Você sabe o que é transfake?
É a prática de escalar pessoas cis para interpretar personagens trans e travestis, ignorando tantos atores e atrizes trans talentosos que poderiam receber esses papéis.
A prática é comparada ao blackface (escalação de atores brancos para interpretar personagens negros), que por tantos anos foi utilizada para negar papeis a atores negros sob o falso argumento de que não existiam profissionais negros competentes o suficiente para serem selecionados. Essa prática hoje em dia é muito debatida e extremamente criticada. Mas não podemos falar o mesmo sobre o transfake.
É muito comum encontrarmos obras audiovisuais (inclusive premiadas e de grande bilheteria) centradas na experiência de personagens trans, mas com atores e atrizes cis interpretando os papeis principais. E infelizmente pouco se debate a respeito.
Pensando nisso, decidimos listar algumas obras que acertaram ao escalar atrizes trans para interpretar mulheres trans.
6 filmes e séries com representação trans
1 – Orange is the new black – Laverne Cox
O papel de Sophia Burset rendeu a Laverne Cox uma indicação ao Emmy como melhor atriz convidada em uma série de comédia em 2014, tornando-a a 1ª mulher trans a ser indicada na categoria. Ela foi novamente indicada em 2017, 2019 e 2020, mas até agora não foi premiada.
2 – Pose – Elenco
Essa é a série com maior elenco trans da história da televisão. A falta de indicações no Emmy para as maravilhosas atrizes trans do programa gerou estranhamento e tristeza.
3 – Moxie – Josie Totah
Josie interpreta uma personagem coadjuvante nesse filme adolescente. Apesar de ter pouco espaço na trama, é revolucionário ter uma personagem trans em um universo de high school. A personagem é inserida na narrativa de forma natural, sem que sua participação esteja vinculada à sua identidade de gênero.
4 – Crônicas de São Francisco – Jen Richards e Daniela Vega
Apesar da personagem Anna Madrigal na fase mais velha (série lançada na década de 1990) ter sido interpretada por uma atriz cis, em flashbacks que mostram o início de sua vida adulta, ela é interpretada por Jen Richards (essa parte da série foi realizada em 2019). Em um capítulo inteiro, a vemos brilhar como a querida Anna Madrigal, na década de 60, logo que chegou a San Francisco. Nesse período, ela se aproximou de Ysela (Daniela Vega), uma mulher trans que, ao contrário de Anna, não passa despercebida, sofrendo com a violência da polícia e com a dificuldade para conseguir emprego. Jen Richards foi indicada ao Emmy em 2016 pelo programa Her story.
5 – Uma mulher fantástica – Daniela Vega
O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018. No mesmo ano, a atriz chilena tornou-se a primeira pessoa assumidamente trans a apresentar uma cerimônia do Oscar.
6 – Sense 8 – Jamie Clayton
Nomi Marks, interpretada por Jamie Clayton, é uma das protagonistas na série Sense8. Nomi é uma mulher inteligente, ativista (acktivista), segura de si e apaixonada por sua mulher, Amanita. Nomi cresceu em uma família que não a aceitava e mesmo adulta precisa enfrentar preconceitos de seus familiares.
2 respostas em “Mulheres trans: 6 filmes e séries com representação trans”
[…] Já falamos sobre o termo transfake (prática de escalar pessoas cis para interpretar personagens trans) e agora vamos celebrar obras brasileiras que escalaram atrizes trans. […]
[…] interpretando as personagens durante a fase de transição, mostrando de uma vez por todas que transfake não é justificável em nenhuma […]