Minari foi dirigido e escrito por Lee Isaac Chung e já ganhou alguns prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. O filme foi construído a partir das memórias de Chung da sua família imigrante da Coréia. Por se tratar de uma construção ficcional a partir de memórias soltas e vívidas de Chung, o filme se torna uma quase autobiografia – para pegar aqui emprestada a ideia de “quase memória” do escritor Carlos Heitor Cony.
O filme recebeu seis indicações no Oscar 2021: Filme, Direção, Roteiro Original, Ator Principal (Steven Yeun), Atriz Coadjuvante (Yuh-Jung Youn) e Trilha Sonora.
Sinopse geral do filme
De acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers
Jacob e Monica Yi se mudam da Califórnia com seus dois filhos Anne e David para uma fazenda no Arkansas. O casal emigrou da Coréia para tentar uma outra vida nos Estados Unidos na década de 1980. Jacob Yi sonha em construir uma boa plantação e daí ter o sustento para a família. Monica Yi não compartilha o sonho do marido e se sente responsável pelo cuidado de todos em casa. Com a dinâmica familiar abalada, o casal tenta se reconectar, enquanto os filhos enfrentam os desafios de serem descendentes de imigrantes.
A ótica das mulheres
As mulheres estão em torno do núcleo familiar e representam uma relação intergeracional bem interessante: avó, mãe e filha. A avó (Yuh-Jung Youn) se muda a pedido do casal, após mais uma briga complicada entre Jacob e Monica sobre a mudança para o interior. A relação da avó é mais forte e complicada com o neto David (Alan Kim) já que ambos não se conheciam e precisam lidar com a expectativa de uma avó coreana com um neto estadunidense filho de coreanos.
Yuh-Jung Youn constrói uma relação afetiva com o neto, desmistificando a ideia de que não é uma “vovó de verdade”. O papel delicado da avó culmina na plantação de sementes de minari em um local afastado da casa sobre rodas, ainda que nos limites da fazenda dos Yi. Anne (Noel Kate Cho) tem poucas falas durante o filme, a maior parte delas se direciona à mãe e ao irmão mais novo. Anne começa a sentir uma responsabilidade pelo seu irmão e pela sua mãe.
Monica Yi (Yeri Han) é uma mulher determinada e se preocupa com a condição de saúde do filho mais novo. No início do filme é possível perceber que Monica se sente enganada pelo marido ao perceber que se mudaram da cidade para uma fazenda grande com diversos desafios que serão enfrentados pela família. Monica e Jacob (Steven Yeun) trabalham em uma fábrica que vende carne de frango e são responsáveis pela verificação do sexo dos pintinhos. Para Monica não há problema em permanecer nesse tipo de trabalho, enquanto Jacob sonha em ter sua própria fazenda sustentável.
Representatividade feminina na ficha técnica
Direção, Roteiro, Produção, Produção executiva, Direção de fotografia, Direção de arte, Figurino, Trilha sonora, Edição de som, Mixagem de som, Edição, Efeitos especiais e Maquiagem.
Tendo em vista as funções elencadas acima, restritas aos chefes de equipe e/ou pessoas que estão concorrendo ao Oscar, foram identificados nos créditos finais do filme 12 profissionais.
Destes, 9 são homens (Lee Isaac Chung acumula os cargos de diretor e de roteirista) e apenas 3 mulheres. Minari conta então com 25% de representatividade feminina em cargos-chave.
São elas: As produtoras Dede Gardner e Christina Oh e designer de figurino Susanna Song. Christina Oh aparece no rol de indicados para o prêmio de Melhor Filme por Minari.
Representatividade feminina no elenco principal
Créditos iniciais
Com base nos créditos que aparecem no início do filme, foram identificados sete nomes no elenco principal. Destes, quatro são homens e três mulheres. As mulheres estão no núcleo familiar da história, assim Yeri Han interpreta Monica; Yuh-Jung Youn (concorrendo ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante) interpreta Soonja, mãe de Monica; e a pequena Noel Kate Cho interpreta Anne, a filha mais velha. Portanto, a representatividade feminina no elenco principal fica em 42,85%.
