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Elas no Oscar 2022: King Richard: Criando Campeãs | Teste Arte Aberta

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King Richard: Criando Campeãs é dirigido por Reinaldo Marcus Green e roteirizado por Zach Baylin, está concorrendo em seis categorias na edição de 2022 do Oscar: filme, ator (Will Smith), atriz coadjuvante (Aunjanue Ellis), roteiro original, edição e música original (com “Be alive”, de Beyoncé e Dixson).

O filme conta a história de Richard Williams, pai e treinador de Venus e Serena Williams, e seus relacionamentos com sua esposa e família na busca da concretização de seu “plano”, para a construção da carreira esportiva das irmãs Williams no tênis. 

Até o momento, o filme rendeu a Will Smith vários prêmios, como o Globo de Ouro e o Screen Actors Guild (SAG) Awards por sua atuação como o protagonista. 

Sinopse geral do filme

De acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers

O filme é uma biografia dramatizada de Richard Williams (Will Smith), pai e treinador de Venus Williams (Saniyya Sidney) e Serena Williams (Demi Singleton), duas das maiores jogadoras de tênis de todos os tempos.

A ótica de gênero, raça e LGBTQIA+/PcD 

Apesar de sabermos do sucesso de Venus e Serena Williams no mundo do esporte, o filme (que tem as tenistas como produtoras executivas, inclusive) retrata o começo de suas carreiras profissionais, escolhendo seguir o seu pai, Richard Williams, que demonstra grande competência como treinador, e ainda assim prioriza a educação, o convívio familiar e a vivência da religiosidade de suas filhas. 

Do ponto de vista racial, o filme carrega uma mensagem antirracista muito forte, sem cair em estereótipos e sem cair na cilada de parecer uma “aula do que é racismo” para gente branca ver. O filme também se posiciona muito bem em não ser uma história de superação, uma vez que Richard, Venus, Serena, Oracene Price (Aunjanue Ellis) – que também é treinadora das filhas – e as irmãs das tenistas – Tunde (Mikayla LaShae Bartholomew), Isha (Daniele Lawson) e Lyndrea (Layla Crawford) – todos se mostram muito focados em desenvolver os planos traçados por Richard e Oracene, tanto na carreira esportiva quanto na educação e no desenvolvimento pessoal de toda a família, e o filme acaba contando uma história de competência e excelência de pessoas pretas.

A apresentação de uma família nuclear composta de pai, mãe e filhas, em um ambiente cheio de amor e cuidado uns com os outros, por si só quebra muitos estereótipos associados a uma família preta, estadunidense e periférica. Richard Williams se mostra um pai bastante presente para as filhas, apesar de haver uma cena em que sua esposa afirma que ele já abandonou outros filhos.

Aliás, Oracene Price, a mãe de Venus e Serena, é uma personagem muito importante na história, tanto pelo seu papel na narrativa, como mãe, como a responsável por ajudar no treino das filhas e, ainda, trabalhar como enfermeira durante o dia. Oracene também se apresenta como parceira nas tomadas de decisão de Richard Williams e, em alguns momentos, como a pessoa responsável por oferecer um contraponto a algumas decisões tomadas pelo marido. Tanto Will Smith quanto Aunjanue Ellis representam os seus papéis com muita excelência e são responsáveis pelos momentos mais dramáticos do filme, e realmente fazem valer a indicação ao Oscar que os dois receberam. 

Além de Oracene, o filme conta com duas personagens mulheres extremamente competentes, que são, obviamente, Venus e Serena Williams. Mesmo a história sendo focada em Richard (e em parte em Oracene), as tenistas têm um papel muito importante no desenvolvimento da narrativa, demonstrando confiança, amadurecimento e também muita personalidade. Um dos pontos mais relevantes de Venus no filme, por exemplo, é uma tomada de decisão que, normalmente, não está na alçada de garotas de 14 anos de idade, mas que é feita de forma consciente e condizente com a maneira com que as duas tenistas foram criadas. 

Não há personagens LGBTQIA+ e PcD no filme. 

Representatividade (gênero, raça e LGBTQIA+/PcD) na ficha técnica: direção e roteiro*

Baseado no F-Rated

O filme é o terceiro longa-metragem dirigido por Reinaldo Marcus Green, um homem negro de mãe porto-riquenha e pai negro. Zach Baylin, o roteirista do filme, é um homem branco. 

Nenhum dos dois se posiciona como LGBTQIA+ publicamente e não são PcD.

Dessa forma, a ficha técnica principal é composta por 0% de mulheres, 50% não brancos, 0% LGBTQIA+ e 0% PcD.

Representatividade (gênero, raça e LGBTQIA+/PcD) no elenco principal*

Créditos iniciais/finais

Nos créditos finais, nove nomes são creditados em destaque. São três mulheres (Aunjanue Ellis, Saniyya Sidney e Demi Singleton) e seis homens (Will Smith, Tony Goldwyn, Jon Bernthal, Andy Bean, Kevin Dunn e Craig Tate).

Entre o elenco principal, cinco dos atores são negros (Will Smith, Aunjanue Ellis, Saniyya Sidney, Demi Singleton e Craig Tate) e quatro brancos. 

Nenhum dos atores do elenco principal se posiciona como LGBTQIA+ publicamente, nem foi identificado como PcD.

Dessa forma, são 33,33% de mulheres, 55,55% não brancos, 0% LGBTQIA+ e 0% PcD.

Análise da Representação das Mulheres

Bechdel-Wallace

As mulheres têm nome? Se falam por mais de 60 segundos sobre outro assunto que não seja homens? 

Aprovado. 

O convívio familiar acaba sendo o espaço em que há mais diálogos entre as cinco irmãs, que conversam amenidades em vários momentos do filme. Destaque para uma cena em especial, que tem aproximadamente 62 segundos, em que Oracene conversa com Venus e Serena antes da estreia da carreira profissional de Venus. Para motivá-las, conversam sobre Sojourner Truth, uma importante figura abolicionista e a favor do direito das mulheres, lembrando-as que elas têm uma história de mulheres fortes para servir de modelo, e que elas também são fortes. 

Mako-Mori 

Tem mulher? Tem arco dramático próprio? O arco dramático é apoiado na narrativa do homem? O arco dramático é apoiado na narrativa de um par romântico? 

Aprovado.

Em um diálogo específico do filme, Oracene diz que sua fé impõe que ela fique ao lado do marido, mas pede que ele não confunda o seu silêncio com concordância, e que ele nunca mais tome uma decisão que afete a carreira de suas filhas sem antes conversar com ela e com as meninas.

A partir desse ponto, pode-se perceber uma mudança na personagem, influenciando diretamente as decisões e os momentos chave do filme, que culminam com um diálogo mais na frente do filme, em que, durante uma briga, Oracene chama a atenção de Richard para o fato de que ele não está sozinho e que o sucesso não é só dele. Ela afirma que se ele continuar agindo de tal maneira, irá perder não apenas a esposa, mas também as próprias filhas.

Tauriel 

Houve mulher(es) com atividade profissional definida? Quão competentes são as mulheres em sua atividade profissional (1 a 5 , sendo  1 – muito incompetente e 5 – muito competente) Houve reconhecimento dessa competência?

Aprovado. Nota 5.

O filme trata basicamente de uma história sobre competência, reconhecimento e excelência. Venus e Serena Williams são, desde cedo, reconhecidas como grandes potenciais do tênis, e só precisaram de uma única oportunidade para mostrar o seu jogo diante de um treinador para que suas carreiras tomassem rumo. Além disso, Oracene Price trabalha como enfermeira durante o dia, e ainda arruma tempo para treinar as filhas. 

Representação dos Personagens

Como é a representação das personagens mulheres (escala de -1 a 3), sendo -1, estereótipos negativos; 0, não tem; 1, personagem de apoio ou com estereótipos; 2, personagens secundários ou com poucos estereótipos; 3, muito bem representada e personagem principal sem estereótipos

3 – Muito bem representada e personagem principal sem estereótipo.

Venus Williams, Serena Williams e Oracene Price são personagens muito bem representadas, com pouco ou quase nenhum estereótipo. 

Análise da Representação de Raça

Mako Mori

Tem personagem não branco? Tem arco dramático próprio? O arco dramático é apoiado na narrativa de um par romântico? 

Aprovado. 

O protagonista e os personagens principais do filme são negros e têm arcos dramáticos independentes de interesses românticos. 

Representação dos Personagens

Como é a representação dos personagens não brancos (escala de -1 a 3), sendo  -1, estereótipos negativos;  0, não tem; 1, personagem de apoio ou com estereótipos; 2, personagens secundários ou com poucos estereótipos; 3, muito bem representado e personagem principal sem estereótipos

3 – Muito bem representado e personagem principal sem estereótipos.

Nesse ponto não há a menor dúvida de que essa é uma boa representação, sem estereótipos. Em alguns momentos, principalmente no começo do filme, alguma tensão é gerada em torno de episódios de violência urbana protagonizados por personagens negros. Mas mesmo essas cenas, quando colocadas dentro do contexto, não foram utilizadas somente como ambientação do “gueto” ou como uma barreira que deveria ser vencida, superada, para chegar ao sucesso. O personagem que antagoniza com Richard e sua família tem falas, e são falas muito importantes para se compreender o papel da família, ou de um ambiente familiar, cheio de amor e cuidado, e a falta que isso pode fazer, principalmente em relação à paternidade de homens negros. 

Análise da Representação LGBTQIA+

Mako Mori

Tem personagem LGBTQIA+? Tem arco dramático próprio? O arco dramático é apoiado na narrativa de um par romântico? 

Reprovado. 

Não há nenhum personagem LGBTQIA+ na trama.

Representação dos Personagens

Como é a representação dos personagens LGBTQIA+  (escala de -1 a 3), sendo -1, estereótipos negativos;  0, não tem; 1, personagem de apoio ou com estereótipos; 2, personagens secundários ou com poucos estereótipos; 3, muito bem representado e personagem principal sem estereótipos)

0 – Não tem.

Análise da Representação PcD (Pessoas Com Deficiência)

Mako-Mori

Tem personagem PcD? Tem arco dramático próprio? O arco dramático é apoiado na narrativa de um par romântico? 

Reprovado. 

Não há nenhum PcD na trama.

Representação dos Personagens 

Como é a representação dos personagens PcD (escala de -1 a 3), sendo -1, estereótipos negativos;  0, não tem; 1, personagem de apoio ou com estereótipos; 2, personagens secundários ou com poucos estereótipos; 3, muito bem representado e personagem principal sem estereótipos)

0 – Não tem.

Resumo do Teste Arte Aberta

Representatividade

Representatividade (gênero, raça e LGBTQIA+/PcD) na ficha técnica (Direção e roteiro)

Representatividade (gênero, raça e LGBTQIA+/PcD) no elenco principal (Atores e atrizes)

Representação

Estrelas Arte Aberta: 2

Por Rafael Maximiniano

Historiador por formação, ainda não encontrou o trabalho perfeito em que só precise ler e assistir obras de ficção científica e fantasia durante o dia todo. Gamer nas horas vagas e viciado em café, bem antes de surgirem aqueles memes ridículos de minions no facebook falando “Não converse comigo antes do meu café”.

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