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Maestro | Teste Arte Aberta no Oscar 2024

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O filme Maestro, dirigido e protagonizado por Bradley Cooper, foi indicado em sete categorias no Oscar 2024: Filme, Ator (Bradley Cooper), Atriz (Carey Mulligan), Roteiro Original (Cooper e Josh Singer), Maquiagem e penteados, Som e Fotografia. 

O filme biográfico narra um recorte de tempo na vida de Leonard Bernstein, suas contradições entre ser maestro e/ou compositor e a sua vida pessoal, tendo escolhido casar com a atriz Felicia Montealegre, mas sem deixar de lado os seus inúmeros romances com outros homens.

Maestro é o segundo filme dirigido por Bradley Cooper, o primeiro foi Nasce uma estrela, que recebeu nove indicações ao Oscar de 2019, tendo recebido o prêmio de Canção Original por Shallow, de Lady Gaga.

A seguir, analisamos o filme Maestro com o nosso Teste Arte Aberta. Para saber mais sobre o teste, confira o texto introdutório.

Sinopse

De acordo com a percepção do Arte Aberta evitando spoilers

Maestro é centrado em Leonard Bernstein, maestro, compositor e músico clássico estadunidense, e em sua relação com a atriz Felicia Montealegre.

Ótica de gênero, raça e LGBTQIA+/PcD 

Todo o filme é sustentado na vida e na obra de Leonard Bernstein, apesar de ter o recorte biográfico em sua relação com Felicia Montealegre, com quem se casou e teve três filhos. Por mais que a história tente ir para o lado de focar na “complexa” relação dos dois, o filme é sobre Leonard, sobre a sua profissão, os seus desejos e sua ascensão na música. 

As mulheres que aparecem com mais frequência no filme, e tem algumas falas e tempo de tela, são, além de Felicia, Shirley Bernstein, que é irmã de Leonard, e Jamie Bernstein, a primeira filha do casal. Sobre Felicia, sabemos que ela é uma atriz chilena, que amava o teatro. Sobre Jamie percebemos muito brevemente que é também da música. Sobre Shirley, não sabemos o que ela faz.

No últimos 20 minutos do filme, aparece um personagem negro, William, um aluno de Bernstein. 

Não há representação PcD no filme.

Representatividade de gênero, raça e LGBTQIA+/PcD

Direção e Roteiro*

* Classificação é feita de acordo com a declaração pública e disponível das pessoas LGBTQIA+/PcD e heteroidentificação de raça e gênero

A direção é de Bradley Cooper e o roteiro, que também concorre ao Oscar, de Cooper e Josh Singer. Não há referências de Cooper ou Singer serem LGBTQIA+ ou PcD. Dessa forma, a ficha técnica principal (direção e roteiro) é composta 0% por pessoas não-brancas, 0% por mulheres, 0% PcD e 0% LGBTQIA+.

Elenco principal*

Créditos iniciais/finais

* Classificação é feita de acordo com a declaração pública e disponível das pessoas LGBTQIA+/PcD e heteroidentificação de raça e gênero

Aparecem nos créditos finais em destaque (um nome por tela), nesta ordem: Carey Mulligan, Bradley Cooper, Matt Bomer, Maya Hawke e Sarah Silverman. Assim, temos cinco pessoas brancas, sendo três mulheres e dois homens. Desses, Matt Bomer é abertamente gay. Não encontramos nada na internet sobre o elenco ser PcD. 

Dessa forma, o elenco é composto por 60% de mulheres, 0% de não brancos, 20% LGBTQIA+ e 0% de PcD.

Representação

Mulheres

Presença (Bechdel-Wallace)

As mulheres têm nome? 

Se falam por mais de 60 segundos?

Sobre outro assunto que não seja homens? 

Aprovado.

Por muito pouco, o filme passa no Teste de Bechdel, principalmente por uma conversa entre Felicia, sua filha Jamie, e Shirley Bernstein, irmã de Leonard. É o momento com mais tempo de tela de conversa entre mulheres e dura poucos minutos. E mesmo assim, a conversa é entrecortada sobre assuntos que falam de homens. Mas conseguimos contabilizar os 60 segundos para passar no teste respondendo a todas as perguntas.

Arco Dramático (Mako-Mori) 

Tem mulher? 

Tem arco dramático próprio? 

O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de gênero?

Reprovado.

Felicia, Shirley e Jaime são as mulheres que são minimamente desenvolvidas na tela, e são respectivamente: esposa, irmã e filha de Leonard. Daí é possível inferir o que torna-se óbvio para quem assiste ao filme: as mulheres estão lá apenas para dar suporte ao arco dramático do Maestro. 

Competência (Tauriel)

Houve mulher(es) com atividade profissional definida? 

Ela é competente na atividade?

