Categorias
Críticas

Dica Arte Aberta: Ivy e Bean

Compartilhe!

Ivy e Bean é uma série de filmes adaptados de uma coleção de livros infantis de mesmo nome. Eles retratam a amizade entre duas meninas muito diferentes. Enquanto Bean é barulhenta e gosta de se aventurar no jardim, caçando insetos, cavando buracos, se sujando e pregando pegadinhas, Ivy prefere brincar em um ambiente calmo e organizado ou ler na tranquilidade de casa.

Por estranharem o jeito uma da outra, as meninas não têm interesse em se conhecer melhor, apesar de serem vizinhas. Elas fazem pré-julgamentos e assumem que não têm nada para agregar uma à outra. Por uma eventualidade, determinado dia as duas se veem juntas no meio de uma aventura.

Ivy e Bean

Para grande surpresa de Bean, Ivy revela ser uma bruxa em treinamento. Com livro de feitiços, varinha e a devida caracterização, a vizinha tranquila e organizada se torna uma feiticeira poderosa e estudiosa. Apesar das diferenças, ambas têm uma grande imaginação. Juntas, vivem incríveis aventuras e percorrem reinos e universos longínquos sem nem mesmo sair do bairro.

Ivy e Bean

Em cada um dos três filmes, todos disponíveis na Netflix, a dupla enfrenta um perigo diferente, seja a vizinha carrancuda, a diretora autoritária ou fantasmas presos no banheiro da escola.

A principal aventura, no entanto, é se abrir para uma nova amizade. Ivy e Bean aprendem uma com a outra que tudo pode ser muito mais divertido e empolgante em boa companhia. As meninas descobrem que não há uma maneira única de brincar e de ser criança e que respeitar o diferente pode ser muito enriquecedor.

Ivy e Bean

Cabe destacar as belas cenas em que o espectador entra com as personagens em mundos imaginários de monstros marítimos, duelos de balé, calabouços assombrados, dentre tantos outros. São cenas muito bonitas visualmente e criadas com a doçura particular de uma infância bem aproveitada.  

Além de um retrato super positivo da amizade entre meninas, as obras são um lembrete do quão longe podemos ir através da contação de histórias e da imaginação. Como os livros que baseiam os filmes fazem parte de uma grande coleção, esperamos ver em breve muito mais aventuras através das lentes de Ivy e Bean.

Ivy e Bean

Por Luciana Rodrigues

É formada em Audiovisual e em Letras Português. Uma brasiliense meio cearense, taurina dos pés à cabeça, apaixonada pela UnB, por Jorge Amado e pelo universo infantil. Aprecia o cult e o clichê, gosta de Nelson Pereira dos Santos e também gosta de novela. E, apesar de muitos dizerem o contrário, acha que essa é uma ótima combinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *