Categorias
Listas

Mulheres trans: 8 filmes e novelas brasileiras com representação trans

Compartilhe!
representação trans

Já falamos sobre o termo transfake (prática de escalar pessoas cis para interpretar personagens trans) e agora vamos celebrar obras brasileiras que escalaram atrizes trans.

1 – Linn da Quebrada – Segunda chamada

representação trans

Linn da Quebrada estreou como atriz, vivendo a personagem Natasha, na série Segunda Chamada, que conta a história de como professores resistem à péssima infraestrutura de uma escola de ensino para jovens e adultos.

2 – Glamour Garcia – A dona do pedaço

Britney (Glamour Garcia), na novela A dona do pedaço, afastou-se da cidade por alguns anos depois que ganhou uma bolsa para estudar Ciências Contábeis. Ao voltar, revela para a família a sua transição.  

3 – Gabrielle Joie – Bom Sucesso

Michelly, interpretada por Gabrielle Joie, na novela Bom Sucesso, é dona de uma personalidade forte e consegue se sair bem nas situações que enfrenta.

4 – Renata Bastos – Hebe, a estrela do Brasil

No filme de Maurício Farias que ficcionaliza a história da icônica Hebe Camargo (Andréa Beltrão), Renata Bastos interpreta Roberta Close.

5 – Maria Clara Spinelli A força do querer

Na novela A força do querer, Maria Clara Spinelli interpreta a secretária Mira e fiel escudeira da vilã Irene (Débora Falabella).

6 – Anne Celestino – Alice Junior

representação trans Alice Junior

Protagonista do filme brasileiro de Gil Baroni, Anne Celestino interpreta a confiante adolescente Alice Junior, que ao mudar de cidade e colégio enfrenta antigos preconceitos, mas sem ceder pela luta de seus direitos, inclusive o de brilhar e ser feliz. 

7 – Thiessa Woinbackk – Valentina

representação trans Valentinha

Thiessa Woinbackk interpreta a protagonista no filme Valentina, do diretor Cássio Pereira dos Santos. A mãe de Valentina consegue um novo emprego em uma pequena cidade de Minas. Sem conhecer ninguém, a jovem não conta para os novos vizinhos e amigos que é trans. 

Já fizemos uma listinha de mulheres trans no audiovisual internacional. Agora, apresentamos a versão brasileira! Se você conhece mais alguma, indica para a gente nos comentários!

Por Luciana Rodrigues

É formada em Audiovisual e em Letras Português. Uma brasiliense meio cearense, taurina dos pés à cabeça, apaixonada pela UnB, por Jorge Amado e pelo universo infantil. Aprecia o cult e o clichê, gosta de Nelson Pereira dos Santos e também gosta de novela. E, apesar de muitos dizerem o contrário, acha que essa é uma ótima combinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *