Categorias
Críticas

Dica Arte Aberta: Mulheres ocultas, de Joseph Chen-chieh Hsu

Compartilhe!
Mulheres ocultas

 

Mulheres ocultas (Little big women) é um longa-metragem taiwanês dirigido por Joseph Chen-chieh Hsu. Esse é o primeiro longa do diretor, que também assina o roteiro em parceria com Maya Huang. O filme foi recordista de bilheteria em Taiwan em 2020 e estreou em 2021 no catálogo da Netflix.

Baseado na experiência familiar do diretor, o filme conta a história de Shoying, uma mulher batalhadora, mãe de três filhas, que apesar de todas as dificuldades conseguiu ter seu próprio restaurante e que está prestes a celebrar seus 70 anos com festas e homenagens. No entanto, no dia da comemoração, ela recebe a notícia de que o marido faleceu. Apesar de ele ter abandonado a família há décadas e ter sido motivo de muito sofrimento, Shoying se sente responsável por organizar o funeral e cuidar de todos os trâmites legais e religiosos.

Nesse processo, ela, as filhas e a neta se reúnem e, entre lembranças do passado e os acontecimentos do funeral de sete dias, o espectador vai descobrindo o que se passou com aquela família na ocasião do abandono do pai e nos anos que se seguiram. As quatro mulheres são muito diferentes e vivem cada uma à sua maneira o seu processo de luto, ressentimento, medo da morte e tristeza. Um misto de sentimentos que é agravado com a descoberta de que o falecido tinha uma nova companheira há muitos anos e que vivia com ela um relacionamento aparentemente saudável, feliz e estável, o que não condiz em nada com a experiência da primeira família abandonada.

Em um processo gradual de aceitação, cada uma delas vai tentando entender essa figura confusa e complexa de pai/marido, tentando preencher as lacunas de suas próprias lembranças e ficar em paz com suas vivências.

Por Luciana Rodrigues

É formada em Audiovisual e em Letras Português. Uma brasiliense meio cearense, taurina dos pés à cabeça, apaixonada pela UnB, por Jorge Amado e pelo universo infantil. Aprecia o cult e o clichê, gosta de Nelson Pereira dos Santos e também gosta de novela. E, apesar de muitos dizerem o contrário, acha que essa é uma ótima combinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *