Categorias
Listas

5 motivos para maratonar a série Sex Education

Compartilhe!

1) Sororidade

Por mais que a história envolva vários adolescentes de grupos diferentes e focados em suas próprias questões, vez ou outra surge na série uma questão que faz com que eles se unam para acolher e proteger. Isso acontece quando uma colega tem sua intimidade violada e uma foto íntima exposta; ou quando uma colega sofre assédio e precisa de apoio para voltar à rotina. Não apenas as amigas se levantam para ajudar, mas vários membros da comunidade escolar. Seja aquela pessoa parte do seu grupo ou não. Os personagens sabem que em algumas situações não é necessário ser amigo ou ser próximo para manifestar apoio e estender a mão. E é lindo ver essa comunidade se formando. 

2) Amizade feminina

A simplicidade, a força e a positividade da amizade entre Aimee e Maeve. Sem rivalidade nem grandes brigas, elas estão constantemente ao lado uma da outra, se puxando para cima e se fortalecendo.

3) Sexualidade feminina

Sex Education: Aimee masturbação

Sex education trata com naturalidade de diversas questões e camadas da sexualidade feminina. Aspectos muitas vezes ignorados pela mídia, que costuma focar no prazer masculino ou se limitar à existência ou ausência do orgasmo. Ao retratar dezenas de adolescentes com questões diversas e muitas dúvidas, é possível compreender que a temática é muito mais complexa do que isso e que é necessário conversar sobre ela no audiovisual, nas escolas, nas famílias etc.

4) Quebra de tabus

Sex Education: assexualidade

A série fala sem medo e sem meias palavras de questões muitas vezes ignoradas como a vaginite, os padrões impostos de estética íntima, a assexualidade e muito mais.

5) Público abrangente

Sex Education: Cast da terceira temporada

Apesar de retratar um universo juvenil, com foco no Ensino Médio, a série tem a possibilidade de agradar tanto os adolescentes quanto os adultos. Isso é interessante porque permite aos adolescentes ter contato com temas importantíssimos de educação sexual que de outra forma dificilmente seriam apresentados para eles (e isso acontece de uma forma descontraída e cheia de diversidade). Ao mesmo tempo, permite aos adultos ter contato com o universo dos adolescentes, entender um pouco das suas dúvidas e das suas questões em relação à sexualidade, no contexto do mundo atual e suas particularidades (que é diferente do que eles próprios experienciaram).

A 3ª temporada já está disponível!

Por Luciana Rodrigues

É formada em Audiovisual e em Letras Português. Uma brasiliense meio cearense, taurina dos pés à cabeça, apaixonada pela UnB, por Jorge Amado e pelo universo infantil. Aprecia o cult e o clichê, gosta de Nelson Pereira dos Santos e também gosta de novela. E, apesar de muitos dizerem o contrário, acha que essa é uma ótima combinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *