E-book Nas Telas

Compartilhe!

Acesse gratuitamente

A primeira edição do e-book “Nas telas” tem como linha condutora debates, pensamentos e possibilidades de abordagem entre a infância e o gênero no audiovisual, com foco especial em como as meninas são representadas.

O projeto foi idealizado por Luciana Rodrigues, que tem um olhar crítico e cuidadoso quando o assunto é audiovisual voltado ao público infantil, e traz uma bagagem qualificada para se pensar nos estereótipos limitantes de gênero e nas possibilidades de rupturas e ampliações positivas de boas representações.

Para Luciana Rodrigues, “a intenção é refletirmos sobre como a infância tem sido retratada no audiovisual e como essas imagens podem ajudar ou dificultar o desenvolvimento do protagonismo, da criatividade, da liderança e da confiança das meninas, dentre outras várias potencialidades. Além de suscitar reflexões, os textos estão repletos de exemplos e sugestões de filmes e séries para assistir com as crianças, e apresentam algumas propostas de temas a serem conversados com elas”.

Ao organizar os textos, Luciana costurou temas relevantes, que se somam à reflexão sobre o que é ser menina. O E-book passa pelo questionamento de padrões de representações, pela construção de personagens meninas ligadas às ciências, pela necessidade de validação dos potenciais infantis, pela busca da aventura como uma característica fundamental, pela força da amizade entre meninas, pelos diálogos com o corpo e com a puberdade, pela importância de conquistar espaços, pela autonomia sem capacitismo, entre outros. A questão da masculinidade também é tema de reflexão, uma vez que os estereótipos de gênero afetam não apenas as meninas, mas geram perspectivas limitantes também para os meninos.

Para a psicopedagoga e consultora do projeto, Maria Luiza Brandão Vargas, “criar um ambiente saudável para a mediação e valorização do pensamento infantil é essencial para o desenvolvimento adequado das crianças. Quando elas têm a oportunidade de dialogar, tornam-se adultos mais empoderados para se posicionarem no mundo e escolherem o que querem fazer das suas vidas, tendo seu poder de fala valorizado”.

O E-book traz ainda a lista de obras citadas ao longo dos textos, o que facilita a indicação de filmes e séries para responsáveis por crianças; e um glossário com a descrição em verbetes de temas complexos ou que podem gerar dúvidas nos leitores. O glossário, além de facilitar a leitura do E-book e agregar camadas de conhecimento aos textos, torna-se por si só uma obra de referência para além do livro digital. No glossário são abordados temas relacionados a gênero, cinema, educação e mais!

O E-book pode ser lido e utilizado de formas transversais e múltiplas. É uma obra para interessados por audiovisual, infância, gênero, sexualidade ou para alguém que simplesmente gosta de ampliar seus conhecimentos sobre cultura.

“Um filme pode ser muito mais do que apenas entretenimento para os momentos de lazer. Pode ser a porta de entrada para um mundo diferente, para um futuro cheio de possibilidades e novos aprendizados. Que possamos construir junto com as crianças esse caminho”, destaca Luciana.

O e-book é gratuito e de livre acesso

O e-book é resultado de um projeto selecionado no edital FAC Brasília Multicultural nº 06/2021 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e contou com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Seu objetivo é unicamente cultural e educacional, não tendo qualquer fim lucrativo ou intenção de comercialização.

A divulgação é gratuita e sua utilização é livre a todos os interessados. A intenção é que ele seja acessado pelo maior número possível de pessoas e que proporcione boas reflexões e conversas entre adultos e crianças.

Portanto, se conhece alguém que possa se interessar, sinta-se convidado a encaminhar este e-book. Vamos pensar coletivamente na infância e potencializar tudo que a arte e a cultura têm a oferecer. Que essas leituras sejam fagulhas para o desenvolvimento de uma rotina de diálogos, de aprendizados e de atenção para o que nossas crianças consomem, produzem e reproduzem.

Ficha Técnica

Coordenadora do projeto: Luciana Ribeiro Rodrigues

Editora: Lina Távora

Pesquisadores e redatores: Lina Távora, Luciana Ribeiro Rodrigues, Rafael Maximiniano, Risla Miranda

Consultora e pesquisadora em psicopedagogia: Maria Luiza Brandão Vargas

Revisora: Bárbara Alpino

Revisor de Acessibilidade: Rafael Maximiniano

Designer e Diagramador: Gláucio Dutra

Produtora Executiva: Natália Brandino

Nas telas: gênero e infância

E-mail para contato: representacaonoaudiovisual@gmail.com