1917, dirigido por Sam Mendes, é um dos três filmes que concorrem no total de 10 categorias nesta edição do Oscar (os outros dois são Era uma vez em Hollywood e O irlandês). As 10 indicações são, quase todas, voltadas para áreas técnicas como Direção de Fotografia (Roger Deakins), Efeitos Especiais (Guillaume Rocheron, Greg Butler e Dominic Tuohy), sem contar as categorias de Melhor Direção, Roteiro e Melhor Filme.
Das 10 categorias que 1917 concorre, quatro delas contam com a presença de mulheres: Krysty Wilson-Cairns divide a indicação com Sam Mendes para Melhor Roteiro Original; Pippa Harris e Jayne-Ann Tenggren dividem a indicação de Melhor Filme, como produtoras, junto a Sam Mendes e Callum MacDougal; Rachael Tate divide a indicação de Mixagem de Som com Oliver Tarney; e Naomi Donne e Rebecca Cole dividem a indicação de Melhor Maquiagem com Tristan Versluis.
Quanto à diversidade no filme, é importante ressaltar que houve um início de discussão, principalmente na Inglaterra, quanto à presença de um soldado indiano em uma das cenas do filme, acusando-o de “forçar a diversidade”, sem saber que cerca de 1.3 milhões de soldados indianos lutaram e morreram na primeira guerra mundial.
Sinopse geral do filme
De acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers
No ano de 1917, no meio da Primeira Guerra Mundial, dois soldados ingleses, Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) devem levar uma mensagem para o front de batalha e impedir que um batalhão inteiro se lance sobre uma emboscada alemã.
A ótica das mulheres
Há apenas uma personagem mulher no filme. Considerando o elenco principal, com 19 nomes, há apenas uma atriz, a francesa Claire Duburcq, que faz o papel de Lauri (que não tem seu nome citado no filme, apenas nos créditos), uma mulher francesa escondida nos destroços da cidade de Ecouts. Lauri está escondida com uma bebê, que não é sua filha. Durante cerca de 10 minutos, o personagem de George MacKay interage com as duas, embora não falem a mesma língua.
As interações do soldado Schofield com a mulher e a criança, embora curta, possui mais significado e intenção do que as interações entre alguns dos personagens homens, interpretado por atores mais experientes (Claire Duburcq fez sua estreia no cinema em 1917), como os personagens interpretados por Colin Firth e Andrew Scott. O encontro acontece no meio do filme, e tem o objetivo claro de humanizar o personagem de George MacKay, que exibe um comportamento sensível frente à uma mulher, em um cenário de guerra.
Representatividade feminina na ficha técnica
Direção, Roteiro, Produção, Produção executiva, Direção de fotografia, Direção de arte, Figurino, Trilha sonora, Edição de som, Mixagem de som, Edição, Efeitos especiais e Maquiagem.
1917 conta com 25% de mulheres na ficha técnica principal. São sete no total: Krysty Wilson-Cairns, no roteiro; Pippa Harris e Jayne-Ann Tenggren, como produtoras; Jacqueline Durran, como figurinista; Rachael Tate, editora de som; Naomi Donne e Rebecca Cole, responsáveis pela maquiagem.
Representatividade feminina no elenco principal
Créditos finais
Considerando os créditos finais, apenas uma mulher aparece com destaque no elenco principal: a atriz Claire Duburcq.
Bechdel-Wallace
As mulheres têm nome? Se falam? É sobre homem?
Reprovado.
Apenas uma mulher aparece no filme. Em relação ao nome, apesar de aparecer como “Lauri” nos créditos finais, a personagem não possui nome ao longo da narrativa.
Mako-Mori
Tem mulher? Tem arco dramático? É apoiado no arco do homem?
Reprovado.
Como dito anteriormente, a única mulher do filme aparece com o intuito de humanizar e fortalecer a ideia de que o personagem de George MacKay não é um monstro, apesar do cenário de guerra.
Tauriel
Tem mulher? Ela só está na trama para ser par romântico/possui competência em algo?
Reprovado.
A personagem mulher do filme não faz par romântico com ninguém. Ela aparece acompanhada de uma criança, que mesmo não sendo sua filha, transmite a ideia de cuidado e atenção maternal, tanto para com a bebê como para com o soldado vivido por George MacKay, que encontra cuidado e aconchego por alguns momentos no meio da guerra. Logo, a personagem não tem nenhum traço ou competências marcantes, tirando o estereótipo de cuidadora e mãe.
Barnett
Tanto homens quanto mulheres falam entre si só sobre o sexo oposto? Os personagens masculinos têm comportamento atrelado à violência que trate como humor/falta de seriedade/normal/aceitável/como se alguém merecesse a violência?
Reprovado.
Apesar de se tratar de um filme de guerra, os personagens principais vividos por George MacKay e Dean-Charles Chapman, em momento algum do filme iniciam atos de violência contra outros. Por outro lado, todos os soldados alemães retratados no filme agem de forma violenta contra os dois soldados ingleses, fazendo com que os mesmos tenham que agir em “legítima defesa”. Dessa forma, os soldados alemães não possuem, aparentemente, os mesmos traços humanizados dos dois soldados ingleses, normalizando a violência por parte do “inimigo” do filme.
Resumo dos testes de representação e representatividade
Representatividade feminina na ficha técnica | 25,9% de mulheres nas principais funções técnicas |
Representatividade feminina no elenco principal | 5% – apenas 1 mulher no elenco principal, que conta com 19 nomes. |
Bechdel-Wallace | Reprovado |
Mako-Mori | Reprovado |
Tauriel | Reprovado |
Barnett | Reprovado |