Categorias
Pesquisa

Dados: filmes brasileiros lançados de 1995 a 2019 de diretoras mulheres

Compartilhe!

Sabemos que ainda temos um longo caminho para percorrer para que mais mulheres diretoras consigam produzir, distribuir e lançar filmes comercialmente no Brasil. Já conhecemos algumas dessas diretoras, inclusive as que fizeram história no cinema brasileiro! Mas quais são os filmes lançados comercialmente por essas diretoras?

Com o intuito de acompanharmos os lançamentos ano a ano, fizemos o gráfico abaixo com os filmes brasileiros lançados comercialmente de 1995 a 2019 que foram dirigidos apenas por mulheres – além dos filmes dirigidos por uma mulher, consideramos também codireção apenas de mulheres. Para saber qual o filme e diretora, basta passar o mouse em cima da estrela:

Os dados utilizados são da Agência Nacional do Cinema, através do OCA – Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, mas não possuíam uma coluna com a identidade de gênero dos diretores e das diretoras. Portanto, com muita pesquisa e esforço, uma coluna de identidade de gênero foi adicionada à planilha original do OCA – com apoio de Lina Távora – para que fosse possível filtrar os filmes dirigidos e codirigidos apenas por mulheres.

Temos então alguns pontos interessantes: apenas um filme dirigido por mulher foi lançado em 1999 (Xuxa Requebra, da Tizuca Yamazaki) e a partir de 2005 temos mais mulheres na direção de filmes lançados comercialmente. O gráfico a seguir ajuda a identificar os anos com mais filmes lançados que foram dirigidos apenas por mulheres:

Fonte: Elaboração própria. Dados da Ancine.

Os anos de 1995, 1999, 2000 e 2004 tiveram o menor quantitativo de filmes lançados, já em 2018 tivemos 39 filmes dirigidos por mulheres lançados comercialmente no Brasil, dez a mais do que o recorde anterior em 2016. Infelizmente, em 2019, tivemos 27 filmes lançados, o que não contribuiu para termos uma série histórica de aumento de cinema de mulheres.

E quanto à bilheteria? Será que os filmes lançados comercialmente dirigidos por mulheres têm um bom retorno financeiro? Vejamos o gráfico abaixo com as 10 maiores bilheterias de filmes dirigidos por mulheres:

Fonte: Elaboração própria. Dados da Ancine.

O eixo y corresponde à renda em dezenas de milhões de reais. Assim, o filme de 2018 Minha Vida Em Marte, dirigido por Susana Garcia, rendeu mais de 81 milhões de reais. Garcia também fica em segundo lugar com o terceiro filme da maravilhosa Dona Hermínia, interpretada por Paulo Gustavo, Minha Mãe É Uma Peça 3, de 2019. Júlia Rezende fica nas três próximas posições com a franquia Meu Passado Me Condena e De Pernas Pro Ar 3; seguida por Cris D’Amato com É Fada!, a franquia S.O.S. Mulheres Ao Mar e Os Parças 2; na 10ª posição temos Vivianne Jundi com o filme de 2018 Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano.

É possível perceber que temos uma concentração no top 10 de bilheteria de diretoras que já têm histórico de filmes de longa-metragem lançados – a concentração também é de raça, uma vez que todas as diretoras no top 10 são brancas -, além disso os filmes foram produzidos em sua maioria por produtoras do Rio de Janeiro – apenas Os Parças 2 foi produzido por uma produtora de São Paulo. Assim, temos uma concentração geográfica e de diretoras no topo dos filmes com maior sucesso de bilheteria.

É importante pontuar que concentração geográfica não acontece apenas com as diretoras mulheres, há uma concentração no sudeste de produção cinematográfica nacional, o que impacta diretamente em quem é financiado e visto pelo público nacional e internacional. Entretanto, há uma maior diversidade de nomes de diretores homens, comparando à lista de mulheres no topo de bilheteria nacional.

Ainda temos muito a caminhar, mas é importante termos acesso aos dados para entendermos os problemas e também conhecer as diretoras que possuem lançamentos comerciais de filmes. Que mais e mais mulheres diversas cheguem ao topo, que haja oportunidades para produção e lançamento de cinema de mulheres.

Por Risla Miranda

Brilha os olhos quando fala de direitos humanos e se vê um dia programando games. Discutir numa mesa de bar acompanhada de uma cerveja bem lupulada é o paraíso. Criatividade vai desde meme a criar estratégias de ação de projetos. Curtindo o rolê de contar histórias através de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *