Após 94 anos de Oscar, finalmente a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou a 3ª diretora mulher!
Jane Campion acaba de integrar o pequeno rol de diretoras premiadas, juntando-se a Kathryn Bigelow (Guerra ao terror, 2010) e Chloé Zhao (Nomadland, 2021).
Campion recebeu a estatueta pela direção do filme Ataque dos cães, que ela também roteirizou. O longa-metragem foi campeão de indicações nesta edição, concorrendo em 12 categorias.
Por Ataque dos cães, Jane Campion também recebeu em 2022 o BAFTA, o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Award de Melhor Direção, destacando-se como a mais premiada do ano.
Campion já havia concorrido na categoria de direção do Oscar em 1994, com o filme O piano (pelo qual ela recebeu o Oscar de Melhor Roteiro). Este ano, ela tornou-se a 1ª mulher na história a disputar na categoria de melhor direção duas vezes.
Ataque dos cães é uma adaptação do romance de 1967 escrito por Thomas Savage. E conta a história dos irmãos Burbank, que vivem em uma fazenda, nos anos 1920.
Em um ambiente hostil e isolado, os dois irmãos lidam de formas diferentes com a chegada de dois novos moradores, a viúva Rose e seu filho adolescente Peter. Frio e cruel, Phil dedica-se a atormentar a nova cunhada, criando um clima de tensão e ameaça constantes.
Além do filme, é possível assistir na Netflix o mini documentário Nos bastidores com Jane Campion, onde é possível acompanhar partes das filmagens e saber mais sobre o processo de criação e produção do longa.
Uma resposta em “Jane Campion é a terceira mulher a ganhar Melhor Direção no Oscar”
[…] à categoria de Melhor Filme no Oscar 2023. Após dois anos seguidos com mulheres indicadas à Direção, neste ano não temos nenhuma nomeada. Vale lembrar que em 95 edições, apenas sete mulheres foram […]