Top Gun: Maverick, dirigido por Joseph Kosinski, é a sequência do filme Top Gun: Ases Indomáveis, de 1986. Tom Cruise repete o papel do Capitão Pete “Maverick” Mitchell, desta vez sendo responsável pelo treinamento de um novo grupo de jovens pilotos, incluindo o filho de um dos seus amigos, que morreu durante uma missão no primeiro filme.
O filme concorre em 6 categorias no Oscar de 2023: Melhor filme, roteiro adaptado (Ehren Kruger, Eric Warren Singer, Christopher McQuarrie, Peter Craig e Justin Marks), canção original (Lady Gaga e BloodPop), som (Mark Weingarten, James H. Mather, Al Nelson, Chris Burdon e Mark Taylor), edição (Eddie Hamilton) e efeitos visuais (Ryan Tudhope, Seth Hill, Bryan Litson e Scott R. Fisher).
Sinopse
De acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers
O Capitão Pete “Maverick” Mitchell retorna depois de 30 anos para confrontar o seu passado e treinar um grupo de jovens pilotos.
Ótica de gênero, raça e LGBTQIA+/PcD
Top Gun: Maverick é um filme que tenta resgatar um passado e uma tradição de filmes de ação cheios de adrenalina, velocidade, máquinas e toda essa parafernália. O personagem principal, Pete “Maverick” Mitchel (Tom Cruise), aparece uma dezena de vezes andando de moto em alta velocidade (sem capacete, diga-se de passagem), e há uma busca incessante por ser mais rápido, por vencer o tempo e assim chegar à vitória. Esse é o mote principal do filme.
Considerando a construção da masculinidade e dos estereótipos associados a essa masculinidade (muito influenciados, inclusive, por alguns desses filmes “clássicos” de ação dos anos 1980 e 1990), Top Gun: Maverick não tenta, e nem quer, quebrar com esses padrões. A velocidade, os aviões, a força, o poderio militar, todas essas marcas continuam presentes e sendo exaltadas na continuação de 2022. O que o filme faz são pequenas concessões, quase a contragosto (sem exageros, em uma cena do começo do filme, o almirante Chester Cain, vivido por Ed Harris diz a Maverick que “o fim é inevitável (…) sua espécie está em extinção”, ao que Maverick responde “pode ser que sim, senhor. Mas não hoje.”).
Entre os doze pilotos que aparecem no filme, independente de constarem ou não no elenco principal, temos duas mulheres, dois homens negros e dois asiáticos. Em comparação, no primeiro filme, de 1986, entre o grupo dos pilotos existia somente um homem negro, e todos os demais eram homens brancos. A existência de pilotos mulheres é constantemente lembrada, principalmente no começo do filme, e apontada como um diferencial talvez não só da indústria do cinema mas também do serviço militar estadounidense.
Do ponto de vista racial, o filme apresenta ainda dois homens negros com papéis relevantes: Bernie “Hondo” Coleman (Bashir Salahuddin), um oficial e ajudante de Maverick, que o acompanha no treinamento dos pilotos, e o Almirante Solomon “Warlock” Bates (Charles Parnell), um dos militares da mais alta patente apresentados no filme.
Quanto aos personagens PcD, vale destacar o papel representado por Val Kilmer, do Almirante Tom “Iceman” Kazansky. Val Kilmer precisou realizar uma traqueostomia como parte do tratamento de um câncer, em 2020, e perdeu grande parte de sua capacidade vocal. Semelhante à vida real, o personagem Tom “Iceman” também perdeu parte da voz por conta de um câncer, e utiliza tecnologia assistiva (no caso, um computador no qual ele digita o que quer comunicar). É uma aparição que dura poucos momentos, mas carrega uma forte carga dramática para o enredo.
Vale também a pena destacar que o filme tem uma mensagem muito ambígua sobre o uso de força para resolução de problemas diplomáticos, sendo que os EUA aparecem com muita naturalidade jogando bombas e explodindo aviões e helicópteros de “inimigos” não-declarados.
Representatividade de gênero, raça e LGBTQIA+/PcD
Direção e Roteiro*
* Classificação é feita de acordo com a declaração pública e disponível das pessoas LGBTQIA+/PcD e heteroidentificação de raça e gênero
O filme foi dirigido por Joseph Kosinski e roteirizado por Ehren Kruger, Eric Warren Singer, Christopher McQuarrie, Peter Craig e Justin Marks. Todos são homens brancos. Não encontramos referência a qualquer um deles serem da comunidade LGBTQIA+ ou serem PcD.
Dessa forma, a ficha técnica principal (direção e roteiro) é composta por 0% de profissionais não brancos, 0% de mulheres, 0% de PcD e 0% de LGBTQIA+.
Elenco principal*
Créditos iniciais/finais
* Classificação é feita de acordo com a declaração pública e disponível das pessoas LGBTQIA+/PcD e heteroidentificação de raça e gênero
Aparecem em destaque nos créditos finais: Tom Cruise, Jennifer Connelly, Val Kilmer, Ed Harris, Bashir Salahuddin, Charles Parnell, Jon Hamm, Greg Tarzan Davis, Danny Ramirez, Jay Ellis, Lewis Pullman, Monica Barbaro, Glen Powell, Milles Teller. Dos quatorze atores principais, há duas mulheres e cinco não brancos. Como mencionado anteriormente, Val Kilmer perdeu parte de sua capacidade de fala devido a um câncer na garganta. Não encontramos referência a qualquer um dos atores serem da comunidade LGBTQIA+.
Dessa forma, o elenco principal é composto por 14,28% de mulheres, por 35,71% de atores não brancos, por 0% de atores LGBTQIA+ e por 7,14% PcD.
Representação
Mulheres
Presença (Bechdel-Wallace)
As mulheres têm nome?
Se falam por mais de 60 segundos?
Sobre outro assunto que não seja homens?
O filme apresenta três personagens mulheres, Penny (Jennifer Connelly), sua filha Amelia (Lyliana Wray) e a tenente Natasha “Fênix” Trace (Monica Barbaro). Existem dois diálogos entre Penny e Amelia que não são sobre homens.
Arco Dramático (Mako-Mori)
Tem mulher?
Tem arco dramático próprio?
O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de gênero?
Reprovado.
Apesar das personagens existirem, elas servem somente como apoio para os personagens principais. Somente Pete “Maverick” e Bradley “Rooster” têm arcos dramáticos próprios no filme, embora o de Rooster seja totalmente centrado no passado, tanto de seu pai quanto do passado do próprio Maverick.
Competência (Tauriel)
Houve mulher(es) com atividade profissional definida?
Ela é competente na atividade?
Grau da Competência Caso a mulher seja competente, quão competentes elas são em sua atividade profissional (1 a 5 , sendo 1 – pouco competente e 5 – muito competente)
Houve reconhecimento dessa competência?
Aprovado
Nota: 5
Penny é dona de um bar, que está sempre cheio, e dirige um barco, ensinando assuntos de náutica e navegação para Maverick. Natasha “Fênix” Trace é uma excelente piloto de caça e tem o reconhecimento quando é escolhida para cumprir a missão final.
Apresentação de estereótipos
Como é a representação das personagens mulheres (escala de -1 a 3)
Sendo -1, estereótipos ofensivos;
0, não tem;
1, personagem de apoio ou secundários/principais com muitos estereótipos;
2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos;
3, personagem principal/secundário muito bem representada, ou personagem principal sem ou com pouquíssimos estereótipos
Nota: 2
Penny faz o par romântico com o capitão Pete “Maverick” Mitchel. Ambos possuem uma história juntos e não se encontravam a cerca de três anos. Penny é dona do bar que fica próximo à escola de aviação, além disso ela tem um barco, e aparentemente faz a manutenção dele junto com a sua filha, Amelia. Natasha “Fênix” é uma piloto de caça muito competente, que está entre os escolhidos para cumprir a missão final. Não se sabe nada a respeito dela, a não ser que pilota caças. As personagens são, portanto, todas secundárias, mas não possuem muitos estereótipos (e nem muita profundidade).
Raça
Arco dramático (Mako Mori)
Tem personagem não branco?
Tem arco dramático próprio?
O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de raça?
Reprovado.
Nenhum personagem não branco possui arco dramático próprio no filme.
Apresentação de estereótipos
Como é a representação dos personagens não-brancos (escala de -1 a 3)
Sendo -1, estereótipos ofensivos;
0, não tem;
1, personagem de apoio ou secundários/principais com muitos estereótipos;
2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos;
3, personagem principal/secundário muito bem representada, ou personagem principal sem ou com pouquíssimos estereótipos
Nota: 2
Do mesmo modo que na representação das mulheres, os personagens não brancos são apresentados todos de forma superficial, apresentando poucos estereótipos associados à raça.
LGBTQIA+
Arco dramático (Mako Mori)
Tem personagem LGBTQIA+?
Tem arco dramático próprio?
O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de LGBTQIA+?
Reprovado.
Não existem personagens LGBTQIA+ no filme.
Apresentação de estereótipos
Como é a representação das personagens LGBTQIA+ (escala de -1 a 3)
Sendo -1, estereótipos ofensivos;
0, não tem;
1, personagem de apoio ou secundários/principais com muitos estereótipos;
2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos;
3, personagem principal/secundário muito bem representada, ou personagem principal sem ou com pouquíssimos estereótipos
Nota: 0
Não existem personagens LGBTQIA+ no filme.
PcD
Arco dramático (Mako Mori)
Tem personagem PcD? Tem arco dramático próprio?
O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de PcD?
Reprovado.
Há apenas um personagem PcD, que não tem arco dramático próprio.
Apresentação de estereótipos
Como é a representação das personagens PcD (escala de -1 a 3)
Sendo -1, estereótipos ofensivos;
0, não tem;
1, personagem de apoio ou secundários/principais com muitos estereótipos;
2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos;
3, personagem principal/secundário muito bem representada, ou personagem principal sem ou com pouquíssimos estereótipos
Nota: 1
O personagem Tom “Iceman” Kazansky se comunica com auxílio de um computador pois tem dificuldade para falar. Boa parte da atuação e da carga dramática da cena é transmitida através do diálogo escrito. Tom “Iceman” possui apenas algumas poucas linhas de diálogo, marcados pela voz rouca de Val Kilmer.