Continuamos com o nosso Especial do Oscar 2018 – #ElasNoOscar, analisando os filmes indicados à categoria de Melhor Filme na premiação deste ano.
O primeiro filme analisado foi o The Post: a guerra secreta. Lá também explicamos tudinho sobre esse especial e sobre os testes de representatividade!
O segundo filme analisado nesta série é Trama fantasma, de Paul Thomas Anderson, indicado a seis categorias no Oscar: Filme; Ator (Daniel Day-Lewis); Atriz Coadjuvante (Lesley Manville); Trilha Sonora Original (Jonny Greenwood); Figurino (Mark Bridges); e Direção (Paul Thomas Anderson).
Sinopse
Londres da década de 1950, universo de alfaiataria comandado pelo estilista Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis), famoso pelos modelos da alta corte. Homem rígido, rude, meticuloso perfeccionista, apaixonado pelo trabalho e que não acredita no amor. Até que aparece Alma, interpretada por Vicky Krieps, menina do interior que provoca em Reynolds sentimentos variados.
Sob a ótica das mulheres
O universo do filme é dominado por mulheres. Predominantemente feminino. Mulheres de ofício, costureiras; mulheres clientes, condessas e princesas; e as mulheres da vida do Reynolds: sua mãe, presente no sonho e na imaginação; sua dura, protetora e assertiva irmã, Cyril, e Alma.
Cyril tem personalidade forte, braço direito, esquerdo e cérebro da operação do trabalho do irmão; prática e dedicada ao dever de deixar Reynolds seguir com o ofício ao qual tem talento. Alma, quando aparece, aparenta uma grande ingenuidade e um encantamento por Reynolds, mas, no decorrer da trama, ela vai se mostrando diferente, um pouco atrapalhada, “moleca”, e também completamente dedicada à sua paixão. Depois de entender o universo ao qual Reynolds pertence, ela se coloca, briga, bate de frente, sem medo. No começo, ela perde. Incrivelmente inteligente, percebe a dinâmica necessária para que aconteça o que deseja, do jeito dela, e reverte a situação de forma espetacular. É um filme à serviço do personagem masculino principal, mas com personagens femininas fortes que equilibram a dinâmica.
Ficha Técnica
A ficha técnica possui 15,38% de representatividade feminina, sendo que as duas funções que possuem mulheres são compartilhadas (Produção e Produção Executiva).
Elenco Principal
Nos créditos finais do filme, são apresentados três nomes, sendo que somente um é masculino, sendo assim 66,67% de representatividade feminina.
Bechdel-Wallace
Aprovado.
Mesmo aprovado e apesar de existirem muitas personagens femininas, as que têm nome não possuem tantas falas entre si sobre algo que não seja sobre o gênero masculino.
Mako-Mori
Reprovado.
O arco dramático tanto de Alma quanto de Cyril estão completamente ligados ao de Reynolds.
Tauriel
Aprovado.
Apesar de Alma crescer no decorrer da trama de forma brilhante, ela é o par romântico de Reynolds. Mas, Cyril, por outro lado é competente no que faz, assim como as costureiras Biddy, Nana e Pippa.
Barnett
Aprovado.
O filme tem poucos personagens masculinos com diálogos entre eles, assim como os diálogos entre as mulheres também são poucos. A única cena que pode ser entendida como violência explícita atrelada ao sexo masculino é quando o personagem Reynolds explode e grita com uma funcionária de sua cliente, todavia não foi interpretado como atrelada ao gênero masculino, tendo em vista o contexto da cena, por isso, considerado aprovado no teste.
Resumo dos testes de representação e representatividade
Representatividade feminina na ficha técnica | 15,38% de mulheres nos principais cargos da ficha técnica |
Representatividade feminina no elenco principal | 66,67% de presença feminina no elenco principal |
Bechdel-Wallace | Aprovado |
Mako-Mori | Reprovado |
Tauriel | Aprovado |
Barnett | Aprovado |
3 respostas em “Elas no Oscar 2018: Trama fantasma | Testes de representação e representatividade”
Muito bom! Consegue dar uma boa visão sobre como as mulheres são retratadas e sobre a dinâmica entre personagens sem dar spoilers!!! 🙂
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