Categorias
Elas no Oscar Premiações

Você conhece o Teste Arte Aberta? | Oscar 2024

Compartilhe!
teste arte aberta: anatomia de uma queda

Como surgiu

O Coletivo Arte Aberta criou em 2021 o Teste Arte Aberta, com base em seus estudos sobre testes de Representação no Audiovisual; nas análises dos indicados ao Oscar na categoria Melhor Filme, realizadas desde 2018; e na pesquisa  Cinema Brasiliense: gênero e representação, lançada em 2022. 

O Teste Arte Aberta 

Visão geral

Sinopse geral do filme

A ótica de gênero, raça e LGBTQIA+/PcD

Representatividade de gênero, raça e LGBTQIA+/PcD:

Na direção e roteiro*

*Na ficha técnica são analisadas apenas as funções de Direção e de Roteiro com base no F-Rated.

No elenco principal* Créditos iniciais/finais

* A classificação é feita de acordo com declaração pública e disponível na internet das pessoas LGBTQIA+/PcD e heteroidentificação de raça e gênero.

Justine Triet no Teste Arte Aberta

Análise da representação das mulheres*:

* Análise inspirada no Media Diversity, que avalia a presença de estereótipos vinculados a minorias (mulheres, não-brancos, LGBTQIA+ e PcD), e nos testes de representação de diversidade nas obras.

Presença (com base no teste Bechdel-Wallace) Existem pelo menos duas mulheres com nome no filme? Elas dialogam entre si por mais de 60 segundos sobre outro assunto que não seja homens? 

Arco Dramático (com base no teste Mako-Mori) Tem mulher no filme? Ela tem arco dramático próprio? O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de gênero?

Competência (com base no teste Tauriel) – No filme tem mulher(es) com atividade profissional definida? Ela é competente nessa atividade? 

Grau de Competência – Caso a mulher seja competente, quão competente ela é em sua atividade profissional (1 a 5 , sendo  1 – pouco competente e 5 – muito competente)  – Houve reconhecimento dessa competência?

Análise da representação das mulheres – Como é a representação das personagens mulheres na obra?

Utilizamos uma escala de -1 a 3:  

Sendo -1, estereótipos ofensivos;  0, não tem; 1, personagens de apoio ou personagens secundários/principais com muitos estereótipos;  2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos; 3, personagens principais/secundários muito bem representados ou personagens principais sem ou com pouquíssimos  estereótipos.

Barbie no Teste Arte Aberta

Análise da representação de raça

Arco Dramático (com base no teste Mako-Mori) – Tem personagem não-branco? Tem arco dramático próprio? O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de raça?

Análise da representação de raça – Como é a representação dos personagens não-brancos na obra (escala de -1 a 3)?

American Fiction no Teste Arte Aberta

Análise da representação LGBTQIA+

Arco Dramático (com base no Mako-Mori) – Tem personagem LGBTQIA+? Tem arco dramático próprio? O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de LGBTQIA+?

Análise da representação LGBTQIA+ – Como é a representação dos personagens LGBTQIA+ na obra (escala de -1 a 3)?

Anatomia de uma queda - Teste Arte Aberta

Análise da representação PcD (Pessoas com Deficiência)

Arco Dramático (com base no Mako-Mori) – Tem personagem PcD? Tem arco dramático próprio? O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de PcD?

Análise da representação das PcD (Pessoas com Deficiência) – Como é a representação dos personagens PcD na obra (escala de -1 a 3)?

Teste arte aberta - anatomia de uma queda

Resumo

Ao final de cada análise, apresentamos o resumo da representatividade e da representação dos filmes e a pontuação no Teste Arte Aberta.

Para a pontuação são considerados os critérios dos testes de Presença, Arco Dramático, Competência (e grau de competência) no que diz respeito às mulheres, além da  representação dos personagens mulheres, não-brancos, LGBTQIA+ e PcD (quando houver), com os respectivos pesos para cada critério. As obras podem receber entre 0 e 3 estrelas como uma soma das pontuações em todos os critérios.

Oscar 2024

Este ano, vamos analisar as obras indicadas na categoria Melhor Filme, que dessa vez conta com três diretoras na lista: Greta Gerwig dirigiu Barbie, que totalizou oito indicações; Celine Song estreia na direção com o longa Vidas passadas, que recebeu duas indicações; e Justine Triet, diretora de Anatomia de uma queda, filme com cinco indicações.

Justine é a única mulher que está também indicada a Melhor Direção. E Greta é a única pessoa na história do Oscar que recebeu indicação a Melhor Filme por todos os seus três primeiros filmes.

#TítuloDireção
1American fictionCord Jefferson
2Anatomia de uma quedaJustine Triet
3BarbieGreta Gerwig
4Os rejeitadosAlexander Payne
5Assassinos da lua das floresMartin Scorsese
6MaestroBradley Cooper
7OppenheimerChristopher Nolan
8Vidas passadasCeline Song
9Pobres criaturasYorgos Lanthimos
10Zona de interesseJonathan Glazer

Ano passado, o vencedor do Teste Arte Aberta foi o filme Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo, com pontuação máxima de três estrelas. A obra foi vencedora também de sete Oscars, incluindo Melhor Filme.

teste arte aberta: tudo em todo lugar ao mesmo tempo

Por Natália Brandino

Tem a mania de analisar, segmentar, e planejar. Mas também de conversar de séries e bobagens da vida. Não se engane com a seriedade aparente da capricorniana que sempre se esconde atrás de um livro.

7 respostas em “Você conhece o Teste Arte Aberta? | Oscar 2024”

[…] O filme estreou no 50º Festival de Cinema de Toronto do ano passado e chegou aos cinemas brasileiros em janeiro de 2024. A obra teve indicações em diversos outros festivais, tendo vencido o Globo de Ouro de Atriz Coadjuvante e de Ator Principal em filme de comédia ou musical; e o Critics Choice Awards nas categorias de Atriz Coadjuvante, Ator e Ator/Atriz jovem.A seguir, analisamos o filme Os rejeitados com o nosso Teste Arte Aberta. Para saber mais sobre o teste, confira o texto introdutório. […]

[…] O filme, baseado no livro Erasure, escrito por Percival Everett, traz a perspectiva de um autor negro que tenta se afirmar no mercado editorial estadunidense. Para além das questões profissionais, Thelonious “Monk” Ellison (Jeffrey Wright) precisa se dedicar à família e a um questionamento subjetivo quanto à literatura que escreve, que consome e como se relaciona com outras pessoas, não só da sua família.A seguir, analisamos o filme Ficção americana com o nosso Teste Arte Aberta. Para saber mais sobre o teste, confira o texto introdutório. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *