O cinema brasileiro em cartaz
Nos últimos meses, semanas e dias temos enfrentado uma onda de silenciamento na cultura. E esse movimento já era esperado, uma vez que é pela cultura que há crítica, há vida, há superação. A liberdade é ponto importante para uma cultura diversa e que respeita a história e a humanidade. A cultura é, portanto, aliada ao não esquecimento, ação básica de direitos humanos.
Com a retirada dos cartazes de cinema brasileiro da sede e do site da Agência Nacional do Cinema (Ancine), decidimos participar do movimento #OCinemaBrasileiroEmCartaz. Fizemos uma galeria com os cartazes de filmes brasileiros dirigidos por mulheres – já que essa é nossa essência – com o intuito de marcarmos os cartazes como uma das narrativas presentes na história do cinema brasileiro. Que a gente não esqueça o que produzimos para que a cultura e o cinema continuem a reverberar nossa voz.
Utilizamos como uma das ferramentas de mapeamento o Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira, por isso, algumas peças possuem a logomarca da instituição.