Categorias
Premiações

Gênero e raça no Oscar 2022

Compartilhe!

Foi publicada hoje, dia 8 de fevereiro, a lista com os indicados da 94ª edição do Oscar, que acontece no dia 27 de março.

Um dos principais destaques este ano foi a indicação de Jane Campion na categoria de melhor direção com o filme Ataque dos cães, disponível na Netflix. Campion é a primeira mulher a disputar essa categoria duas vezes (em 1994, disputou com O Piano). Além disso, é também a primeira mulher da história a ser indicada nas duas categorias de roteiro (em 1994 ganhou roteiro original por O Piano, e agora foi indicada na categoria de melhor roteiro adaptado por Ataque dos cães).

Outro ponto de destaque desta edição é o prêmio de melhor roteiro adaptado, em que três mulheres foram indicadas por três filmes diferentes: SIan Heder, por No ritmo do coração; Maggie Gyllenhaal, por A filha perdida; e Jane Campion, por Ataque dos cães. Em contraponto, nenhuma mulher foi indicada na categoria de roteiro original.

A diretora de fotografia Ari Wegner concorre por Ataque dos cães, e é apenas a segunda vez em 94 edições que uma mulher é indicada nessa categoria (a outra foi Rachel Morrison, em 2018, em Mudbound). Direção de fotografia é a única categoria que ainda não premiou uma mulher.

Na categoria de melhor filme, temos dois (de dez) filmes dirigidos por mulheres. Ataque dos cães, de Jane Campion e No ritmo do coração, dirigido por Sian Heder.

Dados de gênero e raça

De maneira geral, excluindo as categorias específicas para mulheres e homens (melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante), temos um total de 205 indicados, sendo que 55 são mulheres (aproximadamente 26%), e apenas 11 são pessoas negras (apenas 5,3%), sendo seis homens e cinco mulheres. Destaque negativo para as categorias só com homens brancos: efeitos especiais e roteiro original.

Como de costume, vamos fazer nas próximas semanas a análise da diversidade e da representatividade nos 10 filmes indicados para a categoria de Melhor Filme. Este ano vamos aplicar o Teste Arte Aberta!

Os indicados de Melhor Filme são:

  • Nightmare Alley, dirigido por Guillermo del Toro.
  • Não olhe para cima, dirigido por Adam McKay.
  • Duna, dirigido por Denis Villeneuve.
  • Drive my car, dirigido por Ryusuke Hamaguchi.
  • Belfast, dirigido por Kenneth Branagh
  • O parque dos sonhos, dirigido por Paul Thomas Anderson.
  • Ataque dos cães, dirigido por Jane Campion.
  • Amor, sublime amor, dirigido por Steven Spielberg.
  • King Richard: Criando Campeãs, dirigido por Reinaldo Marcus Green.
  • No ritmo do coração, dirigido por Sian Heder.
King Richard: Criando Campeãs, dirigido por Reinaldo Marcus Green

Por Rafael Maximiniano

Historiador por formação, ainda não encontrou o trabalho perfeito em que só precise ler e assistir obras de ficção científica e fantasia durante o dia todo. Gamer nas horas vagas e viciado em café, bem antes de surgirem aqueles memes ridículos de minions no facebook falando “Não converse comigo antes do meu café”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *