Categorias
Premiações

Elas no Oscar 2020: Adoráveis Mulheres | Testes de representação e representatividade

Compartilhe!
gif Little Women

Adoráveis Mulheres é o único filme dirigido por uma mulher na disputa para Melhor Filme do Oscar 2020. O filme de Greta Gerwig concorre também em outras cinco categorias: Atriz (Saoirse Ronan), Atriz Coadjuvante (Florence Pugh), Roteiro Adaptado (Greta Gerwig), Trilha Sonora (Alexandre Desplat) e Figurino (Jacqueline Durran). Já quem poderá receber a estatueta de Melhor Filme é a produtora Amy Pascal.

O filme é uma adaptação do livro Mulherzinhas escrito em 1868 e 1869 por Louisa May Alcott. Essa é a sétima vez que a obra é adaptada para o cinema.

Sinopse geral do filme

De acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers

O filme acompanha os caminhos trilhados pelas irmãs March na passagem da infância para a vida adulta.

Em 1868, Jo, professora e escritora em Nova Iorque, decide voltar para casa dos pais pois a saúde de sua irmã Beth piorou. Com retorno, ela passa a refletir sobre os acontecimentos dos últimos cinco anos e a as decisões tomadas por ela e suas três irmãs. Enquanto Jo rejeita um relacionamento para tentar realizar seu sonho de se tornar escritora, Meg casa-se com um professor com quem tem dois filhos e sofre com a falta de dinheiro. Já Amy viaja para Paris para acompanhar uma tia rica, fazer aulas de pintura e quem sabe ser pedida em noivado por um homem rico. Enquanto isso, a tímida Beth luta com a sua saúde frágil.

Cena Adoráveis Mulheres na Lareira

A ótica das mulheres

Saoirse Ronan em Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig

Adoráveis Mulheres é totalmente focado nas mulheres e nas suas histórias. Cada irmã tem uma personalidade diferente, além de interesses e sonhos próprios. Jo, a narradora da história, é um espírito livre, temperamental e assertiva. Quer “remar sua própria canoa” e sonha em se tornar escritora.

Já Meg, a mais velha, é mais tradicional e quer casar-se e ter sua própria família. Ainda assim ela adora atuar com as irmãs nas peças que produzem para famílias e amigos. Amy é a irmã mais nova e, talvez por isso, um pouco imatura e egoísta. O seu talento é o desenho e a pintura. Já Beth é a mais tímida, mas muito amorosa e gentil, ela ama música e toca piano. Ela luta com a saúde frágil durante a história e se esforça para não ser um peso para a sua família, principalmente para as suas irmãs.

O filme, passado em uma época em que as mulheres tinham ainda menos poder sobre suas vidas, mostra ainda assim muitas possibilidades de ser mulher, mesmo com todos os obstáculos.

Apesar do casamento ser um dos temas centrais do filme, os homens são coadjuvantes.

Representatividade feminina na ficha técnica

Direção, Roteiro, Produção, Produção executiva, Direção de fotografia, Direção de arte, Figurino, Trilha sonora, Edição de som, Mixagem de som, Edição, Efeitos especiais e Maquiagem.

Adoráveis Mulheres conta com um número equilibrado de homens e mulheres na ficha técnica principal: elas contam com 48% de presença. Greta Gerwig dirige e adapta o roteiro da obra. Já a produção fica nas mãos de três mulheres: Amy Pascal, Denise Di Novi e Robin Swicord. Evelyn O’Neil e Rachel O’Connor são as produtoras executivas, juntamente com dois homens. Jacqueline Durran concorre ao oscar pelo figurino do filme. Já Claire Kaufman é a decoradora de set e, por fim, Judy Chin e Frída Aradóttir são as responsáveis pela maquiagem e penteados respectivamente.

Jo March (Saoirse Ronan) e a diretora e roteirista Greta Gerwig

Representatividade feminina no elenco principal

Créditos finais

Tendo como base os créditos finais do filme, foram identificados 13 nomes de destaque no elenco.

