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As mulheres no Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2021

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Festival de Veneza

Terminou no dia 11 de setembro a 78ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, e tivemos algumas boas notícias em relação aos filmes premiados. O Leão de Ouro de melhor filme ficou com o longa L’événement (Happening, em inglês, ainda sem título em português), escrito e dirigido pela cineasta francesa Audrey Diwan. O drama, baseado em um livro autobiográfico de Annie Ernaux, se passa na França no ano de 1963, e conta a história de Anne, uma jovem estudante que engravida e se vê forçada a realizar um aborto, mesmo que tenha que arriscar ser presa para isso. Esse foi o segundo filme dirigido por Audrey Diwan, que estreou em 2019 com o drama Mais vous êtes fous (Losing it, em inglês).

Foram 65 Leões de Ouro para melhor filme, apesar de estarmos na 78ª edição do Festival – o prêmio foi instituído a partir da edição de 1949, inicialmente como Prêmio Leão de São Marcos, depois como Grande Prêmio Internacional de Veneza e, por fim, Leão de Ouro. 

Das 65 premiações de melhor filme, apenas 6 foram para longas dirigidos por mulheres, foram elas: 

  1. Margarethe von Trotta, que ganhou em 1981 com Os Anos de Chumbo (Die Bleierne Zeit), 
  2. Agnès Varda, em 1985 com Os Renegados (Sans toit ni loi), 
  3. Mira Nair em 2001, com Um casamento à indiana (Monsoon Wedding), 
  4. Sofia Coppola em 2010 com Um lugar qualquer (Somewhere), 
  5. Chloe Zhao em 2020 com Nomadland e 
  6. Audrey Diwan, em 2021, com L’événement (Happening)
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Audrey Diwan

Outros destaques no Festival de Veneza

Alguns outros destaques desta edição foram as premiações do Leão de Prata para melhor direção, vencido pela neozelandesa Jane Campion, que dirigiu o Ataque dos Cães (The Power of the Dog, em inglês) e o Prêmio Osella de melhor roteiro, vencido por Maggie Gyllenhaal, que fez sua estreia como roteirista e diretora com a adaptação do romance de Elena Ferrante A filha perdida (The Lost Daughter).

Considerando o Leão de Prata para melhor direção, foram 35 prêmios desde 1990, quando a categoria foi criada, e até hoje apenas duas mulheres levaram o prêmio: 

  1. Shirin Neshat em 2009, com Women without men, e 
  2. Jane Campion com Ataque dos Cães (The power of the dog). 
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Ataque dos Cães (The Power of the Dog)

Com o prêmio de Melhor Roteiro, Maggie Gyllenhaal se tornou a oitava mulher a levar a medalha para casa, de um total de 33 vencedores, desde o início das premiações em 1987.  

Ataque dos Cães ainda vai percorrer alguns festivais, mas vai estrear  na Netflix em 1o de dezembro de 2021. Já A filha perdida deve estrear também na Netflix em 31 de dezembro de 2021. 

Um último destaque antes de ir embora vai para o próprio Júri do Festival. Presididos pelo diretor Bong Joon-Ho, o júri contava com maioria de mulheres (4 dos 7), com a diretora Chloé Zhao, a atriz Sarah Gadon (a Grace de Alias Grace), a atriz Cynthia Erivo (como esquecer aquela performance maravilhosa no Oscar de 2020?) e a atriz belga Virginie Efira. 

A filha perdida

Por Rafael Maximiniano

Historiador por formação, ainda não encontrou o trabalho perfeito em que só precise ler e assistir obras de ficção científica e fantasia durante o dia todo. Gamer nas horas vagas e viciado em café, bem antes de surgirem aqueles memes ridículos de minions no facebook falando “Não converse comigo antes do meu café”.

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