Bechdel-Wallace
As mulheres têm nome? Se falam? É sobre homem?
Aprovado.
Apesar de o nome da vovó Soonja aparecer nos créditos finais, o nome da personagem não é falado no decorrer do filme, apenas sendo chamada ou referida como “mãe” ou “vovó”. É uma pena, já que a maioria dos diálogos interessantes é entre Monica e a mãe. Apesar disso, Anne e Monica conversam entre si em determinados momentos, alguns diálogos são sobre o pai e o irmão, outros são amenidades ou sobre a avó. Ainda que tenhamos mulheres interessantes e independentes, o filme é aprovado no teste pelos poucos diálogos entre personagens com nome.
Mako-Mori
Tem mulher? Tem arco dramático? É apoiado no arco do homem?
Aprovado.
Monica Yi põe em questão o próprio casamento para buscar o que acha melhor para si e para os filhos, mesmo ao pedir para o marido ir com eles, Monica não acha que precisa seguir o marido. Monica também treina bastante para melhorar seu tempo de identificação do sexo dos pintinhos na fábrica, mesmo com os comentários nada animadores do marido.
A avó Soonja é uma explosão de personalidade, é possível identificar o que gosta, o que não gosta. Soonja fala palavrão, é divertida e ama os netos, construindo uma relação de confiança com David. Um influencia o outro, construindo um amor familiar real entre gerações e entre culturas.
Apesar de não sabermos muito sobre Anne – o filme não revela -, é possível identificar uma personalidade própria de uma menina independente que sabe o que fazer nos momentos de tensão. A responsabilidade do irmão cai algumas vezes para ela, mas não é algo taxativo pelos pais.
Tauriel
Tem mulher? Ela só está na trama para ser par romântico/possui competência em algo?
Aprovado.
Mesmo aplicando este teste para todas as três personagens do filme – Soonja, Monica e Anne – é possível aprovar em todas as vezes. Soonja não aparece apenas para um alívio cômico ou para construir uma relação com David, a avó foi para a fazenda dos Yi para ficar mais próxima da filha que se sente solitária e com medo que alguma coisa aconteça com o coração de David. Soonja é a pessoa que escolhe o lugar para plantar as sementes de minari que acaba por ser um ótimo lugar, de acordo com Jacob Yi. A plantação de minari é uma delicada referência à resiliência dos imigrantes.
Monica não tem medo de colocar um fim no casamento se for para buscar o que é melhor para si e para os filhos. Para continuar no emprego na fábrica, ela treina a identificação de sexo dos pintinhos em casa, para assim se livrar do estigma de “lenta” que tinha na fábrica que trabalhou na Califórnia. Anne cuida de si sem a ajuda dos pais e da avó, lidando de forma calma em momentos de tensão. Mesmo com pouca informação sobre Anne, é possível afirmar que ela não está ali para ser enfeite da narrativa.
Barnett
Tanto homens quanto mulheres falam entre si só sobre o sexo oposto? Os personagens masculinos têm comportamento atrelado à violência física que trate como humor/falta de seriedade/normal/aceitável/como se alguém merecesse a violência?
Aprovado.
Tanto os homens quanto as mulheres falam entre si sobre diversos assuntos. É importante mencionar que Jacob Yi tem apenas alguns diálogos com Paul (Will Patton), seu ajudante na fazenda, concentrando a maior parte da narrativa na relação dele com a família, principalmente com Monica.
É possível observar duas cenas nas quais Jacob demonstra alguma intenção de violência: durante uma briga com Monica, Jacob bate com força na mesa para encerrar a discussão; e quando pede para David buscar a vara com o intuito de aplicar um castigo físico no filho. Em ambas as cenas não há violência física contra alguém, e, apesar da cena do filho buscar a vara para o castigo físico, David traz uma vara que não é possível aplicar a correção que o pai quer, não ocorrendo, portanto, o castigo físico.
Resumo dos testes de representação e representatividade de Minari
Representatividade feminina na ficha técnica | 25% |
Representatividade feminina no elenco principal | 42,85% |
Bechdel-Wallace | Aprovado |
Mako-Mori | Aprovado |
Tauriel | Aprovado |
Barnett | Aprovado |