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Elas no Oscar 2022: Ataque dos cães | Teste Arte Aberta

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Ataque dos cães (The power of the dog), escrito e dirigido por Jane Campion, é o líder de indicações ao Oscar 2022, somando 12 categorias: filme, direção (Jane Campion), ator (Benedict Cumberbatch), atriz coadjuvante (Kirsten Dunst), ator coadjuvante (Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee), roteiro adaptado (Campion), fotografia (Ari Wegner), montagem, design de produção, som e trilha sonora original. O filme é uma adaptação do livro The power of the dog (1967), escrito por Thomas Savage.

Jane Campion é a primeira mulher a disputar na categoria de melhor direção duas vezes (primeira vez, em 1994, por O Piano). O Piano levou os prêmios de atriz, atriz coadjuvante e roteiro original (de Campion). Além disso, Jane Campion é também a primeira mulher a ser indicada nas duas categorias de roteiro (original e adaptado).

Vale destacar que em toda a história do Oscar apenas duas mulheres receberam o prêmio de melhor direção: Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror, em 2010, e Chloé Zhao, por Nomadland, em 2021.

Ataque dos cães tenta quebrar outro teto de vidro: o prêmio de fotografia para uma mulher. Ari Wegner é apenas a segunda mulher a concorrer na categoria de direção de fotografia. Antes dela, apenas Rachel Morrison concorreu ao prêmio, em 2018, pelo filme Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi.

Voltando ao Ataque dos cães, temos que partir do seu ambiente e de sua simbologia. Os filmes de caubóis fazem parte do imaginário do cinema, em especial, do estadunidense. Este Ataque dos cães, porém, utiliza esse símbolo que é muitas vezes associado à masculinidade, virilidade e heteronormatividade para falar das feridas e dos traumas que esses padrões podem gerar num ciclo de silêncio. Não é totalmente inovador em sua temática, vide O Segredo de Brokeback Mountain, mas, diferente daquele, o foco deste é nas questões das masculinidades e de como elas podem se apresentar – muitas vezes de forma dúbia, inclusive do que é considerado força externa e força interna.

Sinopse geral do filme

De acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers

O filme, situado em Montana, Estados Unidos, nos anos 1920, segue dois irmãos bastante diferentes: Phil (Benedict Cumberbatch), um fazendeiro bruto e cruel, porém considerado um grande líder pelos vaqueiros, e o calmo e quieto George Burbank (Jesse Plemons). Quando George se casa com a viúva Rose (Kirsten Dunst), que tem um filho adolescente, Peter (Kodi Smit-McPhee), Phil inicia uma sequência de abusos psicológicos e emocionais com Rose. 

Ataque dos cães: Phil e George

A ótica de gênero, raça e LGBTQIA+/PcD 

Ataque dos cães é um filme sobre homens, sobre as exigências da masculinidade, em especial em um ambiente duro como uma fazenda nos anos 1920. Aí está a sua relevância e a sua importância. É um filme que tem a coragem de desconstruir símbolos e estereótipos do que é ser homem, ser gay, ser viril, ser afeminado, ser forte e ser fraco. Temos nessas visões de masculinidade os irmãos Phil e George Burbank e o filho de Rose, Peter.

Phil e George, dois homens adultos e diferentes, dividem o quarto em uma grande casa na fazenda na qual tocam os seus negócios. Phil chama o irmão constantemente de gordo, com o objetivo de menosprezá-lo, inclusive na frente dos vaqueiros, que idolatram a figura bruta de Phil. George em vários momentos aponta que Phil precisa tomar um banho, o que o irmão recusa. Phil só toma seu banho afastado da casa – e longe dos outros vaqueiros, em um lugar escondido, no qual ele também guarda os seus segredos.

Quando George começa a ir mais à cidade para encontrar Rose, vai crescendo em Phil desconfiança e raiva. Como se o irmão não pudesse abandonar essa posição de subordinado a ele e totalmente disponível em sua vida.

George casa com Rose sem avisar ao irmão e traz a mulher para a fazenda. A dinâmica do casal parece ser boa, de amor e de companheirismo, porém, Rose começa a ser diretamente afetada pela figura de Phil, que usa todo o seu poder cruel para atormentá-la psicologicamente. Rose vai definhando naquela grande casa e começa a se entorpecer com bebidas, chegando a adoecer pelo medo da maldade latente do cunhado. Tudo fica ainda mais à flor da pele para Rose quando ela traz o seu filho adolescente para passar o verão em sua casa.

Ataque dos cães: George e Rose

Peter é visto como frágil, estudioso, com estereótipos ligados aos gays considerados afeminados. Com Peter em casa, Phil acaba direcionando a sua perversidade a ele. O fazendeiro refere-se a ele como “florzinha” e os vaqueiros o chamam de “veado”. O garoto, porém, por mais que a mãe o considere frágil e queira protegê-lo, parece não se abalar. Ele aparenta ser um observador de tudo o que acontece ao seu redor – e, como a primeira frase dita no filme por ele, está disposto a salvar a sua mãe.

Ataque dos cães: Peter

Por mais estranho que pareça, Phil e Peter começam a passar mais tempo juntos, no qual o espectador vai tendo pequenas peças do que foi o passado de Phil e de sua relação com Bronco Henry. Há ali nas entrelinhas a possibilidade que o caubói percebe de transferir essa mesma relação para Peter. Um dos pontos de virada é quando Peter consegue enxergar na montanha o que apenas Phil e Bronco viam – diferente dos outros vaqueiros. O poder do cão!

Rose orbita entre esses três homens: marido, filho e cunhado. Ela acaba se entregando ao tormento gerado por Phil, abalando sua relação com o marido, e pior: consigo mesma. Ao viver esse terror psicológico, ela cede ao que lá no começo do filme afirmou que não gostava: a bebida. Ela sempre se preocupa com o filho e quer protegê-lo, sem conhecer a força que ele tem. 

Questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência e à raça não são abordadas na narrativa.

Representatividade (gênero, raça e LGBTQIA+/PcD) na ficha técnica: Direção e Roteiro*

Baseado no F-Rated

A direção e o roteiro do filme são de Jane Campion. Assim, a ficha técnica principal (direção e roteiro) é 100% composta por uma mulher branca, cis e heterossexual (0% não brancos, LGBTQIA+ ou PcD). Em relação à sexualidade, lembramos que nossa classificação foi baseada unicamente em informações públicas disponibilizadas na internet.

Representatividade (gênero, raça e LGBTQIA+/PcD) no elenco principal*

Créditos iniciais/finais

Nos créditos finais, temos quatro atores em destaque como parte do elenco principal: Benedict Cumberbatch (Phil Burbank), Kirsten Dunst (Rose Gordon), Jesse Plemons (George Burbank) e Kodi Smit-McPhee (Peter Gordon). Das quatro pessoas, uma é mulher (25%); não há nenhuma pessoa não branca ou identificada como LGBTQIA+ ou PcD.

Análise da Representação das Mulheres

Bechdel-Wallace

As mulheres têm nome? Se falam por mais de 60 segundos sobre outro assunto que não seja homens? 

Reprovado.

Há alguns momentos em que Rose conversa com Lola e Sra. Mueller, as mulheres que trabalham na fazenda, mas ou elas falam de outros homens ou é algo extremamente rápido, não totalizando mais de 60 segundos. 

Mako-Mori 

Tem mulher? Tem arco dramático próprio? O arco dramático é apoiado na narrativa do homem? O arco dramático é apoiado na narrativa de um par romântico? 

Reprovado

Apesar de Rose ter relevância e tempo de tela na narrativa, a sua história gira em torno dos três homens da trama: seu filho, seu marido e seu cunhado. 

Tauriel 

Houve mulher(es) com atividade profissional definida? Quão competentes são as mulheres em sua atividade profissional (1 a 5 , sendo  1 – muito incompetente e 5 – muito competente) Houve reconhecimento dessa competência?

Aprovado. Nota 2.

Apesar de termos pouco tempo para conhecer a vida de Rose antes do casamento com George, sabemos que ela tocava o seu restaurante apenas com o filho após o seu marido cometer suicídio. Os vaqueiros da fazenda Burbank vão ao restaurante, é falado que eles gostam do frango frito, e vemos inclusive outros clientes se alimentando no estabelecimento. Peter comenta em um momento que a mãe era florista, por isso ele cria suas flores de papel. Imaginamos que isso tenha sido quando o primeiro marido ainda estava vivo.

Embora sejam apresentadas essas sugestões de que ela era competente nessas atividades, na maior parte da narrativa ela fica afastada de suas atividades profissionais, não sendo o foco do filme e impossibilitando uma análise mais aprofundada de sua competência.