Dentre eles, sete mulheres e seis homens, o que totaliza 54% de presença feminina. Adoráveis Mulheres é o único entre os nove concorrentes a Melhor Filme que possui mais mulheres do que homens entre os personagens principais.

Duas atrizes disputam uma estatueta: Saoirse Ronan na categoria principal pelo papel de Jo March, e Florence Pugh como coadjuvante pela interpretação de Amy March.

Gif das irmãs em Little Women

Bechdel-Wallace

As mulheres têm nome? Se falam? É sobre homem?

Aprovado. 

As protagonistas do filme são as quatro irmãs Jo, Meg, Amy e Beth. Elas conversam entre si sobre os mais diversos assuntos, entre eles suas aspirações e interesses. Também conversam com a mãe e com a tia. Apesar do assunto “homem” figurar entre os temas das interações – seja o pai, o amigo ou um dos rapazes por quem uma delas se interesse -, ele não monopoliza as conversas e nem o filme.

Women have minds - Adoráveis Mulheres gif

Mako-Mori

Tem mulher? Tem arco dramático? É apoiado no arco do homem?

Aprovado. 

Como mencionado na seção anterior, o foco do filme são as irmãs e a sua passagem para a vida adulta, assim, cada uma tem o seu próprio arco dramático.

É importante ressaltar que o casamento é tema fundamental para a narrativa de três das quatro irmãs. No entanto, não faz sentido afirmar que, por isso, o arco dramático delas é apoiado no dos homens. Na verdade, o que ocorre é o inverso: o arco dramático dos homens é apoiado no das mulheres, principalmente o de Laurie, vizinho e amigo das irmãs.

Tauriel

Tem mulher? Ela só está na trama para ser par romântico/possui competência em algo?

Aprovado. 

Cada irmã tem personalidade, interesses e aspirações próprias. Elas são as protagonistas do filme e de suas histórias. 

Barnett

Tanto homens quanto mulheres falam entre si só sobre o sexo oposto? Os personagens masculinos têm comportamento atrelado à violência que trate como humor/falta de seriedade/normal/aceitável/como se alguém merecesse a violência?

Aprovado.

Adoráveis Mulheres passa raspando nesse teste, visto que os homens quase não conversam entre si. E, salvo uma ou outra interação, quase sempre que interagem é para falar das mulheres. Por outro lado, as mulheres conversam sobre todo tipo de assunto.

Já a violência no filme é quase inexistente.  Apesar de parte da história se passar durante a Guerra Civil Americana, o assunto é apenas pano de fundo e a razão da ausência do pai na trama. Ainda assim, há um sensação de que o pai está cumprindo o seu dever para com a nação americana lutando na guerra. Por isso, as mulheres mantém um estilo de vida austero em respeito a ele e a outros homens que estão dando a sua vida no conflito. O tema é tratado com seriedade e a esperança de todas é que vivam logo tempos de paz.

Há uma única cena de violência no filme. Amy vinga-se de um desentendimento com Jo, queimando os seus textos. Quando Jo descobre, ataca a irmã, lançando-se sobre ela. A cena não é tratada com humor, nem como se fosse aceitável ou como se Amy merecesse a violência, mesmo ela tendo feito algo terrível. Pelo contrário, o momento investiga a intensidade da raiva de Jo e como ela sente medo de perder o controle. É um momento de amadurecimento.

Resumo dos testes de representação e representatividade

Representatividade feminina na ficha técnica48% de mulheres nos principais cargos da ficha técnica
Representatividade feminina no elenco principal54% de presença feminina no elenco principal
Bechdel-WallaceAprovado
Mako-MoriAprovado
TaurielAprovado
BarnettAprovado
Poster Adoráveis Mulheres

Por Barbara Alpino

Connoisseur de cultura pop japonesa, adoradora de gatos e colecionadora de vestidos. Ama desenhos e sonha em escrever uma saga de fantasia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *