Continuamos com o nosso Especial do Oscar 2018 – #ElasNoOscar, analisando os filmes indicados à categoria de Melhor Filme na premiação deste ano. No primeiro post explicamos tudinho sobre os testes de representatividade analisados e detalhamos esta série especial. Confira!
O quarto filme analisado é Me chame pelo seu nome, de Luca Guadagnino, indicado a quatro categorias: Melhor Filme; Melhor Ator (Timothée Chalamet), Melhor Roteiro Adaptado (James Ivory) e Melhor Canção Original (Sufjan Stevens pela música Mystery of Love).
Sinopse
Na cidade de Crema, no interior da Itália, em 1983, o professor de arqueologia, Mr. Perlman, recebe em sua casa o acadêmico americano Oliver, para ajudar a organizar o seu trabalho. O pesquisador desperta a curiosidade de Elio, filho do patriarca da família. Inicia-se, assim, a descoberta amorosa de Elio e desse novo membro temporário da casa.
Sob a ótica das mulheres
O filme é equilibrado na apresentação de personagens femininas e masculinas, entretanto a história foca nos homens Oliver e Elio, e, em alguns momentos, no Mr. Perlman.
As mulheres mais presentes na trama são: Annella, Mafalda, Marzia e Chiara.
Annella, matriarca da família, desempenha um papel fundamental na aceitação do filho com a sua sexualidade. É uma mulher inteligente, mas sua história não desenvolve um arco dramático.
Mafalda, funcionária da família, ajuda nas tarefas diárias de recepção de convidados e mantém a organização da casa.
Chiara e Marzia, fazem parte do grupo de amizade de Elio. Chiara tem um breve envolvimento com o Oliver e Marzia com Elio. O envolvimento com Marzia é mais desenvolvido na trama, justamente quando Elio está em conflito sobre o que sente por Oliver. Depois que ele de fato entende, ele a abandona. Ela o procura uma vez e não tem resposta, na segunda, ela compreende que a amizade deles pode funcionar.
Ficha Técnica
A ficha técnica analisada tem 38,46% de representatividade feminina. As funções unicamente exercidas por mulheres são de Maquiagem, Figurino e Direção de Arte.
Elenco Principal
Nos créditos iniciais do filme, são apresentados 10 nomes, metade são de mulheres (50% de representatividade).
Bechdel-Wallace
Aprovado.
O filme passa no teste de Bechdel. Apesar de existirem muitas personagens femininas, as que têm nome não possuem tanta fala entre si.
Mako-Mori
Reprovado.
Não há um arco dramático que sustente as personagens da trama, a que mais chega a ter sua história desenvolvida é Marzia, que tem um breve romance com Elio, mas a narrativa da personagem não é aprofundada.
Tauriel
Aprovado.
Annella se demonstra competente, apesar de não possuir arco dramático. Ela é importante para história e não é somente devido ao fato de ser esposa de Mr. Perlman.
Barnett
Aprovado.
O filme tem poucas personagens femininas com diálogos entre elas, mas, pelo menos, como analisado no teste Bechdel, o assunto não é sempre só sobre homens. Os homens, por sua vez, têm assuntos variados além de mulheres. Não há cena de violência atrelada ao sexo masculino, fazendo com que o filme seja aprovado no teste.
Resumo dos testes de representação e representatividade
Representatividade feminina na ficha técnica | 38,46% de mulheres nos principais cargos da ficha técnica |
Representatividade feminina no elenco principal | 50% de presença feminina no elenco principal |
Bechdel-Wallace | Aprovado |
Mako-Mori | Reprovado |
Tauriel | Aprovado |
Barnett | Aprovado |