Categorias
Listas

Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência | Lista de filmes sobre Marie Curie

Compartilhe!

11 de fevereiro é Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O Dia foi aprovado pela Assembleia das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015, por meio da Resolução A/RES/70/212, para promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência. Segundo a Unesco: 

“Apenas 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres. As mulheres continuam sub-representadas nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas (Science, Technology, Engineering and Mathematics –  STEM), tanto no âmbito da graduação quanto no âmbito das pesquisas. Mesmo nos campos científicos onde as mulheres estão presentes, elas são sub-representadas nas decisões políticas tomadas nos mais altos níveis da pesquisa científica”.

Uma pesquisa realizada por organizações latino-americanas e financiada pela Disney para entender como as crianças de hoje estão se preparando para seguir essas carreiras e se há alguma diferença entre os estímulos dados aos meninos e às meninas apontou que “nove em cada dez meninas de seis a oito anos associam a engenharia a ‘afinidades e destrezas masculinas’”.

Para celebrar a data e para mostrar modelos de cientistas mulheres, demos um mergulho audiovisual em diversas adaptações sobre a vida e o trabalho de uma renomada cientista – Marie Curie. As obras têm diversos formatos – ficção, documentário, docudrama; várias são faladas em francês. 

A importância de Marie Curie é hoje inquestionável. A polonesa naturalizada francesa dedicou sua vida à ciência. Marie Curie (7 de novembro de 1867 –  4 de julho de 1934) foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e a única a ganhar duas vezes (em áreas distintas): um em Física, em 1903, e um em Química, em 1911. Ela também foi a primeira mulher a ensinar na Universidade de Sorbonne. Marie Curie descobriu os elementos químicos rádio e polônio. A sua pesquisa revolucionária estabeleceu as bases para a nossa compreensão da física e da química, abriu caminhos na oncologia, tecnologia, medicina e física nuclear, para citar alguns. 

Marie Curie - única mulher na imagem da 5ª Conferência de Solvay, em Bruxelas (Bélgica), em 1927
Marie Curie é a única mulher na imagem da 5ª Conferência de Solvay, em Bruxelas (Bélgica), em 1927

Marie Curie e as adaptações audiovisuais sobre a sua vida

Madame Curie, de Mervyn LeRoy (1943)

https://www.imdb.com/video/vi3113681177?playlistId=tt0036126&ref_=tt_ov_vi

A cinebiografia Madame Curie (1943), dirigida por Mervyn LeRoy, tem Greer Garson no papel da cientista. A atriz foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1944.

Les palmes de M. Schutz, de Claude Pinoteau (1997)

Uma versão de comédia da vida de Marie e Pierre Curie e suas descobertas em torno da radioatividade. Nesta adaptação, a cientista é vivida por Isabelle Huppert.

Marie Curie: More Than Meets the Eye, Richard Mozer (1997)

https://www.youtube.com/watch?v=1KjvdmIt0-s

Durante a Primeira Guerra Mundial, as jovens irmãs Boudreau decidem ajudar na guerra capturando espiões. As estranhas atividades da cientista Marie Curie, interpretada por Kate Trotter, fazem dela uma das principais suspeitas.

Dans les pas de Marie Curie, de Krzysztof Rogulski (2011)

A produção é um docudrama. O filme fala dos principais estágios da vida e carreira de Marie Curie.

Marie Curie, au-delà du mythe, de Michel Vuillermet (2011)

O trabalho de Marie Curie é exemplar. Mas por trás do véu da celebrada pesquisadora, por trás da imagem da cientista, quem era ela?

Marie Curie, une femme sur le front, de Alain Brunard

Uma crônica da contribuição inestimável da física Marie Curie ao tratamento de soldados feridos durante a Primeira Guerra Mundial, e sua parceria profissional com o pioneiro em radioterapia Claudius Regaud.

Marie Curie – The courage of knowledge, de Marie Noëlle (2016)

Karolina Gruszka interpreta Marie Curie. O filme é dirigido por Marie Noëlle, que também esteve à frente de  The Anarchist’s Wife (2008) and Amor ao Extremo (2001).

O gênio de Marie Curie – Shohini Ghose – TED ED (2016)

O que foi exatamente que Marie Curie fez? Shohini Ghose mostra algumas das descobertas mais revolucionárias de Marie Skłodowska Curie. Lição de Shohini Ghose, animação de Anna Nowakowska.

Radioactive, de Marjane Satrapi (2019)

A cinebiografia, dirigida por Marjane Satrapi, é uma adaptação do livro de Radioactive: Marie & Pierre Curie: A tale of love and fallout, de Lauren Redniss. Curie é interpretada por Rosamund Pike, enquanto Sam Riley viverá seu marido, Pierre Curie. A trama conta a história da Marie e sua luta para ser ouvida e respeitada pela comunidade científica de sua época, além de retratar seu casamento e as descobertas científicas ao lado de seu marido — em especial importantes elementos químicos que trazem à tona a radioatividade; rádio e polônio.

Marjane Satrapi é a criadora de Persépolis, História em Quadrinho que virou filme de animação em 2007. A artista gráfica Marjane Satrapi nasceu no Irã em 1969 e lançou os quadrinhos em francês, em quatro partes, entre 2000 e 2003 como forma de contar a história de seu país e de sua cultura. 

MARIE CURIE | O Álbum das Mulheres Incríveis, de Natalia Milano (2019)

O Álbum das Mulheres Incríveis conta a história de grandes figuras femininas que mudaram o mundo. 

“Acredito que representatividade é fundamental para que jovens mulheres possam ter referência, para sonharem alto e alcançarem todos os seus objetivos. Acho que simbolicamente o álbum, ao ser compartilhado, é mais do que uma ferramenta, ele é uma arma, nos munindo da inspiração que tanto nos faltou”, afirma a criadora Natália Milano. 

Por Lina Távora

É uma cearense que mora em Brasília, jornalista fora da redação, mestre em comunicação/cinema, feminista em construção, mãe com todo o coração e tem no audiovisual uma paixão constante e uma fé no seu impacto para uma mudança positiva na sociedade.

Uma resposta em “Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência | Lista de filmes sobre Marie Curie”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *