Categorias
Premiações

Ari Wegner é a 2ª mulher a concorrer na categoria de Melhor Direção de Fotografia no Oscar

Compartilhe!

Ari Wegner é uma diretora de fotografia australiana conhecida pelo trabalho em Lady Macbeth e no aclamado longa-metragem Zola. Em 2022, ela foi indicada ao Oscar por Ataque dos cães, tornando-se apenas a 2ª mulher na história a concorrer na categoria de Melhor Direção de Fotografia. Antes dela, apenas Rachel Morrison concorreu ao prêmio, em 2018, pelo filme Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi. 

Em 93 anos, esta é a única, dentre as dezenas de categorias do Oscar, que até hoje nunca premiou uma mulher.

Após assistir ao anúncio dos indicados, Ari Wegner disse em entrevista ao The Hollywood Reporter

“Para qualquer diretor de fotografia é realmente um sonho se tornando realidade, especialmente para aqueles que seguem um caminho não convencional. Rachel (Morrison) veio antes de mim, mas eu ainda senti que é um momento histórico e espero que seja um passo para quebrar esse teto de forma mais permanente, realmente esmagando-o”. 

Disse ainda que espera que essa indicação mostre aos diretores de fotografia que nem sempre se viram representados que sonhos malucos são possíveis.

Infelizmente, essa falta de representação não é exclusividade do Oscar. O BAFTA (British Academy Film Awards), considerado por muitos como o Oscar britânico, também nunca premiou uma diretora de fotografia. 

E 2022 pode ser o ano da mudança, através da mesma profissional! Ari Wegner tornou-se a 1ª mulher indicada ao BAFTA na categoria.

A falta de indicações para mulheres nas principais premiações do audiovisual é apenas uma continuação de uma lacuna muito maior. De acordo com um relatório anual produzido pelo Centro de Estudos Femininos em Televisão e Cinema da Universidade Estadual de San Diego, apenas 6% dos 250 filmes de maior bilheteria nos EUA no ano passado tiveram uma diretora de fotografia.

Em entrevistas, Jane Campion, diretora e roteirista de Ataque dos cães, deixou claro que procurou uma mulher para o projeto por compreender a dificuldade que diretoras de fotografia enfrentam, mesmo quando são extremamente talentosas. As duas já haviam trabalhado juntas em um comercial, mas esse foi seu primeiro longa-metragem juntas.

Wegner afirma que, mesmo com as indicações, a indústria cinematográfica evolui de forma muito lenta.

“Mesmo que as pessoas queiram que ela mude rapidamente, leva bastante tempo para os profissionais ganharem experiência e serem treinados. (…) Eu realmente espero que em algum momento da minha vida não precisemos ter uma lista de pessoas da equipe com nomes anexos ou o gênero escrito do lado. Será como algumas outras indústrias, em que você não precisa especificar o gênero de alguém, porque qualquer um pode fazer aquele trabalho”.

A fotografia de Ataque dos cães tem sido muito elogiada e recebeu diversas indicações em outras premiações, tendo vencido muitas delas. Não são apenas as belas paisagens do filme que chamaram atenção, mas a forma como a fotografia foi utilizada para criar um clima de tensão crescente, em um suspense cheio de expectativas e cenários que parecem sempre esconder ameaças. 

As informações vão sendo reveladas aos poucos e permitem que o espectador vá construindo teorias, em um jogo bem balanceado entre os personagens. Personagens afetados pela aridez da região e pela dureza e violência do cotidiano, mas que também guardam momentos poéticos e doces, escondidos sob sete chaves. 

Pelo talento em comunicar todas essas nuances e em transitar entre todas essas complexidades humanas, Ari Wegner é uma das favoritas para levar tanto o Oscar quanto o BAFTA para casa este ano.

Por Luciana Rodrigues

É formada em Audiovisual e em Letras Português. Uma brasiliense meio cearense, taurina dos pés à cabeça, apaixonada pela UnB, por Jorge Amado e pelo universo infantil. Aprecia o cult e o clichê, gosta de Nelson Pereira dos Santos e também gosta de novela. E, apesar de muitos dizerem o contrário, acha que essa é uma ótima combinação.

Uma resposta em “Ari Wegner é a 2ª mulher a concorrer na categoria de Melhor Direção de Fotografia no Oscar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *