O filme coreano Parasita foi dirigido por Bong Joon Ho e escrito por ele e por Jin Won Han. A narrativa carrega comédia, drama, suspense e até terror – se eu puder arriscar dizer.
A produção concorre a seis Oscars: Filme, Filme Estrangeiro, Direção, Roteiro Original, Edição e Design de Produção. No Festival de Cannes de 2019, Bong Joon Ho levou a Palma de Ouro.
Bong Joon Ho já participou das produções Okja, O hospedeiro e Expresso do amanhã e agora está na equipe que fez história para o cinema da Coréia do Sul, uma vez que Parasita é o primeiro filme sul-coreano a ser indicado para Melhor Filme e Filme Estrangeiro no Oscars de 2020.
Sinopse geral do filme
De acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers
O filme gira em torno de uma família de classe baixa na Coréia do Sul que vive de bicos e de subempregos. A fascinação por uma vida melhor e burguesa faz com que o destino deles se cruze com o de uma família rica que mora em um bairro nobre.
A ótica das mulheres
As mulheres retratadas possuem personalidades e papéis diferentes tanto na narrativa quanto no âmbito familiar. Com diálogos e tempo de tela equilibrados, as personagens de Parasita refletem profundidade e esperteza. A relação de homens e mulheres – casamento, profissional, amizade, fraterna – revela uma intimidade e tensão que nos acompanha durante todo o filme. O centro da história é o debate social, e as mulheres fazem parte desse processo crítico cinematográfico.
Antes de irmos para os testes de representação e representatividade, é necessário mencionar que as pesquisas feitas para verificar a equipe técnica e elenco principal contaram apenas com a internet e sites especializados, como o IMDB. Nós do Arte Aberta não temos conhecimento da língua coreana e por isso verificar os créditos finais seria uma tarefa um tanto difícil. Aqui já deixamos nossa torcida para que mais filmes que não sejam em inglês participem de premiações de cinema, como as do Oscar, como já disse o próprio Bong Joon Ho ao receber o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro: “Quando vocês superarem as barreiras de filmes com legendas, conhecerão muitos filmes incríveis”. Que isso sirva para todos! |
Representatividade feminina na ficha técnica
Direção, Roteiro, Produção, Produção executiva, Direção de fotografia, Direção de arte, Figurino, Trilha sonora, Edição de som, Mixagem de som, Edição, Efeitos especiais e Maquiagem.
Com 27,2% de mulheres na equipe principal de produção, Parasita deixa a desejar no tal do equilíbrio mostrado na tela. É importante mencionar que para as categorias de Edição de som e Mixagem de som foi considerado os cargos de supervisão e coordenação do departamento de som, conforme mostrado no IMDB.
Representatividade feminina no elenco principal
Consulta no IMDB
Considerando 11 personagens que têm nome e falas, temos 45,4% de mulheres no elenco principal. Quase a metade dos personagens de Parasita é de personagens mulheres o que contribui para o equilíbrio de representatividade na narrativa.
Confira os personagens destacados em negrito.
Kim Ki-taek | Kang-ho Song |
Park Dong-ik | Sun-kyun Lee |
Park Yeon-kyo | Yeo-jeon Jo |
Kim ki-woo | Woo-sik Choi |
Kim Ki-jung | So-dam Park |
Moon-gwang | Jeon-eun Lee |
Kim Chung-sook | Hye-jin Jang |
Park Da-hye | Ji-so Jung |
Geun-se | Myeong-hoon Park |
Min | Seo-joon Park |
Yoon | Keun-rok Park |
Bechdel-Wallace
As mulheres têm nome? Se falam? É sobre homem?
Aprovado.
As mulheres conversam sobre diversas questões envolvidas na rotina de um núcleo familiar, como estudos, trabalho, lazer etc. O foco não são os homens, a discussão é sobre sobrevivência e preconceitos velados.
Mako-Mori
Tem mulher? Tem arco dramático? É apoiado no arco do homem?
Aprovado.
As mulheres possuem seus próprios arcos dramáticos. A relação familiar é importante para a narrativa, portanto não há mulheres como acessórios para a construção dos personagens homens.
Tauriel
Tem mulher? Ela só está na trama para ser par romântico/possui competência em algo?
Aprovado.
Todas as mulheres têm uma competência única, ou seja, cada uma tem sua personalidade e sua própria trajetória, apesar de vermos o núcleo das famílias como ponto forte no relacionamento entre eles.
Barnett
Tanto homens quanto mulheres falam entre si só sobre o sexo oposto? Os personagens masculinos têm comportamento atrelado à violência que trate como humor/falta de seriedade/normal/aceitável/como se alguém merecesse a violência?
Aprovado.
Os personagens – tanto mulheres quanto homens – conversam entre si sobre diferentes tópicos, como já apontado anteriormente. Há violência no filme, mas não é tratada com humor ou de forma aceitável. É possível perceber que as cenas de violência da narrativa não fazem parte da personalidade dos personagens, pelo contrário, é na violência e nas nuances de preocupação, medo e raiva que demonstram o limite daqueles sujeitos nas circunstâncias do filme.
Resumo dos testes de representação e representatividade
Representatividade feminina na ficha técnica | 27,2% de mulheres nas principais funções técnicas |
Representatividade feminina no elenco principal | 45,4% de mulheres no elenco principal |
Bechdel-Wallace | Aprovado |
Mako-Mori | Aprovado |
Tauriel | Aprovado |
Barnett | Aprovado |