Ari Wegner é uma diretora de fotografia australiana conhecida pelo trabalho em Lady Macbeth e no aclamado longa-metragem Zola. Em 2022, ela foi indicada ao Oscar por Ataque dos cães, tornando-se apenas a 2ª mulher na história a concorrer na categoria de Melhor Direção de Fotografia. Antes dela, apenas Rachel Morrison concorreu ao prêmio, em 2018, pelo filme Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi.
Em 93 anos, esta é a única, dentre as dezenas de categorias do Oscar, que até hoje nunca premiou uma mulher.
Após assistir ao anúncio dos indicados, Ari Wegner disse em entrevista ao The Hollywood Reporter:
“Para qualquer diretor de fotografia é realmente um sonho se tornando realidade, especialmente para aqueles que seguem um caminho não convencional. Rachel (Morrison) veio antes de mim, mas eu ainda senti que é um momento histórico e espero que seja um passo para quebrar esse teto de forma mais permanente, realmente esmagando-o”.
Disse ainda que espera que essa indicação mostre aos diretores de fotografia que nem sempre se viram representados que sonhos malucos são possíveis.
Infelizmente, essa falta de representação não é exclusividade do Oscar. O BAFTA (British Academy Film Awards), considerado por muitos como o Oscar britânico, também nunca premiou uma diretora de fotografia.
E 2022 pode ser o ano da mudança, através da mesma profissional! Ari Wegner tornou-se a 1ª mulher indicada ao BAFTA na categoria.
A falta de indicações para mulheres nas principais premiações do audiovisual é apenas uma continuação de uma lacuna muito maior. De acordo com um relatório anual produzido pelo Centro de Estudos Femininos em Televisão e Cinema da Universidade Estadual de San Diego, apenas 6% dos 250 filmes de maior bilheteria nos EUA no ano passado tiveram uma diretora de fotografia.
Em entrevistas, Jane Campion, diretora e roteirista de Ataque dos cães, deixou claro que procurou uma mulher para o projeto por compreender a dificuldade que diretoras de fotografia enfrentam, mesmo quando são extremamente talentosas. As duas já haviam trabalhado juntas em um comercial, mas esse foi seu primeiro longa-metragem juntas.
Wegner afirma que, mesmo com as indicações, a indústria cinematográfica evolui de forma muito lenta.
“Mesmo que as pessoas queiram que ela mude rapidamente, leva bastante tempo para os profissionais ganharem experiência e serem treinados. (…) Eu realmente espero que em algum momento da minha vida não precisemos ter uma lista de pessoas da equipe com nomes anexos ou o gênero escrito do lado. Será como algumas outras indústrias, em que você não precisa especificar o gênero de alguém, porque qualquer um pode fazer aquele trabalho”.
A fotografia de Ataque dos cães tem sido muito elogiada e recebeu diversas indicações em outras premiações, tendo vencido muitas delas. Não são apenas as belas paisagens do filme que chamaram atenção, mas a forma como a fotografia foi utilizada para criar um clima de tensão crescente, em um suspense cheio de expectativas e cenários que parecem sempre esconder ameaças.
As informações vão sendo reveladas aos poucos e permitem que o espectador vá construindo teorias, em um jogo bem balanceado entre os personagens. Personagens afetados pela aridez da região e pela dureza e violência do cotidiano, mas que também guardam momentos poéticos e doces, escondidos sob sete chaves.
Pelo talento em comunicar todas essas nuances e em transitar entre todas essas complexidades humanas, Ari Wegner é uma das favoritas para levar tanto o Oscar quanto o BAFTA para casa este ano.
Uma resposta em “Ari Wegner é a 2ª mulher a concorrer na categoria de Melhor Direção de Fotografia no Oscar”
[…] ator coadjuvante (Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee), roteiro adaptado (Campion), fotografia (Ari Wegner), montagem, design de produção, som e trilha sonora original. O filme é uma adaptação do livro […]