Categorias
Críticas

Dica Arte Aberta: Temporada

Compartilhe!

Temporada (2018), com direção e roteiro de André Novais Oliveira, conta a história de Juliana (Grace Passô) que está se mudando de Itaúna, interior de Minas Gerais, para Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, para assumir um concurso público que passou há tempos e trabalhar no combate a endemias na região. Juliana não está mudando apenas de cidade, mas de vida. Ela está aprendendo a seguir em frente, a tomar decisões por ela mesma e a fazer amigos. 

Temporada

No novo trabalho, Juliana escuta mais do que fala e observa bastante. Aos poucos, os colegas vão compartilhando momentos e segredos com ela. Dos ensinamentos de como encontrar focos de dengue nas casas das pessoas, as trocas vão tornando-se mais profundas. Ao se tornar mais vulnerável e aberta, Juliana vai fortalecendo os seus vínculos e construindo a sua nova história.

Temporada

O que os outros contam têm impacto em sua vida, mas eles não sabem. Nós espectadores sabemos um pouco, vamos lentamente descobrindo o “antes” de Juliana. O que importa, porém, é o que ela fará a partir dessa nova possibilidade, mesmo sem os laços familiares que se perderam para o destino – por acidente ou por escolha.

O filme nos leva junto com Juliana a sentir vertigem na subida de uma escada íngreme ou a vagar pelas fotografias em preto e branco na casa de uma das moradoras em seu trabalho – personagem interpretada pela mãe do cineasta, que faleceu após a obra. É uma característica de André Novais utilizar seus familiares e não atores em seus filmes. Neste, além de algumas dessas incursões, temos Grace Passô – atriz brasileira que consegue transmitir as sensações e sentimentos de Juliana de forma emocionante.

É um filme íntimo, em tom menor. E são assim os que nos tocam mais profundamente. 

Filmes de Plástico

Temporada estreou em 2018, na mostra Cineasti del Presente do Festival de Locarno. No mesmo ano, foi o grande vencedor do Festival de Brasília com os prêmios de Melhor Filme pelo júri, Melhor Atriz para Grace Passô, Melhor Ator Coadjuvante para Russão, Direção de Arte e Fotografia.

André Novais Oliveira nasceu em Belo Horizonte (1984), mas é radicado em Contagem, Minas Gerais. Ele é formado pela Escola Livre de Cinema e em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. André dirigiu os curtas Fantasmas, Domingo, Pouco mais de um mês, Quintal e Rua Ataléia; e os longas Ela volta na quinta e Temporada. Junto com Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia, ele é sócio da produtora mineira Filmes de Plástico. Essa mesma produtora é a responsável por Marte Um, de Gabriel Martins, filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023.

Por Lina Távora

É uma cearense que mora em Brasília, jornalista fora da redação, mestre em comunicação/cinema, feminista em construção, mãe com todo o coração e tem no audiovisual uma paixão constante e uma fé no seu impacto para uma mudança positiva na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *