Desde 2021, o coletivo Arte Aberta aplica anualmente um teste próprio, chamado Teste Arte Aberta, a todos os indicados ao Oscar na categoria de Melhor Filme.
Apesar do Teste Arte Aberta ter surgido somente em 2021, desde 2018 fazemos estudos sobre testes de Representação no Audiovisual; e desenvolvemos em 2022 a pesquisa Cinema Brasiliense: gênero e representação.
O Teste Arte Aberta
A análise engloba
Aspectos gerais
Sinopse geral do filme: de acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers;
A ótica de gênero, raça e LGBTQIA+/PcD (pessoas com deficiência);
Representatividade de gênero, raça e LGBTQIA+/PcD (pessoas com deficiência):
- Na direção e roteiro
Na ficha técnica são analisadas apenas as funções de Direção e de Roteiro com base no F-Rated.
- No elenco principal
A classificação é feita de acordo com declaração pública e disponível na internet das pessoas LGBTQIA+/PcD e heteroidentificação de raça e gênero. O elenco principal é definido a partir dos nomes de destaque que aparecem nos créditos iniciais/finais.
Análise da representação das mulheres
Análise inspirada no Media Diversity, que avalia a presença de estereótipos vinculados a minorias (mulheres, não-brancos, LGBTQIA+ e PcD), e nos testes de representação de diversidade nas obras.
Presença (com base no teste Bechdel-Wallace)
Existem pelo menos duas mulheres com nome no filme?
Elas dialogam entre si por mais de 60 segundos sobre outro assunto que não seja homens?
Arco Dramático (com base no teste Mako-Mori)
Tem mulher no filme?
Ela tem arco dramático próprio?
O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de gênero?
Competência (com base no teste Tauriel)
No filme tem mulheres com atividade profissional definida?
Ela é competente nessa atividade?
Grau de Competência:
Caso a mulher seja competente, quão competente ela é em sua atividade profissional (1 a 5 , sendo 1 – pouco competente e 5 – muito competente) – Houve reconhecimento dessa competência?
Análise da representação das mulheres
Como é a representação das personagens mulheres na obra?
Utilizamos uma escala de -1 a 3:
Sendo -1, estereótipos ofensivos;
0, não tem;
1, personagens de apoio ou personagens secundários/principais com muitos estereótipos;
2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos;
3, personagens principais/secundários muito bem representados ou personagens principais sem ou com pouquíssimos estereótipos.
Análise da representação de raça
Arco Dramático (com base no teste Mako-Mori)
Tem personagem não-branco?
Tem arco dramático próprio?
O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de raça?
Análise da representação de raça
Como é a representação dos personagens não-brancos na obra (escala de -1 a 3)?
Análise da representação LGBTQIA+
Arco Dramático (com base no Mako-Mori)
Tem personagem LGBTQIA+?
Tem arco dramático próprio?
O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de LGBTQIA+?
Análise da representação LGBTQIA+:
Como é a representação dos personagens LGBTQIA+ na obra (escala de -1 a 3)?
Análise da representação PcD (Pessoas com Deficiência):
Arco Dramático (com base no Mako-Mori)
Tem personagem PcD? Tem arco dramático próprio?
O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de PcD?
Análise da representação das PcD (Pessoas com Deficiência)
Como é a representação dos personagens PcD na obra (escala de -1 a 3)?
Estrelas do Teste Arte Aberta
Ao final de cada análise, apresentamos o resumo da representatividade e da representação dos filmes e a pontuação no Teste Arte Aberta. Para a pontuação são considerados os critérios dos testes de Presença, Arco Dramático, Competência (e grau de competência) no que diz respeito às mulheres, além da representação dos personagens mulheres, não-brancos, LGBTQIA+ e PcD (quando houver), com os respectivos pesos para cada critério. As obras podem receber entre 0 e 3 estrelas como uma soma das pontuações em todos os critérios.
Oscar 2025
Este ano, teremos uma edição superespecial com o longa brasileiro Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, concorrendo em três categorias, incluindo Melhor Filme, algo inédito na história do audiovisual brasileiro. Além disso, a obra disputa os prêmios de Filme Internacional” e Melhor Atriz Principal (Fernanda Torres). A artista repete o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, que há mais de 25 anos foi indicada na mesma categoria.
Vale lembrar que Fernanda Torres já foi totalmente premiada no Globo de Ouro como Melhor Atriz, mesma categoria na qual sua mãe também havia sido indicada. Será que no Oscar vai dar Brasil também?
Diferentemente do ano passado, em que tínhamos obras de três diretoras mulheres na lista de Melhor Filme, em 2025 somente A substância, de Coralie Fargeat, está concorrendo. A diretora também está indicada na categoria de Direção, repetindo o ocorrido em outros anos como única mulher indicada.
Ano passado, o vencedor do Teste Arte Aberta foi o filme Anatomia de uma queda | Teste Arte Aberta no Oscar 2024, com pontuação máxima de três estrelas. A obra foi vencedora também da categoria de Roteiro Original.