Representação dos Personagens

Como é a representação das personagens mulheres (escala de -1 a 3), sendo -1, estereótipos negativos;  0, não tem; 1, personagem de apoio ou com estereótipos; 2, personagens secundários ou com poucos estereótipos; 3, muito bem representada e personagem principal sem estereótipos

2 – Personagens secundários ou com poucos estereótipos.

Apesar de Rose ser uma das protagonistas do filme e de ser relevante ver nas telas uma história que trata do impacto que uma pessoa pode gerar negativamente em outra, Phil e Peter são os grandes protagonistas. Sem contar que a narrativa de Rose é toda apoiada nos homens – seja para o bem ou para o mal. Em relação ao filho e ao marido ela fica na posição de cuidadora, um estereótipo muito associado às mulheres. Em relação a Phil, ela acaba sucumbindo às suas maldades.

Análise da Representação de Raça

Mako Mori

Tem personagem não branco? Tem arco dramático próprio? O arco dramático é apoiado na narrativa de um par romântico? 

Reprovado. 

Dentre as quatro pessoas do elenco principal, não há nenhum personagem não branco.

Representação dos Personagens

Como é a representação dos personagens não brancos (escala de -1 a 3), sendo  -1, estereótipos negativos;  0, não tem; 1, personagem de apoio ou com estereótipos; 2, personagens secundários ou com poucos estereótipos; 3, muito bem representado e personagem principal sem estereótipos

 0 – Não tem.

Análise da Representação LGBTQIA+

Mako Mori

Tem personagem LGBTQIA+? Tem arco dramático próprio? O arco dramático é apoiado na narrativa de um par romântico? 

Aprovado.

Apesar de não ser visualizado na narrativa nem a relação de Phil e Bronco nem muito menos uma efetivação da relação que vem sendo estabelecida entre Phil e Peter, o filme todo aborda a questão da sexualidade masculina. A força do filme vem de construir e desconstruir as masculinidades e a heteronormatividade.

Ataque dos cães

Representação dos Personagens

Como é a representação dos personagens LGBTQIA+  (escala de -1 a 3), sendo -1, estereótipos negativos;  0, não tem; 1, personagem de apoio ou com estereótipos; 2, personagens secundários ou com poucos estereótipos; 3, muito bem representado e personagem principal sem estereótipos)

3 – Muito bem representado e personagem principal sem estereótipos.

Phil e Peter são personagens extremamente bem construídos, vamos conhecendo as suas reais intenções aos poucos, a cada camada. Há sempre algo novo para se descobrir ao longo do filme. 

Por exemplo, quando George convida o governador para jantar em sua casa, o irmão pede a Phil – mais uma vez – que tome um banho. Phil se nega. Quando o governador aparece, comenta que gostaria muito de conhecer Phil pois ele tinha sido aluno de uma renomada faculdade, estudando filologia clássica. Esse é só um exemplo de como as camadas dos personagens são construídas, e nos revela que sempre podemos nos surpreender se julgarmos as pessoas só pelo que elas aparentam. 

Já Peter tem um ponto de virada muito forte também. Logo que ele chega na fazenda, caça um coelho e leva para a casa. Rose acha o coelho lindo, brinca com ele e o acaricia. Depois vemos que Peter estava dissecando o coelho, para estudá-lo, já que ele quer ser cirurgião. 

Ataque dos cães

Análise da Representação PcD (Pessoa Com Deficiência)

Mako-Mori

Tem personagem PcD? Tem arco dramático próprio? O arco dramático é apoiado na narrativa de um par romântico? 

Reprovado.

Não há representação de PcD (Pessoa com Deficiência).

Representação dos Personagens 

Como é a representação dos personagens PcD (escala de -1 a 3), sendo -1, estereótipos negativos;  0, não tem; 1, personagem de apoio ou com estereótipos; 2, personagens secundários ou com poucos estereótipos; 3, muito bem representado e personagem principal sem estereótipos)

0 – Não tem.

Resumo do Teste Arte Aberta

Representatividade

Representatividade (gênero, raça e LGBTQIA+/PcD) na ficha técnica (Direção e roteiro)

Representatividade (gênero, raça e LGBTQIA+/PcD) no elenco principal (Atores e atrizes)

Representação

Estrelas Arte Aberta: 1,6

Por Lina Távora

É uma cearense que mora em Brasília, jornalista fora da redação, mestre em comunicação/cinema, feminista em construção, mãe com todo o coração e tem no audiovisual uma paixão constante e uma fé no seu impacto para uma mudança positiva na sociedade.

4 respostas em “Elas no Oscar 2022: Ataque dos cães | Teste Arte Aberta”

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