O filme Oppenheimer é o campeão de indicações do Oscar 2024, com 13 nomeações: Filme, Direção, Ator Principal (Cillian Murphy), Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Atriz Coadjuvante (Emily Blunt), Roteiro Adaptado, Figurino, Cabelo e Maquiagem, Trilha Sonora, Design de Produção / Direção de Arte, Edição, Som e Fotografia. Destaque para as mulheres indicadas: Luisa Abel (Cabelo e Maquiagem), Emma Thomas (Filme – juntamente com Charles Roven e Christopher Nolan), Emily Blunt (Atriz Coadjuvante), Jennifer Lame (Edição), Ruth de Jong e Claire Kaufman (Design de Produção / Direção de Arte) Ellen Mirojnick (Figurino).
Oppenheimer é o décimo sétimo trabalho de Nolan como diretor e, até o momento, já conquistou 305 prêmios em 381 nomeações, dentre eles BAFTA (6 prêmios, incluindo filme e direção), Critics Choice Awards (8 prêmios, incluindo filme e direção), Globo de Ouro (5 prêmios, incluindo direção e filme de drama).
A história é baseada em fatos reais relatados no livro “Oppenheimer (O livro que deu origem ao filme de Christopher Nolan): O triunfo e a tragédia do Prometeu americano” de Kai Bird e Martin J. Sherwin. A obra traz os bastidores do cientista Oppenheimer na criação, desenvolvimento, produção e execução da bomba atômica norte-americana, durante o período da Segunda Guerra Mundial e pré Guerra Fria, com perseguição de pessoas vinculadas aos ideais socialistas considerados comunistas.
A seguir, analisamos o filme Oppenheimer com o nosso Teste Arte Aberta.
Sinopse
De acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers
Os bastidores do desenvolvimento da bomba atômica pelo físico J. Robert Oppenheimer e a criação do Projeto Manhattan, durante a Segunda Guerra Mundial contra a Alemanha nazista.
Ótica de gênero, raça e LGBTQIA+/PcD
O filme é centrado na história do renomado físico J. Robert Oppenheimer e em seu papel na construção da bomba atômica. Costura parte de inquérito sobre a sua conduta sindical, em que ele é acusado de ser comunista, com o histórico da criação da bomba atômica, em meio à disputa contra a Alemanha e a União Soviética. É um filme centrado nos bastidores políticos, que em sua maioria são formados por homens brancos.
Há uma pequena participação de algumas mulheres na trama, sobretudo na parte sindical e na parte amorosa ligadas a Oppenheimer. No contexto sindical, elas são apresentadas como idealistas e com opiniões ativas ligadas a ideais socialistas.
Na parte amorosa, há uma co-dependência emocional da personagem Jean em relação ao protagonista, levando-a inclusive a um trágico fim. Nas poucas participações dela na obra, há um tratamento sexualizado desproporcional em relação a Oppenheimer. Ele, por sua vez, parece não querer abandoná-la, mas ao mesmo tempo não a prioriza, como ela faz com ele. A trama de Jean é completamente vinculada a de Oppenheimer.
Isso também acontece com a esposa de Oppenheimer, Kitty, uma bióloga não atuante. A partir do momento em que ela engravida e eles se casam, a personagem passa a se dedicar integralmente à família. O filme demonstra que ela está sobrecarregada e infeliz, precisando de um tempo para si. Todavia, isso não é mais elaborado, e todas as inserções dela na trama estão a serviço dos problemas do marido, ainda que ela seja uma grande mentora para alguns momentos importantes de Oppenheimer, demonstrando ser uma mulher inteligente e sagaz.
Ainda, por se tratar de um filme que remete a uma época com pouca ou nenhuma participação feminina em cargos de liderança dentro do governo ou em STEM – atividades ligadas a ciências, tecnologia, engenharia e matemática – cabe destacar a presença de Lilli Horning.
As equipes responsáveis pela construção da bomba eram compostas por homens, até a sugestão de Oppenheimer de aumentar a segurança e o sigilo do processo adicionando as esposas e familiares dos cientistas, com a presença de datilógrafas, secretárias e posteriormente com a entrada Lilli, uma química. Ela é a personagem feminina com maior presença e ênfase na atividade profissional remunerada, tendo competência e certa liderança, o que pode ser verificado em seu discurso sobre os rumos que eles tomariam a partir da derrota da Alemanha.
Sob a ótica da representação de raça, o filme é focado apenas nos personagens brancos. Há uma pequena, mas importante participação de David Hill (Rami Malek) na história. O ator Rami Malek é estadunidense e filho de pais de origem egípcia. Todavia, o personagem não apresenta arco dramático próprio, apesar de seu depoimento ser importante para o julgamento de Oppenheimer.
Cabe indicar que o personagem principal, Oppenheimer, é um homem branco judeu, sendo considerada uma questão étnica-religiosa e não fazendo parte da classificação do Teste Arte Aberta.
No filme, não há representação de pessoas LGBTQIA+ ou PcD.
Representatividade de gênero, raça e LGBTQIA+/PcD
Direção e Roteiro*
* Classificação é feita de acordo com a declaração pública e disponível das pessoas LGBTQIA+/PcD e heteroidentificação de raça e gênero
A direção e o roteiro do filme são de Christopher Nolan.
A ficha técnica principal (direção e roteiro) é composta 0% por pessoas não brancas, 0% por mulheres, 0% PcD e 0% LGBTQIA+.
Elenco principal*
Créditos iniciais/finais
* Classificação é feita de acordo com a declaração pública e disponível das pessoas LGBTQIA+/PcD e heteroidentificação de raça e gênero
Nos créditos finais, aparecem 21 nomes em destaque, tendo os sete primeiros um destaque maior que os outros. São eles: Cillian Murphy (J. Robert Oppenheimer), Emily Blunt (Kitty Oppenheimer), Matt Damon (Leslie Groves), Robert Downey Jr. (Lewis Strauss), Florence Pugh (Jean Tatlock), Josh Zuckerman (Rossi Lomanitz), Casey Affleck (Boris Pash).
Assim, temos duas mulheres brancas e cinco homens brancos. Não encontramos nada na internet sobre o elenco ser LGBTQIA+ e PcD. Dessa forma, o elenco principal de destaque é composto por 28,6% de mulheres, 0% de não brancos, 0% LGBTQIA+ e 0% de PcD.
Representação
Mulheres
Presença (Bechdel-Wallace)
As mulheres têm nome?
Se falam por mais de 60 segundos?
Sobre outro assunto que não seja homens?
Há diversas personagens com nomes (Kitty Oppenheimer, Jean, Barbara, Jackie Oppenheimer, Ruth, Lilli, Charlotte), mas elas não conversam entre si por mais de 60 segundos sobre outros assuntos que não sejam homens. Existe uma fala entre Kitty e Charlotte no telefone que não dura nem um segundo e o assunto é um código que Oppenheimer passa para a esposa sobre a situação deles a partir do teste da bomba.
Arco Dramático (Mako-Mori)
Tem mulher?
Tem arco dramático próprio?
O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de gênero?
Reprovado.
São três mulheres com maior participação na história: Kitty Oppenheimer, Jean e Lilli. Dessas, as duas primeiras estão intimamente ligadas a Oppenheimer por terem relacionamentos amorosos com ele. Não há uma trama desenvolvida pelas personagens, ainda que o filme apresente superficialmente suas características. Os arcos delas estão intimamente ligados a Oppenheimer e vinculados a alguns estereótipos de gênero.
Jean se apresenta como uma mulher com ideais, mas devido a problemas psicológicos e ao abandono emocional de Oppenheimer, ainda que eventualmente disponível de forma sexual, ela acaba tomando uma atitude drástica em relação à sua vida.
Kitty tem seu arco completamente ligado a Oppenheimer, a partir do momento em que engravida e eles passam a ser um casal. Ela já havia se casado anteriormente outras vezes, fez parte do Partido Comunista e é formada em biologia, apesar de não exercer a profissão. Com o casamento, ela passa a se dedicar somente à família, o que em dado momento faz com que ela saia do eixo e precise de um tempo para si. Sua presença na trama é sempre vinculada aos problemas do marido, tendo, inclusive, grande impacto em alguns momentos importantes do protagonista.
Lilli é formada em Química e convidada para integrar a equipe de desenvolvimento da bomba. Ela apresenta certa liderança, fazendo inclusive um pequeno discurso na obra, mas sua narrativa não é desenvolvida na trama.
Competência (Tauriel)
Houve mulher(es) com atividade profissional definida?
Ela é competente na atividade?
Grau da Competência Caso a mulher seja competente, quão competentes elas são em sua atividade profissional (1 a 5 , sendo 1 – pouco competente e 5 – muito competente)
Houve reconhecimento dessa competência?
Aprovado.
Nota: 3
A cunhada de Oppenheimer, Jackie, é mencionada como garçonete, e também há certa participação de mulheres no movimento sindical e comunista. Todavia, não há ênfase contundente no reconhecimento das competências das mulheres em atividades remuneradas, tal qual é feito com os personagens masculinos.
A despeito disso, Lilli trabalha como química e passa a integrar a equipe responsável pela construção da bomba. A obra dá destaque à sua atividade profissional remunerada e a personagem é mostrada como competente e com espírito de liderança.
Qualidade da representação – mulheres
Como é a representação das personagens mulheres (escala de -1 a 3)
Sendo -1, estereótipos ofensivos;
0, não tem;
1, personagem de apoio ou secundários/principais com muitos estereótipos;
2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos;
3, personagem principal/secundário muito bem representada, ou personagem principal sem ou com pouquíssimos estereótipos
Nota: 2
Há uma certa variedade de mulheres brancas na narrativa, trabalhando como garçonete, química, bióloga e ativistas. Por se tratar de um filme de época, a trama acaba apresentando diversos estereótipos de gênero e representando as mulheres incubidas pelas atividades domésticas, de cuidado com a família e com pouca ênfase nas qualidades profissionais, quando comparadas com os personagens masculinos.
A importância das personagens Jean e Kitty na trama está mais atrelada ao relacionamento amoroso com o personagem principal, não tendo de fato uma construção complexa e profunda de personalidade. E no caso de Jean, há destaque explícito na esfera sexual. Além dessas personagens, temos Lilli, que tem uma presença sem estereótipo de gênero, estando dentro do grupo de cientistas. Todavia, não sabemos nada de sua história e seu papel é pequeno na trama.
Raça
Arco dramático (Mako Mori)
Tem personagem não branco?
Tem arco dramático próprio?
O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de raça?
Reprovado.
O filme é focado apenas nos personagens brancos, com exceção da já mencionada participação de David Hill, que não tem arco dramático próprio.
Qualidade da representação – raça
Como é a representação dos personagens não brancos (escala de -1 a 3)
Sendo -1, estereótipos ofensivos;
0, não tem;
1, personagem de apoio ou secundários/principais com muitos estereótipos;
2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos;
3, personagem principal/secundário muito bem representada, ou personagem principal sem ou com pouquíssimos estereótipos
Nota: 1
David Hill (Rami Malek) é um personagem de apoio sem estereótipos. Não há personagens principais nem secundários que sejam não brancos.
LGBTQIA+
Arco dramático (Mako Mori)
Tem personagem LGBTQIA+?
Tem arco dramático próprio?
O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de LGBTQIA+?
Reprovado.
Não há representação LGBTQIA+ no filme.
Qualidade da representação – LGBTQIA+
Como é a representação das personagens LGBTQIA+ (escala de -1 a 3)
Sendo -1, estereótipos ofensivos;
0, não tem;
1, personagem de apoio ou secundários/principais com muitos estereótipos;
2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos;
3, personagem principal/secundário muito bem representada, ou personagem principal sem ou com pouquíssimos estereótipos
Nota: 0
Não há representação LGBTQIA+ no filme.
PcD
Arco dramático (Mako Mori)
Tem personagem PcD? Tem arco dramático próprio?
O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de PcD?
Reprovado.
Não há representação PcD no filme.
Qualidade da representação – PcD
Como é a representação das personagens PcD (escala de -1 a 3)
Sendo -1, estereótipos ofensivos;
0, não tem;
1, personagem de apoio ou secundários/principais com muitos estereótipos;
2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos;
3, personagem principal/secundário muito bem representada, ou personagem principal sem ou com pouquíssimos estereótipos
Nota: 0
Não há representação PcD no filme.