Grau da Competência Caso a mulher seja competente, quão competentes elas são em sua atividade profissional (1 a 5 , sendo  1 – pouco competente e 5 – muito competente) 

Houve reconhecimento dessa competência?

Aprovado. 

Nota: 3

Felicia é elogiada em vários momentos por ser uma boa atriz, porém, sua carreira é abandonada por anos para dar conta da família, dos filhos e da agenda do marido. Assim, fica difícil pontuar de forma mais alta, simplesmente porque ela não teve condições de viver a sua profissão e desenvolver a sua competência de maneira mais intensa.

Qualidade da representação – mulheres

Como é a representação das personagens mulheres (escala de -1 a 3)

Sendo -1, estereótipos ofensivos;  

0, não tem; 

1, personagem de apoio ou secundários/principais com muitos estereótipos; 

2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos; 

3, personagem principal/secundário muito bem representada, ou personagem principal sem ou com pouquíssimos  estereótipos

Nota: 1Felicia é muito bem interpretada por Carey Mulligan, que concorre à categoria de Atriz ao Oscar 2024. Apesar de ser considerada protagonista, inclusive nos créditos finais o seu nome é o primeiro a aparecer, antes mesmo do de Cooper, toda a história dela narrada no filme tem como apoio o arco dramático do marido. Ela inicia o filme com o mesmo brilho no olhar e paixão pelo teatro como o de Bernstein pela música. Porém, percebe-se o seu abandono da sua carreira. Ela também inicia o filme como uma mulher livre e liberal, mas que vai amargando-se com as cada vez mais indiscretas relações extraconjugais do marido.

Raça

Arco dramático (Mako Mori)

Tem personagem não branco? 

Tem arco dramático próprio? 

O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de raça?

Reprovado.

Há um personagem negro com nome, mas ele aparece apenas nos últimos 20 minutos do filme.

Qualidade da representação – raça

Como é a representação dos personagens não brancos (escala de -1 a 3)

Sendo -1, estereótipos ofensivos;  

0, não tem; 

1, personagem de apoio ou secundários/principais com muitos estereótipos; 

2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos; 

3, personagem principal/secundário muito bem representada, ou personagem principal sem ou com pouquíssimos  estereótipos

Nota: 1

No final do filme, Bernstein ensina para um grupo de jovens condutores. Ele está particularmente centrado em William (​​​​Jordan Dobson), um homem negro. Após a aula, há uma cena com os dois dançando juntos.

LGBTQIA+

Arco dramático (Mako Mori)

Tem personagem LGBTQIA+? 

Tem arco dramático próprio? 

O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de LGBTQIA+?

Aprovado. 

Logo nas primeiras cenas do filme, temos Leonard Bernstein acordando na cama com outro homem. E mesmo casando-se com Felicia, ele não para de se envolver com diversos outros homens, algo que é de fato até acordado entre o casal. Não há uma definição clara sobre a sexualidade de Leonard. Mas as relações aquileanas de Bernstein ficam bastante claras. Assim, o filme é protagonizado e centrado em um personagem LGBTQIA+. Vale ressaltar, porém, que o ator que o interpreta não é gay.

Qualidade da representação – LGBTQIA+

Como é a representação das personagens LGBTQIA+ (escala de -1 a 3)

Sendo -1, estereótipos ofensivos;  

0, não tem; 

1, personagem de apoio ou secundários/principais com muitos estereótipos; 

2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos; 

3, personagem principal/secundário muito bem representada, ou personagem principal sem ou com pouquíssimos  estereótipos

Nota: 3

Leonard é o personagem principal e o filme centra na contradição de ter casado com uma mulher, porém, continuar tendo relações com homens.

PcD 

Arco dramático (Mako Mori)

Tem personagem PcD? Tem arco dramático próprio? 

O arco dramático é apoiado essencialmente em estereótipos de PcD?

Reprovado. 

Não há representação PcD no filme.

Qualidade da representação – PcD

Como é a representação das personagens PcD (escala de -1 a 3)

Sendo -1, estereótipos ofensivos;  

0, não tem; 

1, personagem de apoio ou secundários/principais com muitos estereótipos; 

2, personagens secundários/principais com poucos estereótipos; 

3, personagem principal/secundário muito bem representada, ou personagem principal sem ou com pouquíssimos  estereótipos

Nota: 0

Não há representação PcD no filme.

Resumo do Teste Arte Aberta

Representatividade

Representação

Estrelas Arte Aberta: 1,5

Por Lina Távora

É uma cearense que mora em Brasília, jornalista fora da redação, mestre em comunicação/cinema, feminista em construção, mãe com todo o coração e tem no audiovisual uma paixão constante e uma fé no seu impacto para uma mudança positiva na sociedade.

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