Você sabe o que é uma pessoa não-binária?
É uma pessoa cuja identidade de gênero não está definida dentro das margens da binariedade. Ou seja, não se identifica 100% nem com o gênero masculino nem com o gênero feminino. A existência fora da binariedade é complexa. A pessoa pode se identificar parcialmente com um dos gêneros (demigirl/demiboy), pode fluir entre eles ou outros gêneros (gênero-fluído), pode haver ausência de gênero (agênero), e qualquer outro formato que fuja da binariedade.
Você sabe como se referir a pessoas não-binárias?
O ideal é perguntar a elas quais pronomes você deve usar. Caso isso não seja possível, opte pela neutralidade na mensagem.
Quais costumam ser os pronomes neutros usados para se referir a pessoas não-binárias?
Há quem prefira elu/delu e quem prefira ile/dile. Cabe destacar que, pelo menos por enquanto, não há diferenciação para singular e plural. Mas as línguas estão em constante evolução, então vamos seguir acompanhando e pesquisando.
Neste Cenas Delas de One day at a a time, Syd e Maugaux apresentam seus pronomes. É ok ficar um pouco confusa como Penelope, mas é imprescindível respeitar e querer aprender! Nós do coletivo Arte Aberta – que tem na nossa essência pesquisar e escrever sobre audiovisual e gênero – também estamos sempre buscando aprender!
Recentemente, inclusive, percebemos que fizemos confusão em um de nossos posts sobre personagens da série One day at a time. Editamos o post e resolvemos trazer aqui informações que fizeram parte desse aprendizado!
Você já viu esses pronomes sendo usados em alguma obra audiovisual? Conta pra gente!
* O perfil Narrativa Feminina também tem compartilhado muito conhecimento bacana não só sobre pessoas não-binárias, mas sobre audiovisual e a comunidade LGBTQIA+.