a uma tragédia familiar e das diversas obrigações que se seguiram a ela.
Responsável por cuidar da mãe e do irmão mais novo, Ntombi abandonou as audições de dança e assumiu um emprego no aquário local, onde usa uma ridícula fantasia de polvo, faz passeios guiados, cuida da faxina e murcha um pouco a cada dia.
Quando sua cidade recebe um famoso concurso de dança de repercussão nacional, ela tem a chance de retomar seus sonhos. Resolve então montar uma equipe feminina e tentar uma vaga nas finais. Para isso, junta um grupo de mulheres bem diferentes, que passa por alguns atritos, mas que acaba se tornando mais do que uma equipe de dança. É um espaço onde Ntombi pode se sentir à vontade consigo mesma, viver suas paixões e explorar seu talento, mesmo que em casa seja confrontada com a culpa e o peso das responsabilidades.
A protagonista constantemente é colocada em uma encruzilhada entre as paixões e as obrigações, a arte e a segurança econômica, como dois caminhos distintos que não podem coexistir. Ela precisa então descobrir qual rota vai seguir e se há um meio termo que lhe permita ter tudo.
Jiva! foi criada pela sul africana Busisiwe Ntintili (@busisiwentintili) e dirigida por ela junto com Mandla Dube e Scottnes L. Smith.
Com apenas cinco episódios, a série conta com ótimas cenas de dança, além de uma boa trilha sonora e figurinos incríveis. A atuação de Dlamini é leve e divertida, se afastando do estereótipo simplista de personagem batalhadora e sofredora. Não que os sofrimentos não existam, mas Dlamini entrega uma atuação bem humorada, que exala o quanto a personagem ama dançar e o quanto se diverte naquele universo, tão natural para ela.